Olá a todos…
Gente, eu estou vindo aqui para relatar a minha satisfação com o Zorin OS 16. Estava usando o Pop_OS! há algum tempo, mas desde a última atualização que a procura pelos softwares/aplicativos tinha ficado só na tecla Super (falando acesso via teclado) que eu já estava meio chateado. Poderiam ter deixado os dois acessos… Por que não deixaram a tecla Super, como queriam, e também o botão no canto esquerdo superior (não sei se tem um nome específico).
Mas… Adivinha só… Uma das visualizações do Zorin OS é a cara do Pop_OS!. Vejam na imagem seguinte.
Até o calendário no meio que eu já estava acostumado, ele está aí. A tecla Super faz a busca dos softwares/aplicativo mas se for lá no canto esquerdo superior, o campo de busca também aparece. A dock fica na esquerda… Um local bem confortável. Enfim, mantive o que já estava acostumado (Pop_OS!).
Além disso está tudo muuitoooo bonito. Acho o máximo a imagem do plano de fundo ir mudando com o decorrer do dia. De manhã está tudo clarinho (nestas montanhas geladas aí), à tarde, perto da noite, a imagem já muda para algo meio crepuscular e à noite é como se víssemos as montanhas à noite. Não sei se esses recursos tem em outros Planos de Fundo…
O software do Windows que eu preciso dele funcionando (o que constrói horário escolar) instalou e funciona lindamente com o Wine.
Já instalei em meu computador do trabalho e no computador de casa. Ahh… Tem ainda o Zorin Connect que de fato dá para controlar várias coisas do computador pelo celular e receber as notificações que o celular recebe na tela do seu computador.
Ahhh… E tem instalador nativo que instala o Zorin OS ao lado do que tiver instalado (ao estilo Linux Mint). Inclusive se eu soubesse disso não tinha quase que perdido um HD tentando colocar o Pop_OS! ao lado do Windows (que eu precisava por conta do programa do horário). Mesmo seguindo todas as orientações nos vídeos daqui, chegou uma hora que ele dava problema na formatação.
Aí (na imagem acima) estava eu batalhando para instalar o Pop_OS! ao lado do Windows. Chegou uma hora que acontecia isso… Ocorria um erro… Achei que tinha perdido o HD… Não recomendo a ninguém tentar instalar o Pop_OS! ao lado do Windows (a não ser que você seja um ninja).
O Pop_OS! é um excelente distribuição, mas sem algo que instala ao lado nativamente, só recomendo para quem é ninja. Pessoas normais, apenas usuários de sistemas operacionais, podem usar o Zorin OS ou o Linux Mint. Não sei se há mais alguma que faz esta instalação ao lado nativamente.
É isso aí minha gente… Veja o quanto estou satisfeito que parei para escrever este texto relatando que o sistema é show.
Abração pro 6.
Luís Cláudio LA