Recentemente instalei o Zorin Os 18. Logo que instalei executei alguns programas como Libreoffice e Brave que vinha com ele. Depois disso instalei alguns outros programas e atualizei com algo como “sudo apt update” e depois “sudo apt upgrade”.
Após alguns momento fui executar o Libreoffice não estava executando. Fui ao gerenciador de tarefa dele e verifiquei que o seu splash screen estava lá com o processo parado, não sai de lá.Era um arquivo do processo “oosplash” de poucos kB. O Brave acabou acontecendo a mesma coisa (antes estava funcionado)
Alguém pode me ajudar a entender e solucionar o problema. Isso pode acabar acontecendo com outros programas. Só para constar alguns programas que instalei como Visual Studio Code continuam funcionando. Desinstalei o LibreOffice e o Brave e reinstalei eles e continuou com o mesmo problema.
Roda denovo o comando
sudo apt update && sudo apt upgrade y
E vê se algum package deu erro se não reinicia e tenta abrir o programa novamente.
ok… vou tentar agora e ver no que dá. Meu PC é um pouco lento. Então vai demorar, principalmente no upgrade
Não deu. Inclusive o próprio sistema instalou novas atualizações e correções do Zorin agora mesmo. Mas mesmo assim eu fiz o update e upgade ele indicando não não tinha mais nenhuma atualização para e fazer.
rodei o Libreoffice e continua travado no monitor do sistema como arquivo “oosplash” e aguardei muito tempo e nada.
Ficou tudo na mesma
tente abrir esses programas usando o terminal e mande prints para ver se aparece algum erro.
Também tentaria desinstalar esses programas e reinstalá-los. Para apagar todos os arquivos e configurações, use o comando:
sudo apt purge libreoffice* brave-browser -y && sudo apt autoremove -y
Depois, para reinstalar tudo do zero, utilize:
sudo apt update && sudo apt install libreoffice brave-browser -y
Faça isso e veja se volta a funcionar."
1 curtida
Obrigado. Eu vou testar suas sugestões amanha. Mas já de antemão, instalei o Whatsapp for linux e adivinha… tambem a mesma coisa… ficou bloqueado. eu instalei usando o gerenciado de programas do Zorin (que pega os programas dos repositórios existentes para instalar. algo parecido com o do windows 10). Lembrando que eu instalei o Libreoffice por duas maneiras por repositório do zero e pelo arquivo .deb versão amis nova direto pelo site.
Sinceramente, espero que eu esteja errado. Mas em questão de facilidade de uso o Windows 10 ainda é 10 a zero no linux, pelo menos no Zorin. Não é tudo isso que falam por ai. E pior que estou ficando com raiva do windows, ainda mais as bostas das novas versões que estão querendo deixar a gente mais amarrado ainda nele e engolir a seco certas coisas que estão implementando. Parece aquela máxima: “Se ficar o bicho come (Windows) se correr o bicho pega (Linux)”… E agora como fica
?
Vamos com calma sem conclusões precipitadas.
Eu ainda estou achando que tem alguma coisa por traz do kernel do linux ou genome que não estão sendo compatível com as aplicações. Engraçado que o Visual Studio Code for Linux e notepad++ está rodando de boa.
Dá uma olhada nos logs. Lá deve estar dizendo a causa.
É bem provável que você tenha instalado alguma coisa que não devia. Infelizmente ainda é necessário adquirir alguns conhecimentos sobre o gerenciamento de pacotes para poder usar o Linux com qualidade.
O Zorin é tranquilo de usar, calma que está fácil de resolver.
Acredito que pode estar relacionado com o Wayland. Se você não importa em usar Wayland ou Xorg, te aconselho a iniciar a seção Xorg, vai te evitar muita dores de cabeça com diversos programas.
Você pode escolher ela na tela de Login, tem um icone com uma engrenagem no canto inferior da Tela.
Mas de qualquer forma para ver o erro que está ocorrendo no LibreOffice, execute o comando pelo terminal.
libreoffice --writer
Quando ocorrer algo parecido execute o comando do aplicativo pelo terminal para você as mensagens de erro.
Obrigado, mas tenho certeza que o problema não é esse. Tanto que instalei outros programas e estão ocorrendo a mesma coisa.
Obrigado pela dica. Essa eu não sabia. Dei uma olhada em algumas referências. No entanto, estamos indo de mal a pior. Depois de mudar para Xorg, Agora no meu caso demorou 30 minutos para entrar o Zorin, mostra o cursos de carregamento e fica ali paradão um bom tempo. Precisa ser paciente, pois estava rodando sobre maquina virtual (a troca fica demorada, 6Gb memoria, 30Gb de disco virtual,a celeracao 3D, Aceleracao de Hardware paginação e KMV)
Lembrando que rodo sobre maquina virtual. já rodei outros antigamente como linux debian e mint e nunca deu problema, só nao gostava deles para incentivar o seu uso. Inclusive nestes outros rodava bem sobre maquina virtual (sem compartilhar nem driver com o windows) Eu instalava por dentro deles.
