eu voltei a utilizar linux e fui para o kde neon, mas tive muitos problemas, e esse do grub na inicialização é um deles, ai resolvi formatar e ir para o zorin, apagando todo o disco e instalando novamente, atualmente tenho somente o zorin 17.3 e mais nada, mas ele sempre cai no grub antes de iniciar, e depois que seleciona o zorin pra iniciar ele vai para a checagem de disco, ate consigo cancelar a checagem de disco apertando ctrl+c, mas tem que ser rapido, queria ver se tinha como desativar isso, to gostando muito do linux, varias coisas estão funcionando bem melhor aqui, mas isso do grub e a checagem de disco está me incomodando bastante
Pelo que entendi, o grub é o gerenciador de bootloader do zorin, certo. Tem como alterar e inclusive inibir a apresentação dele, mas se está indo para checagem de disco, pode ser algum problema, tente fazer uma checagem para ver se há algo.
Quanto ao grub, vc pode editar o arquivo de configuração dele em /etc/default/grub e colocar 0 no temporizador, que geralmente é 5 segundos.
ja tentei editar isso tambem, vou mandar como esta esse arquivo no meu, estava em 0 e coloquei 1 pra ver se mudava e nao muda em nada
# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg.
# For full documentation of the options in this file, see:
# info -f grub -n 'Simple configuration'
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_TIMEOUT=1
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
# Uncomment to enable BadRAM filtering, modify to suit your needs
# This works with Linux (no patch required) and with any kernel that obtains
# the memory map information from GRUB (GNU Mach, kernel of FreeBSD ...)
#GRUB_BADRAM="0x01234567,0xfefefefe,0x89abcdef,0xefefefef"
# Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)
#GRUB_TERMINAL=console
# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480
# Uncomment if you don't want GRUB to pass "root=UUID=xxx" parameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true
# Uncomment to disable generation of recovery mode menu entries
#GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"
# Uncomment to get a beep at grub start
#GRUB_INIT_TUNE="480 440 1"
outro detalhe, mesmo pedindo essa verificação de disco, ele nao faz, reiniciei o computador e nao apertei pra pular a verificação e ele não fez
Você reconfigurou o grub depois de alterar? Caso não tenha feito, basta rodar o comando descrito na primeira linha do arquivo de configuração.
`# If you change this file, run ‘update-grub’ afterwards to update.
E em GRUB_TIMEOUT deixe com 0.
Assim, vai forçar pular a tela de seleção.
rodei esse comando sim, vou tentar rodar de novo alterando pra 0 como tava, mas ta tenso isso ai, quando tava com o kde cheguei a fazer varios passos que o chat gpt foi me auxiliando e sem sucesso
refiz alterando para 0 e rodei o update-grub e permanece o grub anates de iniciar
Estranho, vc só tem o zorin instalado? Não tem nenhum outro SO?
somente zorin e mais nada
resolvi chamar o chat gpt de novo e dessa vez funcionou, pelo menos o grub não esta mais aparecendo, eu tive que adicionar essas duas linhas que ele pediu
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_RECORDFAIL_TIMEOUT=0
agora vou tentar tirar essa verificação de disco
Esse é o caso, essa segunda linha é o que fez a diferença. já que parece estar dando falha no disco e isso inibe o aparecimento.
Teu disco tá com pau! Troca ele!
Tem algum programa pra ver se ele está ruim ?