Zorin OS Core 18.3 sofrendo lentidão ao usar X11

Alguém mais está enfrentando problemas de lentidão no X11 após a atualização para o Zorin OS 18.3?

Desde que atualizei do Zorin OS 17.3 para o 18.3, percebo atrasos em praticamente todas as interações do sistema. Já realizei uma instalação limpa, mas o problema persiste.

Poderia migrar para o Wayland, porém algumas ferramentas e funcionalidades que utilizo no dia a dia ainda apresentam incompatibilidades, então preciso continuar no X11.

A lentidão ocorre até em tarefas simples, como ajustar o volume, abrir o menu com a tecla Super, abrir o terminal e iniciar aplicativos.

Alguém passou por algo semelhante ou conhece alguma forma de diagnosticar ou contornar esse problema? Qualquer ajuda seria muito bem-vinda.

Eu sempre notei essa lentidão ao aumentar e diminuir o volume e o brilho da tela ao usar x11, em todas as distros linux.

Interessante. Quando migrei para o Linux, já havia sido para versão 17.3, e nela isso não ocorria.

Se vc realmente precisar do X11 eu te recomendaria ir para o Linux Mint. De longe foi a melhor experiencia X11 que vi já que ele não adota ainda wayland por padrão. Lá o x11 no meu uso foi mt sólido.

Obrigado pela dica, estou pensando em migrar para o Mint. Não tenho nada contra Wayland em específico, mas no período em que estive usando ocorreram três incompatibilidades que não consegui contornar e pelo que pesquisei ainda não é muito incomum.

Eu achava que o linux era assim até começar a usar Wayland.

Talvez o problema tenha aumentado com o foco no Wayland. Mas essas ferramentas que você usa, ja tentou ver se teria como fazer elas funcionarem no wayland?

No passado sim, mas isso foi há dois anos. Agora tenho um conhecimento mais amplo de Linux. Estou testando no momento, e meu único problema até então está sendo o Spotify, com bug gráfico na janela.

A barra azul do Spotify? se for isso é simples de resolver se for flatpak, basta desabilitar o wayland pelo flatseal

Nossa! Muito simples mesmo. Obrigado, pela dica.

Olá, WesleyNextage !

Complicado demais quando uma atualização que deveria trazer melhorias acaba quebrando a fluidez do sistema, e o fato de você já ter feito uma instalação limpa e o problema persistir mostra que tem algo bem específico engasgando aí.

É super compreensível você precisar ficar no X11. Muita ferramenta de trabalho (compartilhamento de tela, macros, apps legados) ainda não roda 100% no Wayland, e o sistema tem que funcionar bem onde você precisa dele.

Como a lentidão afeta coisas básicas da interface (menu, volume, terminal), o problema geralmente está atrelado ao driver de vídeo, à composição de janelas (GNOME Shell/Mutter) ou a algum bug de gerenciamento de energia da CPU/GPU.

Para podermos te ajudar a diagnosticar e tentar contornar isso, se importaria de nos passar mais alguns detalhes? Se puder, abra o terminal e poste aqui o resultado de:

inxi -Fz (se não tiver instalado, um sudo apt install inxi resolve).

Isso vai nos mostrar qual é a sua placa de vídeo (Intel, AMD, Nvidia), a versão do driver e o processador. Enquanto isso, aqui estão três caminhos que costumam resolver ou isolar esse tipo de lentidão no X11:

1. Desativar as Extensões do Zorin (Para teste)

O Zorin OS modifica bastante o GNOME para deixar a interface bonita. Às vezes, alguma extensão antiga de layout do Zorin entra em conflito com o X11 na versão nova.

• Abra o app Ajustes (ou Tweaks) / Extensões.

• Desative temporariamente as extensões de terceiros e veja se a resposta do Menu Super e do volume volta ao normal. Se voltar, isolamos o culpado.

2. Verificar se a Aceleração de Hardware está ativa

Se o X11 não estiver conseguindo usar sua GPU para renderizar a interface, a CPU fica sobrecarregada, causando esses engasgos ao abrir o terminal ou mexer no volume.

• No terminal, rode: glxinfo | grep -i "direct rendering"

• O resultado deve ser Yes. Se der erro ou No, o X11 está rodando via software (renderização por CPU), o que explica a lentidão crônica.

3. Olhar os Logs em tempo real

Para ver o que o sistema está reclamando na hora exata em que você abre o menu ou aumenta o volume, abra o terminal e deixe rodando o comando: journalctl -f

• Deixe o terminal de canto, aperte a tecla Super algumas vezes, aumente o volume e veja se aparecem erros repetidos (linhas vermelhas ou amarelas) piscando na tela. Se aparecer algo, cola o trecho aqui para a gente analisar.