Quanto a execução do libreoffice –write como disse antes ele não está gerando nenhum erro visível na execução. ainda não olhei os logs.
Assim está difícil mesmo começar a pensar em migrar do Windows para Linux
Vou ainda persistir no Linux.
Alguma outra solução que eu desconheça? 
Eita, por essa eu não esperava!

Pior que pode ser varias coisas, complicado….
Tenta aquela opção no boot de entrar em modo segurança, algo assim, talvez dê para reverter isso.
Calma, quero fazer uma correção. como esta rodando sobre maquina virtual. A mudança para Xorg demorou uma bagatela de 30 minutos quase… mas entrou. eu acho que neste ambiente é bem mais demorado. Mas entrou.
Não é Hollywood, mas é o sucesso!
Deu certo mudei para XOrg e rodou liso o LibreOffice… por essa eu não esperava que tinha alguma coisa a ver entre Warma e Xorg. Agora eu não entendi porque um e outro. Não deveria funcionar em ambos? O próprio Libreoffice que veio com o Zorin funcionou a primeira vez e depois não funcionou mais. Muito estranho.
Rapaiz… que sufoco…kkkkk
Muito obrigado desde já @tijolaum
Menos mal, mas não é normal 
vê se o log do journalctl mostra algum erro.
journalctl -b -p err
Outra coisa que fiquei pensando de você abrir o LibreOffice e não dar erro e ele estar normal no monitor de aplicativos…
Da uma olhada no painel de controle, na parte de monitores. Tipo para conferir se ele está jogando para algum monitor fantasma algo assim.
Antes de tentar rodar novamente o Libreoffice (ou o Brave) verifique e finalize os respectivos processos no gerenciador de tarefas (ou monitor de sistema, ou mesmo da linha de comando).
Em relação ao libreoffice, é possível tentar inicializá-lo ignorando as personalizações e desativando temporariamente a aceleração de hardware pelo seguinte comando, num terminal:
libreoffice --safe-mode
(mais informações: https://help.libreoffice.org/latest/en-US/text/shared/01/profile_safe_mode.html)
Este comando eu tentei antes e não deu nada. Como falei antes, não era apenas o Libreoffice que estava travando no gerenciador, mas outros aplicativas. Inclusive algumas instalações recentes e reinstalação.
Pode esclarecer melhor? Estava tendo travamentos durante as reinstalações dos aplicativos? Ou ao executá-los?
E além do Libreoffice e do Brave, quais outros aplicativos estão com esse problema? E quais estão funcionando normalmente? Você enxerga eles rodando no gerenciador de tarefas mas eles não aparecem na interface gráfica? Por acaso você tem mais de uma área de trabalho?
No Wayland funciona, mas as vezes tem que declarar algumas vaiáveis de ambiente. Outras vezes quando e flatpak instalar o flatseal e fazer alguns ajustes… eu acho bem chato, não me adaptei a ele.
Por exemplo estava tentando usar o Sway, eu tinha que colocar isso no .profile
# Session
export XDG_SESSION_TYPE=wayland
export XDG_SESSION_DESKTOP=sway
export XDG_CURRENT_DESKTOP=sway
# Wayland stuff
export MOZ_ENABLE_WAYLAND=1
export QT_QPA_PLATFORM=wayland
export SDL_VIDEODRIVER=wayland
export _JAVA_AWT_WM_NONREPARENTING=1
Alguns programas como o Bitwarden tinha que iniciar com esse parametro:
--enable-features=UseOzonePlatform --ozone-platform=wayland
No meu caso, o Wayland dava muito trabalho.
1 curtida
No motor de sistema? Não sei como fazer isso…
Mas eu filtrei para mostrar todos os processos. aparece ali o Xorg que pelo que lembro antes nao mostrava. Executei o LibreOffice e funcionou.
Eu acho que o processo oosplah agora está presente e junto o soffice bin do libreoffice write. Então não é so da tela splash screen. ele carregava parece parte e não chegava na etapa seguinte que era carregar o soffice bin. então na real não era que ficava parado ali era que não carregava o resto para o programa executar e aparecer. Mas por que?
vou executar depois o Log da sugestão que você colocou. Muito obrigado desde já pelo auxilio.
Essa sugestão @linux-friend dos aplicativos terem aberto em outra área de trabalho faz muito sentido.
”No motor de sistema? Não sei como fazer isso…” eu quis dizer nas configurações do sistema, aonde ajusta as telas, confere como as configurações lá.
1 curtida