Zorin para usuários iniciantes?

Introdução

Quando alguém pede por recomendação de sistema operacional,via de regra, recomenda-se o Zorin OS, sendo inclusive uma das recomendações oficiais do @Diolinux como a transição perfeita mas será mesmo? A primeira coisa a se considerar é “iniciante em que?” é uma pergunta que eu sempre repeti, isso porque recomendar um sistema operacional depende muito da resposta dessa pergunta

O Zorin Exec Guard

O Zorin traz um recurso que a primeira vista parece ser muito interessante, que é interceptar duplo cliques em arquivos .exe e .msi e mostrar como proceder no Linux, mas a forma como eles lidam, é um pouco questionável, por exemplo:

• Antivírus, Ao tentar instalar um antivírus o Zorin exibe “Zorin OS is already resistant to Windows viruses and malware” aqui é meio óbvio o problema, o Zorin de fato é resistente, mas não é imune, dependendo do que a pessoa quer esse bloqueio só atrasa o usuário, (note que ele pode por exemplo querer simplesmente escanear um pendrive)
  • Players depreciados ele simplesmente informa que não são mais suportados, mesmo havendo alternativas no Linux.
  • Substituições não equivalentes, embora a sugestão funcione, elas não são diretamente equivalentes, por exemplo: WinRAR, 7zip e outros sugerem o uso de plugins do p7zip e embora essa solução funcione, pode não atender às expectativas do usuário,o File Roller tem uma interface e funcionamento muito diferentes desses programas e o usuário pode simplesmente estar querendo algo mais parecido com o que ele já está acostumado
  • Substituições que o desenvolvedor da alternativa não recomenda com o Notepad++ recomendar o Notepad next
  • Não sabe lidar com WebApps: quando ocorre a tentativa de instalar um programa com versão web (exemplo Canva) ele oferece a opção de rodar pelo navegador, o problema é que o navegador é o Firefox, Firefox que não tem suporte a WebApps, o que além de fazer o usuário perder espaço em tela, não facilita para o usuário entrar posteriormente no webapp
  • Quando finalmente permite um app ele abre a GNOME Software em um software base (exemplo PoL), o que pode ser um problema já que não há sequer um guia de instalação

O Zorin Tour

Apesar de bonito e funcional para um app de apresentações, ele falha no quesito on-boarding, pois não demonstra, por exemplo ao usuário, que alguns apps populares como Chrome possuem versão pra Linux, bem como permite alguns recursos esperados como personalização direta

Não faz uso de nomenclatura semântica

Nomenclatura semântica é uma teoria de UX que diz que o nome de um determinado recurso (no caso de um sistema operacional, uma aplicação pré-instalada) deve estar no lugar (categoria no menu por exemplo) certo e ter um nome que o define (Rhythmbox → Músicas por exemplo), apesar da fixação no GNOME ter melhorado esse aspecto muitos aplicativos ainda possuem nomes pouco familiares, a lista não é curta, dentre outros temos:

• Evolution
  • Reminna
  • Gparted
  • Cheese

Isso adiciona uma carga cognitiva (e por consequência uma curva de aprendizagem) maior que deveria

Conclusão

Zorin é um sistema operacional ruim ou difícil de usar? Definitivamente não, é um dos melhores, eu até concordo com quem fala que o Zorin é um Ubuntu que deu certo, a questão é: se a pessoa for iniciante em informática, saber que Linux existe e dar duplo clique em .exe (acabando com vários adwares no final do processo) não muda esse status de iniciante, e para esse público, Zorin minha opinião, o Zorin não parece ser a melhor opção.

Nota: Se estiver lendo após o lançamento do Zorin 18, esse post pode estar desatualizado

4 curtidas

:wave:t2:

Concordo e penso que um Sistema Operacional para “iniciantes” deveria usar um vocabulário simples de acordo com cada idioma. No Português seria algo do tipo, Senhas, Instalar, Programas (nome deles), Desinstalar, Abrir, Copiar, Colar, Mover, Apagar (Pasta, Fotos, Músicas, Vídeos, Documentos) Atualizar, Volume, e se tiver problemas Ajuda com Reparar, Recuperar, Instalação Limpa (Formatar). Além disso seria para pessoas técnicas da área de informática. Por exemplo, Antivírus é um nome popular mas os programas são mais que isso, são Antimalware, Limpadores, Firewals, etc… Por que as grandes empresas não mudam o nome Antivírus? Resposta: Porque é um nome simples.

