Confira as principais novidades do Zorin OS 18.1, uma das melhores opções dentro do mundo Linux para quem está vindo do Windows, que agora está ainda mais convidativo!
O Zorin OS 18.1 realmente acertou a mão no refinamento! Como técnico, vejo que a base está cada vez mais sólida e convidativa. A forma como eles conseguem entregar um sistema que parece ‘familiar’ para quem vem do Windows, mas com toda a robustez e leveza do Linux, é o que torna essa distro uma das minhas principais recomendações de instalação.
O polimento visual e a facilidade de configurar periféricos e drivers nessa versão estão impecáveis. É gratificante ver uma distro que preza tanto pela experiência do usuário final quanto pela estabilidade por debaixo do capô. Zorin continua sendo a porta de entrada com tapete vermelho para o mundo Linux! ![]()
![]()
Lendo isso, essa distro está se mostrando bem interessante.
Pretendo migrar o atual computador da minha esposa para o Linux, porém, devido a GPU antiga (GTX 970) ainda tenho receio de ter problemas com drivers.
A ideia é atualizar para uma RX6600 ou 7600. Porém ainda vou ter alguns problemas que irão me exigir dualboot… Ela não aceita não jogar um league of legends de vez em quando ![]()
@pedrozord! Beleza?
Cara, trazer o PC da patroa para o Linux é uma excelente ideia, mas você está certíssimo em blindar essa transição para não virar o “suporte 24h” se algo der errado. Vamos por partes para desmistificar esse seu receio, porque o cenário atual é bem mais promissor do que parece!
1. O fantasma da GTX 970 (Maxwell)
Não precisa ter medo. Embora a GTX 970 seja uma guerreira de 2014, o suporte dela no Linux hoje é considerado legado, mas extremamente maduro.
-
O driver proprietário da NVIDIA para ela (a série 470xx) está super consolidado nos repositórios de distros como o Zorin OS ou Ubuntu.
-
A instalação é praticamente em um clique, direto na interface de boas-vindas do sistema. Para uso diário, navegação e jogos clássicos, ela vai rodar lisa e até respirar melhor do que no Windows 11.
2. O upgrade dos sonhos: RX 6600 ou 7600
Se você fizer esse upgrade para o lado vermelho da força (AMD), aí sim você entra no “paraíso do Linux”.
-
As GPUs AMD têm os drivers integrados diretamente no Kernel (através do ecossistema de código aberto Mesa/amdgpu).
-
Você não precisa instalar absolutamente nada. Espetou a placa no slot PCIe, ligou o PC e ela já sai rodando com desempenho máximo de fábrica. É o melhor cenário possível para estabilidade.
3. O “Xis” da questão: O League of Legends 
Aqui é onde precisamos pisar em ovos. Antigamente, o LoL rodava perfeitamente no Linux via Wine/Lutris. Porém, a Riot Games implementou o sistema antitrapaça Vanguard no nível do Kernel do Windows.
-
A realidade atual: Por conta do Vanguard, o LoL não roda nativamente e nem via camadas de compatibilidade no Linux hoje em dia.
-
O veredito: Se ela não abre mão do LoLzinho “daquele jeito”, o Dual Boot é obrigatório e indispensável.
Minha recomendação de bancada para você:
Monte o Dual Boot! Deixe uma partição enxuta com o Windows só para ela iniciar e jogar o League of Legends sem estresse com o Vanguard.
Para todo o resto — navegar, estudar, assistir séries e jogar outros milhares de jogos da Steam (que rodam perfeitamente via Proton) —, deixe o Zorin OS como sistema principal. Ela vai se encantar com a beleza e a fluidez da distro, e você vai ficar tranquilo sabendo que o sistema dela está seguro e livre de travamentos.
Vai fundo no teste, cria o Dual Boot com calma e, se precisar de uma força com o particionamento, a comunidade aqui tá junto!
proxy_pass e abraço!
Estou usando o Zorin OS 18.1 no laptop de meu perfil, um Dell Inspiron 7000 gaming. O sistema é excelente, muito polido e, de um modo acachapante, muito superior ao Windows 11 em matéria de funcionamento e personalização, e seria minha distribuição de escolha se não fosse o insolúvel problema de ¨dummy output” no som, a respeito de que abri esse tópico ainda sem resposta, e já gastei dias e dias tentando solucionar.
Acho que serei obrigado a tentar outra coisa, talvez o Pop! OS. Ainda estou tentando, mas não sei mais como agir nesse beco sem saída.