Zorin OS não reconhece o microfone BM-800

Olá!

Migrei há pouco mais de 15 dias para o Zorin OS, instalando a versão Core 18. A experiência tem sido muito boa, fluida, e muitas das dúvidas e questões eu vou sanando na base da curiosidade. Existem muitos guias bons por aí e mesmo alguém sem qualquer experiência anterior em Linux vai se safando bem. Nada que a curiosidade não dê conta de ir sanando.

Porém, não consegui de jeito nenhum dar jeito de fazer meu microfone funcionar. Tenho um BM-800 simples, alimentado por uma phantom power. Meu PC é um notebook, Acer Nitro 5. A experiência com o Windows, NESSE SENTIDO apenas, era bem tranquila: era só conectar o p2 na entrada de áudio e o software da Realtek perguntava se era microfone, headset com microfone, só um fone, etc… e, bem, no Zorin eu não tive qualquer menção de reconhecimento do microfone.

Já baixei o Pulse Audio Volume Control, já tentei alguns métodos, mas nada. Pior que preciso por causa do trabalho, faço muita reunião de trabalho todo dia e tem sido um pouco desafiador fazer as reuniões com o mic da webcam.

Imagino que, neste caso, talvez tenha que aprofundar a investigação pra chegar a um diagnóstico, rs. Agradeço, desde já, a ajuda (:

Ninguém? ):

Não sei a base do zorin

Se usa apt, pode tentar.

sudo apt install pipewire pipewire-pulse pipewire-alsa wireplumber pavucontrol
systemctl --user enable --now pipewire pipewire-pulse wireplumber
1 curtida

Chegou a ver esse link?

1 curtida

Depois de algumas férias e sem encostar no PC, voltamos rs.

Agradeço as respostas, mas já tinha visto essas duas opções e não resolveram. Percebi que o problema de som é mais extenso.

O microfone ele reconhece apenas como fone de ouvido quando conectado na P2 e o fone tem uma qualidade sensivelmente pior que quando usado no Windows. Ter uma interface pra mexer nas configs de som de forma avançada e com um mixer que vá além de selecionar dispositivo, volume e codec utilizado faz bastante falta.

Nesse aspecto do som não tem sido uma experiência satisfatória até aqui.

Opa, amigo!
O mesmo acontece comigo, também tenho um nitro v15, e estou com o mesmo problema e nada resolve. Um apontamento é que quando eu utilizava o Zorin 17 isso não ocorria. Só tivesse esse problema ao atualizar para o Zorin 18. Seu achar alguma solução volto para compartilhas, e caso vc tenha achado algo compartilhe conosco também. Obrigada!

1 curtida

Ok

1. Instale SOF Firmware: Instala o pacote firmware-sof-signed (ou firmware-sof nos kernels antigos) para Intel audio

bash

sudo apt install firmware-sof-signed

1 curtida

Eu já possuo a versão atualizada. Fucei um bocado no Alsamixer e o dispositivo é reconhecido como headphone, além de aparecer como opção de saída e não de entrada nas configurações de áudio ou no Pavu:

Eu tinha aquele fone genérico SF666 e também ocorria a mesma coisa. Nada resolveu.

Hoje com um Fifine ele funciona normalmente porque está no USB. Triste

Olá!

Uma observação importante é entender sobre o chip codec e especificidades da controladora de áudio em si do seu notebook.

Ocorre que em muitas situações notebooks que possuem um sistema de áudio um pouco melhor que os genéricos acabam “ficando pior” em Sistemas com Linux por falta de suporte adequado.

Isso se deve a fato como, por exemplo, de som que no Windows tem driver para suporte Dolby, falantes que precisam de um preset e mixer interno para melhorar a curva de resposta e etc.. Notebooks que vem estampando possuir som Dolby, Harman/Kardon/JBL ou Loudness e outros normalmente precisam de suporte especial. E isso no Win existe de forma embutida porque ele pode vir com partes de drivers e firmwares proprietários pagos em licença quando vc compra o notebook.

Já no Linux isso não ocorre e os fabricantes 99% das vezes não disponibilizam as especificações para que existam drivers open que exerçam mesmo papel. Dito isto, salvo um patch ou algum preset compensatório poderá nivelar o jogo para o som do device no Linux parecer como no do Windows. E isso nada tem haver com a capacidade ou qualidade do sistema e pilha de áudio do Linux em si (que é excelente por sinal).