Manda a sua configuração de hardware para sabermos se é algo relacionado a drivers específicos (como os proprietários da Nvidia ou alguma regressão em chips integrados). Vamos resolver isso!

P.S.: Só uma curiosidade de bastidores… Você comentou que está no Zorin 18.3, mas o meu aqui parou no 18.1 e diz que está totalmente atualizado. Você não quis dizer que atualizou do 17.3 para o 18.1 e o “3” acabou pegando carona na digitação? Se a equipe do Zorin lançou a versão 18.3 de surpresa, me avisa que já vou correndo atualizar o meu aqui também! Hahaha.

Vamos investigar esses logs e resolver essa lentidão!

Olá, tudo bem?

Agradeço pela atenção e pelas sugestões. Porém, sendo sincero, acredito que este seja um problema que dificilmente conseguirei contornar. Minha impressão é que se trata de alguma incompatibilidade de hardware ou de uma combinação específica entre hardware e software, já que encontrei poucos relatos semelhantes em outros tópicos.

1 - Desativar as extensões:

Já havia realizado esse teste e o repeti novamente. Infelizmente, não houve qualquer alteração no comportamento do sistema.

2 - Aceleração de hardware:

Está ativada.

3 - Log em tempo real:

jun 20 13:39:45 hostname gnome-shell[5570]: Called enable_unredirect_for_display while unredirection is enabled.
jun 20 13:40:04 hostname parcellite-startup.desktop[5946]: Looking in '/etc/xdg/xdg-zorin-xorg/parcellite/parcelliterc'
jun 20 13:40:04 hostname parcellite-startup.desktop[5946]: Looking in '/etc/xdg/parcellite/parcelliterc'
jun 20 13:40:06 hostname systemd[1]: Starting sysstat-collect.service - system activity accounting tool...
jun 20 13:40:06 hostname systemd[1]: sysstat-collect.service: Deactivated successfully.
jun 20 13:40:06 hostname systemd[1]: Finished sysstat-collect.service - system activity accounting tool.
jun 20 13:40:19 hostname parcellite-startup.desktop[5946]: Looking in '/etc/xdg/xdg-zorin-xorg/parcellite/parcelliterc'
jun 20 13:40:19 hostname parcellite-startup.desktop[5946]: Looking in '/etc/xdg/parcellite/parcelliterc'
jun 20 13:40:20 hostname systemd[5200]: Started app-gnome-x\x2dterminal\x2demulator-9375.scope.
jun 20 13:40:20 hostname systemd[5200]: Started vte-spawn-UUID.scope.

Detalhes do hardware:

System:
  Kernel: 6.17.0-35-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: GNOME v: 46.0
  Distro: Zorin OS 18.1 noble

Machine:
  Type: Laptop
  System: Positivo Tecnologia SA R724512BI-15
  UEFI: 1.05.X (05/21/2025)

Battery:
  Charge: 93.0%
  Health: 93.5%

CPU:
  AMD Ryzen 7 5825U with Radeon Graphics
  8 cores / 16 threads
  Frequency: 411–4548 MHz

Graphics:
  AMD Barcelo (amdgpu)
  Generic USB camera
  Display: X11
  Resolution: 1920x1080@75Hz + 1920x1080@60Hz
  OpenGL 4.6
  Mesa 25.2.8

Audio:
  AMD HD Audio
  Fifine USB Microphone
  PipeWire 1.0.5

Network:
  Realtek RTL8852BE Wi-Fi 6
  Driver: rtw89_8852be

Bluetooth:
  Realtek Bluetooth 5.3

Storage:
  476.94 GiB SSD
  Used: 119.25 GiB (25.0%)

Partitions:
  /      ext4
  /boot/efi vfat

Swap:
  2 GiB swapfile

Sensors:
  CPU: 34.8°C
  GPU: 33.0°C
  Fan: 2500 RPM

Memory:
  24 GiB RAM
  Used: 3.36 GiB (14.7%)

System Info:
  Processes: 467
  Uptime: 4m
  Shell: Bash
  inxi: 3.3.34

E, antes que eu fique maluco, a versão correta do sistema é a 18.1.

Sinceramente, acredito que tentar contornar esse problema será extremamente difícil. Já estou migrando gradualmente para o Wayland e procurando alternativas para os poucos softwares que ainda dependem exclusivamente do X11.

Agradeço muito pela atenção e pela disposição em ajudar, mas acho que já levantei bandeira branca em relação a essa questão. Afinal, o foco do desenvolvimento do Zorin OS está claramente no Wayland, então é provável que situações como essa acabem acontecendo com o X11 ao longo do tempo.

