Zorin OS 16 chega com novos produtos e uma nova abordagem

Achei interessante isso no fórum deles :eyes: :eyes:

2 curtidas

Alguém que instalou está conseguindo usar os gestos de 3 dedos no touchpad? Comigo só funciona o gesto com 4 dedos para alternar entre áreas de trabalho.

1 curtida

O pacote HPLIP está instalado? Ele lida muito melhor com as impressoras HP que CUPS e o adm de impressoras do Gnome…

1 curtida

Não estava, busquei alguns tutoriais na internet e tentei instalar, mas no final deu um pequeno erro de dependências. Tive que sair em seguida da casa dele para trabalhar.
Se tiver algum tutorial de instalação pra mim, ou um arquivo executável para eu não precisar do terminal eu ficaria extremamente grato.
Ele usa somente para editar documentos, imprimir e navegar, e o sistema ficou muito bom no note dele, falta só eu arrumar esse problema da impressora

1 curtida

Nem ideia se tem executável, eu larguei distros base Ubuntu tem mais de um ano - mas não tem na loja? Aparentemente está no repositório do Ubuntu 20.04, base do Zorin, bastando mandar pelo terminal sudo apt update && sudo apt install hplip hplip-gui, certificando-se antes de ter desinstalado qualquer vestígio de alguma versão anterior. Aqui explica:

2 curtidas

só achei chato ter que instalar do zero de novo :expressionless:
mas já estava amando o 15 e certamente vou amar esse também

[off-topic] OUTRA COISA, GENTE ESSE SITE AQUI DO DIOLINUX É MUITO LINDOOOO E FLUIDOOO dá vontade de ficar usando o dia todo kkkkkkkkkkk

6 curtidas

Eu tô de cara que o Zorin lite 15 está salvando o temido HP Dv6000 que eu já estava desistindo de trazer a vida. Já estava conformado que ele estaria condenado a viver pra sempre no Windows 7.
Terminando de fazer a instalação aqui, tô até emocionado por poder voltar ao mundo Linux.

2 curtidas

Agora é esperar o 16 Lite, tem um PC jurássico aqui esperando por ele… hehehe

2 curtidas

Eu tô passando por essa mesma situação kkkkkkkkk, Tô louco com o Zorin Os 16, mas to usando o Ubuntu, tudo configurado do meu jeitinho e com os apps que uso, e ter que instalar tudo de novo e perder um tempão kkkkkk

1 curtida

ele tá muito bom, a única coisa que não gostei foi o fato de não poder mudar a tela de bloqueio igual nas novas versões do ubuntu T_T

Para mim, este é um dos melhores lançamentos deste ano. Fora o Fedora 34 (o Fedora é a minha distribuição favorita), o Zorin 16 teve uma das maiores mudanças e melhorias do ano. Outras distribuições que antes eu recomendara, como Mint e elementary, estão meio ¨paradas no tempo¨ e não ofertam melhorias significativas para o usuário final há eras. Já o Zorin, além de uma atualização visual (que convenhamos, foi um acerto e tanto) ainda oferta instalação fácil de programas (na loja se encontram desde pacotes do repositório do Ubuntu até snaps e flatpaks, sem frecsura) também oferece soluções inteligentes para usuários finais (como o pop-up ao tentar executar um executável de Windows, que oferece tanto a alternativa a instalar a versão nativa para Linux quanto instalar o Wine automaticamente a partir dali). Além das facilidades já conhecidas dos Debian-based, como ampla disponibilidade de suporte a programas.

Acima de tudo, aos que odiaram a mudança que foi o GNOME 40, o Zorin conta com o 3.38, e se desativares as extensões fica um GNOME bem cru (do jeitinho que a raposa gosta).

3 curtidas

Ao meu ver, a versão 16 do Zorin OS vem para reafirmar e confirmar como sendo um sistema operacional Linux muito bem posicionado na fila do pão, ou seja, atrás do balcão. Tenho usado essa versão desde o beta e até então, senti o sistema bem estável além de bonito e prático. Diferente do Elementary OS, o Zorin lançou uma atualização com a cara de um lançamento, ou seja, novo. Mexeu no design para que as mudanças ficassem bem perceptíveis, mesmo que sutis em alguns pontos. Eu como publicitário e design gráfico, acredito que um produto com viés comercial profundo como o Zorin, precisa fazer com que a embalagem e formato do produto represente as inovações e melhorias de sua fórmula interna. A pequena grande irlandesa acertou em cheio no visual e recursos e obviamente, na estratégia de branding mesmo que de forma proporcional ao tamanho da empresa.

  • A propósito… eu disse que uso o Zorin 16 desde o beta. Seria necessário eu realizar uma instalação limpa a partir da ISO final?
3 curtidas

É o que eles mesmos recomendam, agora se é possível atualizar do beta pro final eu já não sei te dizer.

Bom, eu não reinstalei com a ISO final e estou recebendo atualizações.
Consultei os repositórios e não tem nenhum que indique ser de fonte alternativa (beta)… somente indica ser baseado no Ubuntu Focal, o que é o de se esperar.

Para usuário leigos e novatos no Linux o Zorin está no top de recomendações. Gostei muito do que vi, facilidade de uso e customizações são increíveis, praticamente ofuscou o elementary OS (convenhamos que não brilhou nenhum pouco em sua nova versão). Zorin é um ótimo sistema para vir embarcado nos PCs e notebooks.

3 curtidas

Baixei e instalei normal, mais não conecta na rede alguém pode me ajudar

Comemorei rápido demais. :frowning:
Quando eu desliguei e reiniciei a máquina, o driver do vídeo não é reconhecido mais, e eu não consigo fazer a ativação do Nouveau.

1 curtida

ele tá mostrando as redes disponíveis? senão, pelo visto ele não encontrou o drive de rede

Será que essa dica do Riker Linux ajuda?

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Zorin OS apresentando pequenos travamentos aí usar teclas de funções