Eu comparo com medicina, para pessoas que não são da área o vocabulário usado é o simples: Pressão, usa-se Números, quando falado de nutrientes, Vitaminas, Mineirais, Proteínas… Já, remédios, Analgésicos, Xaropes, Antibióticos, Anti inflamatórios… Quando o médico vai medir a Pressão e diz “Sua pressão está 12 sistólica e 9 diastólica” as pessoas vão ficar ??? Então médico só diz, “Sua pressão está 12 por 9”… Nutricionista, “Sua dieta consiste em Retinól, Ácido Ascórbico e blah blah blah” as pessoas vão ficar ??? Então a nutricionista somente diz “Sua dieta consiste em Vitamina A e C”…

Tem mais comparações a fazer, Mecânicos e Eletricistas usam nomes simples entre clientes e nomes técnicos entre eles e por ae vai…

Quero dizer, rpm, exe, flatpak, app image, deb, msi, dsm, terminal, etc… estes vocabulários são mais técnicos para pessoas da área, logo um Sistema Operacional que tenta atingir os iniciantes não deveria usar estes vocabulários, jamais. Imagina Wayland, Runit, ishi…

As pessas no mundo que não são da área de informártica, a maioria, não são obrigadas a saber o que é Windows Manager, Composer, etc, elas só querem usar o computador para suprir as necessidades delas e, se der problemas, usa o Ajuda e se não conseguir por lá chama o técnico, onde nós entramos em cena. Imagina todos sabendo informática, para que a profissão de técnico, programador, desenvolvedor?

“Cada um no seu quadrado” e cada um com seu foco é o que torna um mundo cheio de diversidades e mais agradável, na minha opinião. Vão ter curiosos, como eu, claro! Eu gosto de procurar informações… Estes dias quebrou a máquina de lavar aqui, pesquisei no Youtube e vi que era mangueira do pressostato e placa eletrônica, podia trocar? Sim, mas chamei um técnico e ele consertou… E se eu tento arrumar por vídeos e pioro as coisas? Mas vai de cada um.

Sistema Operacional para iniciantes? Vocabulário simples e objetivo. Hoje acredito que os mais próximos disso são Windows, Mac, IOS e Android. Sei que tem muita coisa técnica nestes sistemas mas eles funcionam como o esperado para qualquer classe de usuários.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Na verdade, o problema não são as distros Linux, mas os canais/blogs que vão tratar do assunto, junto aos usuários que já aprenderam sobre os termos técnicos, suas vantagens e as usam para um usuário novato.
Sim, eu sei que é a própria natureza das distros que proporciona isso, mas muitas vezes, a forma que se ensina algo, é da maneira mais “complexa”.
Por ex, vi um canal ensinando a compactar arquivos, pelo terminal. A necessidade de fazer isso? -5 (menos cinco). Muito mais simples se ensinasse a clicar com o botão direito do mouse, opção de compactar o arquivo.

Por isso o @Natanael.755 renomeou alguns programas no TigerOS, para o que fazem.
Ex: Discover virou Instalar Programas, Kate virou: Bloco de Notas (eu sei que ele é muito mais do que isso, mas para um primeiro momento, é isso que facilitará a vida do usuário).

3 curtidas

Olha, concordo que escolher um sistema operacional para um iniciante depende muito do tipo de iniciante que estamos falando. Mas algumas das críticas ao Zorin OS no seu artigo me parecem injustas ou, pelo menos, questionáveis. Vamos por partes.

Sobre o Zorin Exec Guard

Sim, Linux pode ser afetado por malware, mas o risco é incomparavelmente menor do que no Windows. Além disso, um iniciante que quer instalar um antivírus no Linux provavelmente está apenas tentando replicar hábitos do Windows sem entender o contexto. Se o objetivo for escanear um pendrive, existem ferramentas específicas para isso, e não faz sentido usar um antivírus do Windows para essa tarefa.

