Pessoal, instalei o zorinOS lite e estava usando de boa, uma distro excelente por sinal. Todavia, na última atualização, a imagem começou a ficar estranha e por fim ao fazer o login numa reinicialização apareceu uma tela verde. Creio que seja alguma incompatibilidade com a placa de vídeo, alguém sabe como resolver?
Hardware da máquina?
Por favor, se possível poste a saída do comando lscpu
.
O meu estava assim tbm, fiz usb bootavel com outro programa e instalei novamente…mas agora onde eu clico aparece vários quadradinhos coloridos. Na VM não acontece isso.
AMD Ryzen 3
4g ram
isso é um problema com o xfce e hardware da AMD se você desativar o compositor os quadrados coloridos somem.
Outra alternativa é usar o o comando xrandr
para detectar seu monitor e usar o comando xrandr --output 'NOME_DO_MONITOR' --set TearFree on
*NOME_DO_MONITOR = geralmente é HDMI-A-0 ou DisplayPort-0
no Arch Linux precsei instalar um pacote para que o xrandr
reconhecesse esses nomes no monitor (antes ficava como HDMI-1 e DP-0, e o comando xrandr
não funcionava).
não lembro ao certo o nome do pacote, acho que foi o linux-firmware, mas não tenho certeza, pois tem tempo que não uso mais o xfce e não preciso destes comandos.
Não sei em qual distro o Zorin é baseado mas se for no Ubuntu/Debian já deve ter este pacote instalado.
Hardware
Ryzen 2200G
Não funcionou
Em uma postagem que eu fiz sobre o Pop!, eu falo sobre a atual situação da linha AMD Ryzen 3 no Ubuntu e derivados.
Sendo a versão atual do Zorin baseada no Ubuntu 18.04, a distribuição acaba sofrendo com os mesmo problemas. Melhor ficar no aguardo pela versão 20.04 para ter uma experiência tranquila.
Ah entendi!! Atualmente utilizo o Mint Cinamon sem este problema no display, mas tenho sentido ele meio pesado e travando. Por isso pensei no Zorin Os Lite 🤷