Zorin OS: Instabilidade em Jogos com RTX 3050

Pessoal, aqui vai um pedido de socorro. Final do ano passado compre um note novo, um Avell com I5 de 13a geração, 32GB RAM, SSD e RTX 3050. A máquina é excelente.

Aproveitando a máquina nova, coloquei Zorin OS nele para me aventurar no mundo Linux e abrir minha cabeça para esse mundo novo. As coisas rotineiras de escritório estão tranquilas, mas meu problemas está em jogos via Steam.

Jogos como Blue Prince, BallXPitt simplesmente travam se eu estiver com 2 monitores e ocorrer qualquer atividade externa ao jogo no linux, como uma notificação. Já segui todas as dicas que encontrei, inclusive acionei o suporte oficial do Zorin e até agora nada. Avaliei driver, saí do Wayland e sabe lá mais tudo o que ajustei aqui, mas nada resolve o problema.

Semana passada baixei Overwatch para fazer um comparativo, pois meu filho tem um note com configurações parecidas, só que 16GB Ram, mas o note dele roda Windows. O jogo roda liso na máquina dele e no meu nem o vídeo de intro do jogo roda direito. Foi decepcionante.

Como estou num dilema de saber se é problema do meu hardware ou algo do linux, estou cogitando voltar ao Windows só para poder seguir minha vida normalmente.

Alguma sugestão?

Olá @Fabao, tudo bem contigo?

Provavelmente o problema que você está enfrentando é porque precisa configurar os jogos ou programas para usar a GPU correta, por padrão, ele vão usar a GPU do processador e não a dedicada. Temos vários tópicos que abordam esse assunto aqui no fórum, use a ferramenta de pesquisa e veja se algum deles te ajudam.

Um teste rápido que você pode fazer é abrir a Steam clicando com o botão direito sobre ela e escolher a opção “abrir com GPU dedicado” ou algo similar. Veja se o desempenho fica melhor dessa forma.

Além disso, é preciso ter certeza de que os drivers da Nvidia estão corretamente instalados - no Zorin é bem simples, se você instalou a opção com drivers da NVidia já está tudo certo. Caso não tenha feito assim, pode seguir o guia oficial e instalar manualmente.

:vulcan_salute:

Ei Edson! Boa noite!

Primeiro lugar muito obrigado pela pronta resposta. Fiz os testes sugeridos durante a tarde de hoje, mas não obtive sucesso. Sigo com o mesmo problema. Vou deixar alguns prints das configurações do equipamento para caso surja alguma nova ideia.

O driver em teoria está atualizado e correto.

A tela de configurações mostra as duas placas, mas não ficou claro para mim se uma é principal em relação a outra.

Outra coisa que acontece com relativa frequência é o Bitwarden que congela na inicialização. Esse comportamento é aleatório.

Tentei rodar o Steam da forma que você indicou, mas aparentemente não mudou nada. Percebi que quando inicia o jogo, a GPU entra em funcionamento a milhão (avião decolando kkkk) e depois de um tempo jogo trava e ela vai parando.

Cheguei cogitar colocar o Bazzite no lugar, mas tudo que li não recomenda usá-lo em Intel com Nvidia.

Mais alguma sugestão?

Obrigado mais uma vez.