Pois é galerinha, assim como os ultimos lançamentos, quase 2 anos após o lançamento da LTS, do ubuntu, o Zorin lança sua grande atualização, e honestamente, eu os compreendo por isso.
O Zorin OS 18 Beta foi lançado, oferecendo um sistema operacional mais poderoso, fácil de usar e visualmente atraente, projetado como uma alternativa moderna ao Windows. Os principais recursos incluem uma área de trabalho redesenhada com novos temas, mosaico de janelas avançado para multitarefa aprimorada, integração perfeita com aplicativos da web e suporte a arquivos do OneDrive para facilitar a migração do Windows. O Beta também apresenta novos layouts de desktop e sugere alternativas nativas do Linux para aplicativos populares do Windows. Os usuários podem baixar o Beta para testar os novos recursos, embora ele não seja recomendado para uso em produção devido a possíveis problemas de estabilidade.
Uma coisa que eu gosto bastante do Zorin, é a sua coesão e construção de identidade.
Há um aperfeiçoamento nítido no tema, mas sem perder suas caracteristicas marcantes. Isso ficou bem perceptivel nas aplicações gtk4.
Uma leve refinada também nas extensões do shell, como a barra de tarefas. No caso a disposição do dash to panel, eu ia falar que não colocaria a hora e data no fnal do painel mas acabei de perceber que eu uso assim kkk.

Uma outra coisa, que não compreendo no zorin, o porquê não deixar visível por padrão o botão de mostrar área de trabalho, sei da existência do “super + D” , mas também sei que um leigo não sabe disso.
Mais uma extensão pra lista:
Honestamente, uma das minhas extensões favoritas do gnome. ( Tiling Shell - GNOME Shell Extensions)
Uma ferramenta do mint que demorou o zorin incorporar, já chegou tarde.
Uma mão na roda para quem tem seus ecossistemas de trabalhos na web, por que digo que chegou tarde? O Zorin carregava o firefox como browser padrão, o mesmo está incorporando a função nativamente agora, ele precisava de algo do tipo para a implementação dos sites no sistema, já o brave como maioria dos chromium based, já trás isso nativo.
Mas ressalto que a aplicação é muito bem vinda, que venha btrfs + TimeShift logo também.
Novos Layouts no pro também:
Elementary e o conterraneo do Zorin, o Mint, usados como inspirações.
O Curiso é que o zorin trouxe primeiro o conceito do novo menu do mint que o próprio mint, para quem ainda não viu, o mint está trabalhando em um novo menu(lançador) de aplicativos.
No geral é isso mesmo, o que acharam do novo beta do Zorin? Alguém testando?