Zorin OS 17.1 Lite está, finalmente, disponível para download.
O suporte à versão Lite vai, pelo menos, até junho de 2029.
Após o Zorin Lite 18, a versão Lite será descontinuada.
Uma das principais críticas feitas ao Zorin OS é a demora no lançamento das novas versões do sistema. Após a futura descontinuação da versão Lite, os desenvolvedores prometem lançamentos em um período mais curto de tempo.
triste ver o zorin os lite ser descontinuado, um dos poucos sistemas linux com iso 32 bits ainda disponivel pra download.
Mas levando em conta que o suporte vai até 2029, acho q é tempo suficiente pra esses computadores serem 100% substituidos.
Alem disso para projetos em maquinas antigas e obsoletas sempre teremos o gentoo e o debian!
Top, vou testar no pc fraco que tenho.
O Zorin de 32 bits só existe até a edição 15.x, baseada no Ubuntu 18.04. Está bem defasado.
Segundo os desenvolvedores do Zorin, as versões Core e Pro atuais estão leves o suficiente para rodar em computadores mais modestos e antigos. Deve ser porque usam como base edições mais recentes do GNOME.
Exatamente. A última versão com suporte a 32 bits foi a 15.3.
Parece que esse lançamento desencadeou uma avalanche de problemas internos na Zorin Group. No tópico de lançamento desta versão do sistema do fórum da Zorin, um dos principais moderadores do fórum resolveu desabafar toda a frustração que ele vem sentido em relação aos irmãos Zorin (desenvolvedores do SO), destacando o fato deles não se comunicarem com a comunidade de usuários (o que é verdade), não prestarem esclarecimentos aos moderadores do fórum sobre diversas questões, não prestarem esclarecimentos sobre o desenvolvimento do Zorin OS ou fornecerem datas para eventuais lançamentos, sobre a demora deste mesmo desenvolvimento (algo que todos nós sabemos ser verdade), sobre os moderadores terem de mentir ou colocar panos quentes sobre a falta de comunicação da empresa e até mesmo serem incentivados pelos irmãos Zorin a “silenciar” usuários do fórum que, pelo que eu entendi, estejam cobrando demais (ele não usa exatamente estas palavras), além de inúmeros problemas durante o desenvolvimento da versão 17 do Zorin OS. O moderador termina seu desabafo anunciando seu afastamento da função e do Zorin OS em si. Para quem quiser acompanhar essa discussão esse é o link: Zorin 17.1 Lite is out! - #23 by Aravisian - Chat about Zorin - Zorin Forum
Uso e adoro o Zorin, mas essa total ausência de comunicação por parte dos irmãos Zorin com a comunidade é inacreditável.
Logo que entrei no fórum, percebi isso. Não que eu esperasse uma presença diária por parte deles. Mas, simplesmente, não há participação dos irmãos Zorin. Nada. Era nítido que os moderadores, igualmente, ficavam no vácuo, sem informações precisas.
A falta de consideração com moderadores que, sem ganhar nada, oferecem tempo e conhecimento é um tiro no pé. O próprio Aravisian é, provavelmente, a pessoa que mais ajuda outros usuários no fórum. Se o fórum perde pessoas como ele e outros que têm vasto conhecimento, o fórum morre. E, sem um fórum ativo, muitos usuários migram para outras distros.
É surpreendente que o principal tropeço dos responsáveis pelo Zorin seja algo tão “ridículo e banal”: comunicação.
Não é de hoje que venho percebendo isso e o incrível é que ninguém fala nada sobre, quando criticamos a demora pra lançarem novas versões somos magicamente atacados. Assim fica difícil…
Eu acredito que até poderíamos dar um desconto para a lentidão no desenvolvimento do Zorin OS se os desenvolvedores compartilhassem os bastidores do desenvolvimento da distro com a comunidade e explicassem as razões desse ritmo lento. Existem outras distros com um ritmo de desenvolvimento lento por inúmeras razões, entre elas a falta de recursos financeiros e de desenvolvedores (embora esse não pareça ser o caso da Zorin Group). Porém os irmãos Zorin assumiram uma postura de escrever e compilar códigos silenciosamente e lançar novas versões do Zorin OS sem aviso prévio: a comunidade nunca sabe o que está sendo desenvolvido para a próxima versão, quais recursos serão incorporados, como ela pode participar do desenvolvimento ou quando versões beta ou finais serão lançadas. É definitivamente uma postura muito atípica no mundo do open source, tendo em vista que a comunidade tem contato direto por meio de foruns, blogs ou discord até mesmo com desenvolvedores de gigantes do ramo, como a Canonical e a RedHat.
Exatamente. O principal problema, ali, é a falta de comunicação.
E não é por falta de reclamação. Simplesmente, não mudam a postura. Isso vem de anos atrás.
Embora seja uma distro popular, eu acho que a versão lite agrega pouco em sua existência.
Não consigo imaginar algo em que ela seja melhor que o mint xfce, por exemplo. Então acho que não é algo para lamentar.
Não sei como é os bastidores do Zorin OS e sinceramente isso pouco me importa, eles entregam um ótimo trabalho para usuários Desktop, coisa que só agora a Canonical depois de anos obscuros está focando.
Também não vejo sentido em continuar coma versão Lite, visto que a versão Core/Pro tem um bom desempenho até mesmo em sistemas mais antigos como a primeira geração Intel Core e AMD K10. E convenhamos, qualquer coisa abaixo disso sequer vale apena usar atualmente devido ao baixo desempenho dessas CPUs e a ausência de certas instruções.
Concordo com você sobre a versão Lite e sobre o Zorin ser um excelente sistema.
Uma empresa (ou outro tipo de organização) pode ter excelente produto mas, ainda assim, fracassar, por conta de erros na comunicação e no relacionamento com o público utilizador e fãs.
Especialmente no mundo intensamente conectado de hoje, no mundo de redes sociais e comunidades. São fundamentais as estratégias de comunicação e relacionamento.
Tenho a impressão de que o projeto do Zorin é lento porque combina uma equipe minúscula com o extremo zelo dos desenvolvedores para com a estabilidade e o correto funcionamento do sistema. Afinal, o Zorin está no centro de uma estratégia de negócios, empresarial.
Mas se os donos do projeto ficam distantes e silenciosos ns maior parte do tempo, os fãs, utilizadores e o público em geral ficam expostos a especulações e inquietações, compreensivelmente.