Vamos conversar sobre Zorin OS 16 que foi recém lançado, baseado no Ubuntu 20.04 LTS, mas com uma montanha de modificações e melhorias para os usuários comuns de computador.
Depois de muito tempo com o Fedora, e gostando muito, resolvi dar uma chance para o ZorinOS. Já tinha baixado a versão beta, e fiquei meio decepcionado por não suportar os drivers da minha impressora HP, pois era lançamento recente (2776) e só tinha os drivers na versão mais nova, que não estava no Zorin. Porém, ao rodar em modo live a versão final, fiquei surpreso com a compatibilidade com a impressora. Já instalei no meu notebook, e estou plenamente satisfeito. Fico coçando para comprar versão Pro, mas até o momento não consegui me convencer de que vale a pena. Como pretendo ficar um bom tempo com uma distro, como foi o caso do Fedora, acredito que dessa vez poderei “sossegar o facho” como dizemos aqui em Minas. Sobre a minha desistência do Fedora, era a constante atualização de drivers que exigiam a reinicialização. Não era preciso reinicializar na hora, mas era necessário. Parece que o Zorin não é bem assim.