Zorin OS 18.1: o que já era bom, ficou ainda melhor!

Confira as principais novidades do Zorin OS 18.1, uma das melhores opções dentro do mundo Linux para quem está vindo do Windows, que agora está ainda mais convidativo!

3 curtidas

O Zorin OS 18.1 realmente acertou a mão no refinamento! Como técnico, vejo que a base está cada vez mais sólida e convidativa. A forma como eles conseguem entregar um sistema que parece ‘familiar’ para quem vem do Windows, mas com toda a robustez e leveza do Linux, é o que torna essa distro uma das minhas principais recomendações de instalação.

O polimento visual e a facilidade de configurar periféricos e drivers nessa versão estão impecáveis. É gratificante ver uma distro que preza tanto pela experiência do usuário final quanto pela estabilidade por debaixo do capô. Zorin continua sendo a porta de entrada com tapete vermelho para o mundo Linux! :rocket::penguin:

3 curtidas

Lendo isso, essa distro está se mostrando bem interessante.
Pretendo migrar o atual computador da minha esposa para o Linux, porém, devido a GPU antiga (GTX 970) ainda tenho receio de ter problemas com drivers.
A ideia é atualizar para uma RX6600 ou 7600. Porém ainda vou ter alguns problemas que irão me exigir dualboot… Ela não aceita não jogar um league of legends de vez em quando :joy:

1 curtida

@pedrozord! Beleza?

Cara, trazer o PC da patroa para o Linux é uma excelente ideia, mas você está certíssimo em blindar essa transição para não virar o “suporte 24h” se algo der errado. Vamos por partes para desmistificar esse seu receio, porque o cenário atual é bem mais promissor do que parece!

1. O fantasma da GTX 970 (Maxwell)

Não precisa ter medo. Embora a GTX 970 seja uma guerreira de 2014, o suporte dela no Linux hoje é considerado legado, mas extremamente maduro.

• O driver proprietário da NVIDIA para ela (a série 470xx) está super consolidado nos repositórios de distros como o Zorin OS ou Ubuntu.

• A instalação é praticamente em um clique, direto na interface de boas-vindas do sistema. Para uso diário, navegação e jogos clássicos, ela vai rodar lisa e até respirar melhor do que no Windows 11.

2. O upgrade dos sonhos: RX 6600 ou 7600

Se você fizer esse upgrade para o lado vermelho da força (AMD), aí sim você entra no “paraíso do Linux”.

• As GPUs AMD têm os drivers integrados diretamente no Kernel (através do ecossistema de código aberto Mesa/amdgpu).

• Você não precisa instalar absolutamente nada. Espetou a placa no slot PCIe, ligou o PC e ela já sai rodando com desempenho máximo de fábrica. É o melhor cenário possível para estabilidade.

3. O “Xis” da questão: O League of Legends :video_game:

Aqui é onde precisamos pisar em ovos. Antigamente, o LoL rodava perfeitamente no Linux via Wine/Lutris. Porém, a Riot Games implementou o sistema antitrapaça Vanguard no nível do Kernel do Windows.

• A realidade atual: Por conta do Vanguard, o LoL não roda nativamente e nem via camadas de compatibilidade no Linux hoje em dia.

• O veredito: Se ela não abre mão do LoLzinho “daquele jeito”, o Dual Boot é obrigatório e indispensável.

Minha recomendação de bancada para você:

Monte o Dual Boot! Deixe uma partição enxuta com o Windows só para ela iniciar e jogar o League of Legends sem estresse com o Vanguard.

Para todo o resto — navegar, estudar, assistir séries e jogar outros milhares de jogos da Steam (que rodam perfeitamente via Proton) —, deixe o Zorin OS como sistema principal. Ela vai se encantar com a beleza e a fluidez da distro, e você vai ficar tranquilo sabendo que o sistema dela está seguro e livre de travamentos.

Vai fundo no teste, cria o Dual Boot com calma e, se precisar de uma força com o particionamento, a comunidade aqui tá junto! :hammer_and_wrench: proxy_pass e abraço!

Estou usando o Zorin OS 18.1 no laptop de meu perfil, um Dell Inspiron 7000 gaming. O sistema é excelente, muito polido e, de um modo acachapante, muito superior ao Windows 11 em matéria de funcionamento e personalização, e seria minha distribuição de escolha se não fosse o insolúvel problema de ¨dummy output” no som, a respeito de que abri esse tópico ainda sem resposta, e já gastei dias e dias tentando solucionar.

Acho que serei obrigado a tentar outra coisa, talvez o Pop! OS. Ainda estou tentando, mas não sei mais como agir nesse beco sem saída.