Zorin OS 16.3 traz atualizador de versão do sistema

O novo Zorin OS 16.3 está recheado de softwares atualizados e possui recursos que deixam seu uso mais prático. Saiba mais!

5 curtidas

gostaria que viesse com um kernel mais novo, o 6.1 LTS já seria suficiente, para quem usa Nvidia tudo bem, mais para AMD um kernel mais recente faz diferença.

1 curtida

O Zorin é um sistema fenomenal. Considero a distro Linux mais polida. O que “atrapalha” é a demora para que novos lançamentos ocorram. Ele ainda é baseado no Ubuntu 20.04 LTS, sendo que o Ubuntu 22.04 LTS já foi lançado faz muito tempo. O Zorin está consideravelmente atrasado mesmo quando comparado ao atual Debian Stable.

Eu adoro o Zorin e sempre penso em usar ele, mas quando lembro desse atraso enorme, fico desanimado na hora…

Quanto aos drivers, de fato o kernel atualizado beneficiaria bastante quem usa hardware AMD e Intel. Para quem usa Nvidia com o driver proprietário, o ideal é ficar em uma versão LTS do kernel (embora poderiam atualizar para a última LTS), de forma a evitar quebras típicas, especialmente para quem usa hardware mais antigo e que perdeu o suporte recentemente (como no caso das placas de arquitetura Kepler).

Sempre fico ansioso com as atualizações do Zorin!

Moçada, saindo novo release do Zorin OS

1 curtida

Haha! Da hora…
Usei por muito tempo, inclusive no trabalho!
Mas devido a zika de ficar reinstalando cada vez que saía uma nova versão acabei indo pro Arch que é rolling.

Só voltaria se fizessem o que fizeram com o upgrader que resolve esse problema.
Agora tô pensando o que faço! Já tô um tempo com Arch, fiz umas customizações e tenho que ver se vale a pena. :sweat_smile:

3 curtidas

Pelo que vi, agora é baseado no Ubuntu 22.04, será que está com o kernel da série 5 ou 6 ?

1 curtida

Não é, não. A base ainda está no Ubuntu 20.04. Mas o Zorin vem com o kernel 15.5 do 22.04, drivers e vários programas atualizados, como o LibreOffice.

De toda forma, com o upgrader, os desenvolvedores do Zorin facilitam e sinalizam a transição para a edição 17. Resta saber se o Zorin 17, que terá base no Ubuntu 22.04, será rapidamente sucedido pela versão 18, dado que o próximo Ubuntu LTS está a menos de um ano do lançamento…

4 curtidas

Eu li essa parte correndo, até tinha me animado e pensado em usar, mais vou esperar pelo 17.

1 curtida

e quando lançar o 17 ja estariamos perto da nova lts 24.04,acho que o jeito pra eles arrumarem isso da base antiga seria esperar ate lançar a lts 24.04 e fazer o 17 na base do 24.04