Além disso, já encontrei diversos relatos de travamentos no X11 em versões posteriores à 17.3. A única razão pela qual fiz a migração foi a incompatibilidade de alguns softwares com a versão 17.3, que me obrigou a atualizar o sistema.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e pelo tempo dedicado ao problema.

Que resposta fantástica e completa. Muito obrigado por trazer o inxi e os logs! E fica tranquilo quanto à versão (18.1), com tanta distro e numeração por aí, confundir as bolas é a coisa mais normal do mundo!

Olhando o seu hardware e o seu relato, você foi cirúrgico na sua conclusão. Levantar a bandeira branca e focar na migração para o Wayland é, sem dúvidas, a decisão mais inteligente a longo prazo.

Só para te dar um fechamento técnico que tire qualquer dúvida da sua cabeça de que “o problema é você”: o culpado principal aí é a combinação de múltiplos monitores com taxas de atualização diferentes (75Hz + 60Hz) no X11 com GNOME 46. O X11 é uma tecnologia antiga que não sabe lidar de forma nativa com taxas de atualização assíncronas em telas diferentes; ele tende a travar a interface inteira na taxa do monitor mais lento ou se perder na sincronização vertical (o que gera a linha Called enable_unredirect_for_display que apareceu no seu log). No Wayland, cada tela é renderizada de forma totalmente independente, por isso a fluidez volta instantaneamente.

Já que você decidiu fazer a transição para o Wayland (o que realmente é o futuro, já que o X11 está em modo de manutenção e as distros estão descontinuando o suporte aos poucos), não vamos te deixar na mão!

Se você quiser, compartilha aqui com a gente quais são as ferramentas essenciais do seu dia a dia que estão quebrando ou incompatíveis no Wayland.

Muitas vezes, a comunidade já descobriu variáveis de ambiente (como forçar o app a rodar via XWayland), flags de inicialização ou softwares alternativos modernos que substituem perfeitamente os antigos (como ferramentas de screenshot, gravação de tela, automação de teclado, etc.).

Agradeço demais pelo seu retorno e pela paciência em rodar os testes. Se quiser ajuda para adaptar seu workflow ao Wayland, o tópico continua aberto para você! Tamo junto! :oncoming_fist:

Também cheguei a considerar que o problema pudesse estar relacionado aos monitores, já que eles aparecem no log e operam com taxas de atualização diferentes. No entanto, fiz um teste com a ISO antiga do Zorin OS 17.3 e a mesma mensagem também é registrada, enquanto o sistema permanece extremamente fluido. Isso me leva a acreditar que esse aviso, por si só, não seja a causa dos travamentos.

Os aplicativos que utilizo e suas respectivas funções são:

• AnyDesk: acesso remoto e suporte a outros computadores.
  • AutoKey: automação do teclado e expansão de texto, permitindo criar atalhos e executar scripts.
  • wmctrl: gerenciamento de janelas via terminal, como mover, redimensionar, minimizar e alternar áreas de trabalho.
  • xrandr: configuração de monitores, incluindo resolução, taxa de atualização e posicionamento das telas.
  • Diodon: gerenciador de área de transferência, mantendo um histórico do conteúdo copiado.
  • Smile: seletor de emojis para Linux, que considero uma excelente ferramenta.
  • Kitty: emulador de terminal altamente personalizável, embora algumas opções de customização sejam mais limitadas no Wayland.

Alguns desses aplicativos já funcionam no Wayland, mas ainda apresentam limitações, pequenos bugs gráficos ou perda de funcionalidades em comparação ao X11.

Pela minha experiência, se alguém estiver enfrentando uma situação semelhante, a melhor abordagem é migrar para alternativas compatíveis com Wayland sempre que possível. Adaptar aplicações que dependem fortemente do X11 pode exigir bastante tempo e conhecimento técnico, e nem sempre o resultado compensa o esforço investido.

Também vale destacar que parte dessa lista é fruto de caprichos pessoais. Gosto de personalizar praticamente todos os aspectos do sistema, então alguns desses programas estão instalados mais por preferência do que por necessidade. Felizmente, boa parte deles pode ser substituída por alternativas mais alinhadas ao ecossistema Wayland.

Aliás, se alguém tiver uma boa recomendação de seletor de emojis, estou aceitando sugestões. Não encontrei uma alternativa que me agradasse tanto quanto o Smile. A maioria das opções que testei não é muito intuitiva ou exige passos extras para copiar e colar emojis, enquanto o Smile faz isso de forma simples. Infelizmente, ele também apresenta um bug gráfico no meu sistema, deixando o ponteiro do mouse gigante. Consegui contornar esse comportamento, mas apenas à custa de inutilizar o software.

Agradeço novamente pela atenção.