Outro ponto é que se o plug do note for do tipo combo pode ocorrer também confusão de interpretação de sinal se o driver genérico estiver com layout de entrada/saída analógica em formato “divergente”. Tipo o plug P2 3,5mm pode ser TRS (stereo 2 tarjas) ou TRRS (3 tarjas/combo). É tipo as confusões que headset samsung nem sempre funciona num plug headset celular sony e por ai vai… Daí pode estar ocorrendo esse equivoco de leitura na conexão P2. E teria que utilizar aqueles split combo pra separar a entrada MIC e saída stereo speaker/headphone. Agora, se seu note é do tipo que tem dois conectores P2 e você está plugando o mic corretamente na entrada de MIC e mesmo assim ele não ativa a conexão no controle tanto no alsamixer ou do Controle de Som do sistema ai de fato há mais problema ainda na parte de soft do sistema. E tem que ver na parte do Kernel e depois na parte do usuário através do servidor de áudio pipewire.

Como teste, para ver em um Kernel com conjunto de pipewire mais recente testa com um LIVE do Fedora 43 ou algum distro rolling em live. Verifica se o comportamento também é o mesmo de não detectar o MIC. Lembrando que ficará reconhecido como dispositivo de entrada analógica (mono ou stereo). O nome como MIC ou o nome do Microfone BM800 em si não deve aparecer dado que é uma conexão analógica pura.

Ainda pensando aqui sobre você salientar que seu MIC usa phatom power… essa informação parece não proceder dado que usa conexão p2 simples que atua com especificação muito bem bem abaixo de uma phantom power que é 48V e normalmente via cabo XLR através de uma placa externa.

De qualquer forma, o intuito é ajudar mais na exploração do entendimento do que trazer uma solução pronta. Daí vale você listar qual seu notebook especificamente, trazer as informações coletadas do hardware via inxi, por exemplo, para clarificar sobre o mapeamento de codec de hardware e controladora pra poder pesquisar melhor o suporte dela no Kernel/Alsa e firmware.

1 curtida

Veja se é necessário colocar no grupo audio

sudo usermod -a -G audio $USER
1 curtida

Fiz uma pesquisa no Kernel e somente a partir do branch 6.17.y começa a vir os patchs para o Nitro 5. Porém não sei se qual o seu codec especificamente. Se for o compatível alc269 foram adicionados quirks para ativar o MIC. E na branch upstream 6.19.y tem mais um novo quirk adicionado tbm.
Então se o seu se encaixar nessa faixa, e você testar uma distro com Kernel 6.18 pode ser que já funcione a detecção de entrada de MIC.

1 curtida

No caso do Nitro 5, é de fato um plug combo. Até tentei um split, mas aí o próprio split foi reconhecido como um headphone padrão hahaha.

E talvez o problema seja por aí mesmo. O Zorin 18 roda num 6.14. Não queria trocar o ecossistema que montei a tão pouco tempo, talvez buscar uma segunda distro pra ficar como secundária, mas confesso que rola um bocado de preguiça. A ver, mas obrigado pela ajuda (:

Chegou a vasculhar no fórum da distro?

Já sim, nada que ajudasse muito.

Aproveitei que meu fone quebrou e tive que comprar outro, comprei um head com mic embutido. Ele tem duas conexões via 3.5mm, um pros fones e outro mic e um split combo pra conectar.

E mais uma vez: ele só reconhece o fone, mas não o mic. Nada.

Vou fazer testes em outras distros ou infelizmente vou ter que voltar pro Windows. Trabalho em home com muitas reuniões por dia e ficar sem mic é inviável pra mim. Já tenho feito reuniões pelo celular por conta disso e tem pegado muito mal com os clientes essas pequenas gambiarras pra fazer o trabalho fluir.

=====================================

Long edit: vencemos!

Depois de desmutar tudo o que tinha disponível no alsamixer:

Abri as configs salvas do Alsa:

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

e inseri uma linha para caixa de seleção manual de dispositivo conectado a P2:

options snd-hda-intel model=alc245,dell-headset-multi

Assim, ao reiniciar o pc, consigo fazer a seleção manual dos dispositivos de som ao conectar qualquer coisa:

Deixei o headset na entrada de som e o BM-800 na entrada de mic. Tá funcionando bem nos testes que fiz. @Bruna_Ferreira, fica de teste pra ti caso queira tentar (:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.