A crítica às substituições “não equivalentes” também precisa de um ajuste de perspectiva. O WinRAR e o 7-Zip não têm versões oficiais para Linux. O File Roller funciona bem para a maioria dos casos. Além disso, um usuário iniciante só está preocupado em extrair os seus arquivos da forma mais simples possível, e o File Roller atende bem essa necessidade.

O Notepad++ não tem versão oficial para Linux, e os próprios desenvolvedores não recomendam o uso fora do Windows. O Notepad Next é uma alternativa válida, e qualquer usuário pode decidir se quer usar outra coisa, como o VS Code ou o Kate. Mais importante ainda, um usuário iniciante não terá a necessidade de usar o Notepad++, já que ele é mais voltado para quem tem um conhecimento maior.

A questão do Firefox não suportar WebApps é um ponto válido, mas é um detalhe pequeno. Qualquer usuário pode instalar outro navegador que suporte WebApps, como o Chromium. E convenhamos, o conceito de WebApp não é algo tão essencial para um iniciante ao ponto de ser um impeditivo para o uso do sistema.

Sobre o Zorin Tour

Você diz que ele falha no onboarding porque não mostra que o Chrome tem versão para Linux. Isso realmente seria um detalhe útil, mas estamos falando de um sistema operacional que já traz o Firefox instalado, e qualquer usuário que queira o Chrome pode facilmente baixá-lo do site da Google. Além disso, o próprio Windows não avisa que o Chrome existe, mas as pessoas instalam mesmo assim. Esse não é um problema sério, e a maioria dos iniciantes busca isso no Google logo de cara.

Sobre nomenclatura semântica

Você menciona que nomes como Evolution, Remmina, GParted e Cheese adicionam carga cognitiva ao usuário. Mas sejamos realistas: um iniciante não vai usar Remmina (cliente de RDP) ou GParted (gerenciador de partições) no dia a dia. E se precisar, provavelmente vai seguir um tutorial que já explica o que cada um faz. Além disso, vários programas populares também têm nomes nada descritivos: Outlook, Excel, Firefox. Esses nomes só parecem naturais porque as pessoas se acostumaram com eles.

Conclusão

O Zorin OS não é perfeito, mas seu objetivo é ser um Linux acessível para quem vem do Windows. Se o usuário não sabe nada sobre informática, o Chrome OS pode ser uma opção mais simples, já que ele funciona quase como um Android. Mas depois dele, o Windows é a escolha mais óbvia simplesmente porque é o sistema mais usado.

Agora, um ponto que acho importante: a maioria das pessoas que considera migrar para o Linux não é completamente leiga. Muitos nem sabem que o suporte do Windows 10 vai acabar. Quem está buscando uma alternativa ao Windows geralmente já tem pelo menos um conhecimento básico sobre tecnologia. E para esse público, o Zorin OS faz sentido.

É importante ressaltar a diferença entre “vírus, worms, rootkits…” de “malware” embora o risco de se infectar com o primeiro grupo é menor (e eu poderia entrar no quesito de que não é zero e o correto seria sugerir o ClamAV com uma das interfaces dele) o risco de se infectar com “malware” é essencialmente o mesmo, usuários Linux tendem a ser mais cautelosos mas não há barreiras contra phishing e typesquating em extensões de navegadores por exemplo

Não exatamente, até porque tem mais um caso de uso: como limpar um pendrive para uso de um computador com Windows?

Windows A (infectado) → Zorin → Windows B (não infectado)

“Quero sanitizar, como fica no Zorin?” Mesmo que o Zorin não se infecte o posso querer limpar para que Windows B não se contaminar, antivírus não necessariamente é para o sistema atual, mas para outros também, é um erro grave presumir “é apenas hábito”

E aqui temos o objeto da crítica: o Zorin ao invés de sugerir ferramentas que faz isso, simplesmente afirma que o Zorin é resistente, então o usuário não vai saber que essas ferramentas existem sem ter que pesquisar por fora

De novo a pergunta: iniciante em que? Mas fora isso, é um erro por si só presumir que o usuário quer apenas extrair, se fosse o caso um Shell script com “extrair para” como acontecia no próprio Windows seria mais eficiente (spoiler, não é, o próprio Windows provou isso), uma sugestão mais funcional é sugerir o Peazip ou Ark

Seria o caso se o próprio desenvolvedor não recomenda-se o seu uso em trabalhos importantes, sugestão óbvia: Kate

