Olá pessoal, instalei o zorin os e está quase tudo funcionando legal porém não consigo diminuir o brilho da tela. Sou leigo no mundo linux, não sei de nada e gostaria que me ajudassem nessa questão.
Testei o linux mint e lá funcionou perfeitamente a alteração do brilho.
Olá, recomendaria perguntar também no forum do zorin os os adm costumam ser bem ativos lá.
esta usando em desktop ou notebook?
coloque o modelo
como faz? eu não sei mexer aqui muito bem sou novo
estou usando notebook da asus tuf gaming modelo FX607V
processador Intel(R) Core™ 5 210H (2.20 GHz)
Dá uma olhada nesse tópico, ele mostra como extrair algumas informações importantes do seu computador que o pessoal aqui do fórum vai precisar para poder de ajudar.
Seja muito bem vindo ao nosso fórum!
Para que possamos te ajudar e fornecer os comandos hackers para solucionar o seu problema, antes temos que ter informações mínimas sobre o seu computador com Linux, além dos sintomas e o que pode ter ocasionado.
Se você está usando outros sistemas operacionais, consulte os últimos links deste post.
Informações básicas sobre hardware e software
Em seu terminal, rode o comando:
inxi -F --filter
Esse comando mostrará informações do seu sistema e m…
Joguei na IA e ela me respondeu:
O Ajuste do GRUB (A Solução mais Comum)
Muitas vezes o sistema não sabe qual “driver” de luz de fundo usar. Podemos forçar o kernel a testar o driver da própria fabricante.
Abra o terminal (Ctrl+Alt+T ).
Digite: sudo nano /etc/default/grub
Procure a linha que começa com: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
Adicione o parâmetro acpi_backlight=vendor dentro das aspas. Deve ficar assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_backlight=vendor"
Salve (pressione Ctrl+O , Enter e depois Ctrl+X para sair).
Importante: Atualize o GRUB com o comando: sudo update-grub
Reinicie o notebook.
Dica: Se vendor não funcionar, ele pode tentar substituir por video.use_native_backlight=1.
Algumas outras variações que encontrei pesquisando no reddit indicavam usar:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_backlight=vendor acpi_osi=linux"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pcie_aspm=force acpi_backlight=native"
Encontrei também algumas citações no Reddit que apontam formas semelhantes de solução:
OBS : Garanta que:
O sistema esteja atualizado (sudo apt update && sudo apt upgrade);
Verifica no programa de drivers se não tem algum driver adicional para instalar;
Verifica se está utilizando o kernel 6.14 (Esse processador Intel é mais recente, um kernel mais recente deve ter melhor suporte);
1 curtida
O forum do zorin é outro web site, so pesquisar no google zorin os forum que você vai encontrar nas pesquisas, porem la tem que ser escrito em inglês.
system
Fechado
Março 21, 2026, 1:27am
9
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.