Zorin OS não inicia mais

Primeira vez no Zorin OS ja deu ruim. Depois de formatar meu note antigo com o Zorin desliguei ele, e quando fui ligar novamente so decepção. Tenho pouca experiencia no linux e tudo o que eu ja pesquisei de tudo mas nao achei nada parecido. Alem de tudo eu nao to conseguindo mais formatar ele com o pendrive. Ta zikado

Seja bem vindo ao fórum @Willian_Scherner!

Isso geralmente indica um problema com o sistema de arquivos ou com a configuração de montagem de discos/partições.

Possíveis causas:

1. Problema com o sistema de arquivos ou partição: O UUID mencionado (B0D8-39B2) pode ser de uma partição que o sistema está tentando montar, mas não consegue (pode ser um disco externo, partição corrompida ou configuração incorreta no arquivo /etc/fstab).
  2. Pendrive ou dispositivo USB causando conflito: Se o pendrive que você usou para instalar o Zorin OS ainda estava conectado durante a inicialização, ele pode estar causando problemas.
  3. Erro na instalação do Zorin OS: A formatação ou instalação pode não ter sido concluída corretamente, corrompendo o sistema.
  4. Hardware incompatível ou defeituoso: Um HD ou SSD com falhas pode causar esse tipo de erro.

Soluções possíveis:

1. Verificar o pendrive e tentar inicializar sem ele

• Desconecte o pendrive ou qualquer dispositivo USB que esteja conectado ao notebook.
  • Tente reiniciar o sistema. Pode ser que tenha tentado montar dispositivos USB durante a inicialização, e isso pode causar travamentos.

2. Acessar o modo de recuperação (GRUB)

• No menu do GRUB, selecione a opção “Advanced options for Zorin OS” e escolha uma entrada com “(recovery mode)”.
  • No menu de recuperação, selecione “fsck” para verificar e corrigir erros no sistema de arquivos. Isso pode resolver problemas com a partição que está causando o erro.

3. Tentar corrigir o arquivo /etc/fstab

• O arquivo /etc/fstab define quais partições devem ser montadas durante o boot. Se houver uma entrada incorreta (como o UUID que está falhando), o sistema pode travar.
  • No modo de recuperação, escolha a opção “root” para acessar um terminal como administrador.
  • Digite o comando:
nano /etc/fstab
  • Procure por uma linha que contenha o UUID B0D8-39B2. Se ela existir, comente a linha colocando um # no início (exemplo: #UUID=B0D8-39B2 …).
  • Salve o arquivo (Ctrl+O, Enter, depois Ctrl+X) e reinicie com:
reboot

4. Reinstalar o Zorin OS

Como você mencionou que não está conseguindo formatar novamente com o pendrive, pode haver um problema com ele ou com o processo de criação do instalador.

• Verifique o pendrive: Se possível, usar outro.
  • Programas recomendados: Para a criação recomendo usar o Balena Etcher ou o Ventoy.

5. Testar o hardware

• O erro pode ser causado por um HD/SSD com falhas. No modo de recuperação ou usando um live USB do Zorin OS, abra um terminal e execute:
smartctl -a /dev/sda

(Substitua /dev/sda pelo dispositivo do seu HD/SSD, que pode ser /dev/nvme0n1 se for um SSD NVMe. Use lsblk para listar os dispositivos.)

• Se houver erros críticos (como setores defeituosos), pode ser necessário substituir o HD/SSD.

Claro, tudo isso se ainda estiver com o sistema, se não já tiver formatado rs

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.