Olá, gostaria de saber se é possível utilizar o leitor de digital do meu notebook para desbloquear o Linux. Desde já agradeço!
Distro: Zorin OS 17.2
Notebook: Lenovo Thinkpad L14 Gen 2
Olá, gostaria de saber se é possível utilizar o leitor de digital do meu notebook para desbloquear o Linux. Desde já agradeço!
Distro: Zorin OS 17.2
Notebook: Lenovo Thinkpad L14 Gen 2
Vê se funciona, nunca testei.
infelizmente não funcionou, o maior problema na verdade tá sendo procurar o driver do meu leitor para linux, no site do fabricante tem a versão apenas para windows
certificado digital e esses dispositivos usb são o desafio para este século, no pinguim. Rode o comando abaixo:
lspci
e coloque aqui a linha referente ao leitor digital.
rode o
lsusb
Creio que seja:
Bus 002 Device 002: ID 27c6:55b4 Shenzhen Goodix Technology Co.,Ltd. Fingerprint Reader
Pelo que pesquisei, a fabricante “Goodix Technology” não disponibiliza os drivers para linux infelizmente, pelo menos não para o meu modelo em específico 27c6:55b4
27c6:55b4 Shenzhen Goodix Technology Co.,Ltd. Fingerprint Reader
instruções aqui. toda vez que desejar saber se um dispositivo é compatível com o linux, e como configurá-lo, rode o lspci
ou lsusb
. o que SEMPRE importa é o “código” do dispositivo, como 27c6:55b4.
obtendo-o, vc encontra informação fácil, fácil, boa ou ruim. rs
Então, nesse post é a solução para a 27c6:5395, o meu modelo em especifico não tem ainda infelizmente, Unsupported Devices · Wiki · libfprint / wiki · GitLab
aqui tem um driver experimental. dá uma olhada.