De novo a pergunta “iniciante em que?”, é um erro presumir que um usuário leigo não usaria o Notepad++, o notepad do Windows até muito pouco tempo atrás (metade de 2024) não era um software que atendia coisas básicas, o público alvo é diferente de público efetivo

Existe uma enorme diferença entre WebApp e abrir um site numa janela separada, o Canva por exemplo é de fato um WebApp, para quem tem telas 1366x768 sente um impacto significativo, não é um impeditivo “dá pra acostumar” mas traz um impacto negativo, inclusive se fosse o caso de ser um impacto menor a pessoa usaria a versão web e não o webapp

Temos que fazer várias presunções sobre o usuário inclusive que quando ele ver “Debian/Ubuntu”.ele vai ler “Zorin”, perceba que seu argumento é válido para Debian, Ubuntu, Fedora e RHEL mas pro Zorin a gente tem que presumir muita coisa, (esse exemplo é apenas a última ponta, antes dele ainda tem monte de presunções só pra chegar aí)

As pessoas instalam ou mandam alguém instalar? É algo a se pensar, mas indo além, Chrome como diz o texto é um exemplo, podemos estender a ad infinitum para qualquer software

Você mesmo responde, são programas populares, as pessoas não falam “Faz uma planilha eletrônica” elas falam “Faz um Excel” é um caso de “metonímia” querendo ou não, por melhores que sejam, os softwares do Linux não são populares, dizer “Abra o seu player de música” não move a pessoa em direção ao Rythmbox

Não seria bem mais interessante a pessoa não precisar de um manual pra descobrir o que um programa faz? Reminna é ponte de suporte por exemplo, é exatamente um programa que um usuário não técnico usaria

Ou poderia ser uma distribuição Linux normal, esse é o ponto do post: uma pessoa leiga em informática, porque instalar o Windows ou ChromeOS? Porque o Windows é mais usado? Então ele perpetuamente vai ser o mais usado, ChromeOS porque ele funciona de forma parecida? E se o hardware não for suportado pelo Chrome OS?

Percebe que a pergunta que deu origem ao post se mantém: Conhecimento básico sobre qual tecnologia?

Argumentar “mas isso não impacta tanto”, “o usuário faz na mão”, “o sistema já está ok pra maioria”… Tem um problema grave: essas pessoas que podem ser 1 em cada 100 que decidem migrar para o Zorin (ou coloque aqui sua distribuição do coração) vai no YouTube, Tik Tok, Kwai (ou coloque aqui sua rede social do coração) falar pra outras 1000 geralmente nos comentários que “Linux não presta”, “que é difícil de usar, que não funciona”, “que os programas funcionam pior”

Aí boa parte dessas mil vai ser os usuários com “conhecimento básico” que vai desistir de testar pra “não perder tempo”, outra parte vai replicar sem questionar e uma ínfima parte vai testar que se tiver os problemas vai reiniciar o ciclo, o resultado é simples: o Linux no geral não cresce e pode decrescer inclusive

1 curtida

Essa é uma questão importante: muitos técnicos hj enfiam um monte de programas, para evitar que o cliente venha pedir depois. Mas na verdade, ele pressupõe que o cliente vai querer várias coisas desnecessárias.
A pessoa que formatou o PC do meu irmão, (que mora do outro lado do estado) presumiu que seria interessante instalar Firefox e Chrome. Na realidade, o IEca já atendia em tudo que ele precisava.
Também instalou o Corel e Photoshop. Pra que? Meu irmão tinha 11 anos na ocasião, só usava pra jogar e fazer pesquisa de trabalhos da escola.

2 curtidas

E aqui tem outro adicional que é um comportamento padrão do Gnome (não sei se no Zorin é assim): Quando você dá dois cliques num arquivo compactado, o Nautilus simplesmente descompacta ele em uma nova pasta.

Apesar de achar prático, as vezes só quero pegar um único arquivo que está naquele .zip, não quero descompactar ele por inteiro.

Isso é o que mais dá raiva nessas formatações de Técnico de Esquina.

Os caras pegam o Windows, que já tem a sua cota de problemas, enfiam um monte de programas desnecessários e ainda coroam essa formatação com um ativador que vai ferrar com o sistema.

3 curtidas