Já faz algum tempo que eu recomendo o Zorin como uma boa opção para pessoas que procuram um sistema operacional com foco em estabilidade. Eu mesmo, já havia testado o Zorin Core em minha máquina de trabalho e gostado bastante da distro.
Alguns dias atrás, recebi uma chave para testar o Zorin Ultimate - que é a versão paga e com alguns recursos estendidos, como o suporte técnico oferecido pela equipe da Zorin OS Technologies e apps extras.
De acordo com o site da empresa, o Zorin Ultimate traz “os mais avançados programas de código aberto para que você possa liberar todo o potencial do seu computador”. O Zorin OS Ultimate 15.3 utiliza o Ubuntu 18.04.x LTS como base, sendo possível perceber o toque da equipe da Zorin em diversas áreas do sistema.
Algumas características que chamam a atenção:
- Kernel 5.4.x (com opções para HWE e baixa latência).
- Gnome Shell 3.30 / Gnome Desktop 3.28.
- Drivers Nvidia 390/418/430/435/440/450/455/460.
- Temas com layouts exclusivos.
- Suporte nativo aos formatos Snap / Flatpak.
Além do tema totalmente customizado e da seleção de pacotes bem ampla, podemos notar os apps desenvolvidos pela empresa como o Zorin Appearence, Zorin Connect e algumas customizações no painel de controle do Gnome.
Nos últimos 5 dias eu utilizei o Zorin Ultimate como ambiente de produção, e posso afirmar, que ele entrega uma experiência mais fluída e com melhor performance geral do que o próprio Ubuntu LTS.
Ao longo destes dias consegui manter minha produtividade intacta no Zorin, não sofri nenhum travamento ou encontrei algo que não estivesse funcionando como deveria.
Minhas únicas ressalvas são em relação ao tema padrão, que mesmo entregando um visual bastante sólido e conciso, é muito claro para o meu gosto, o que me levou a testar o tema escuro, que eu achei muito escuro. Outro ponto é a profusão de cantos arredondados em todos os lugares, o que me incomodou algumas vezes.
Você já utilizou alguma versão do Zorin OS?
Está utilizando um sistema LTS ou prefere trabalhar sempre com as versões mais recentes dos pacotes? Vamos estender essa discussão aqui nos comentários.
Créditos da imagem: Dgim Studio