Olá a todos.
Já utilizei várias distros no mundo linux, começando com Ubuntu, Mint, Big Linux, Fedora, Peppermint, Aurora (sim, a distro atômica baseada no Fedora) mas de todas essas - à exceção do Aurora por seu caráter “imutável” - me surpreende a estabilidade do Zorin. Tudo nele é funcional, rápido, fluido, intuitivo. Como diz o título do tópico, ele simplesmente funciona.
Há alguns dias postei aqui uma dificuldade que estava tendo com o Mint que teimava em utilizar o video integrado do processador ignorando a 3060 dedicada que ficava ociosa, gargalando meus jogos.
Esse foi o tema da postagem mas estava longe de ser o único problema. Também uso um conteiner docker com windows para rodar alguns sistemas do trabalho. No Mint havia um descompasso entre a hora do sistema host e a do guest, então toda vez que ligava o windows tinha que ajustar a hora dele nas configurações.
Também tive problemas com a impressora na rede. Reconhecia mas não imprimia nada, mesmo eu informando o ip dela.
Probleminhas pra fazer o jogo reconhecer em qual monitor ele ia abrir já que uso dois monitores e queria que os jogos abrissem no que tem resolução quadhd, o outro era full hd.
Enfim, probleminhas, nada que tirasse o sono mas sempre algum probleminha chatinho que me deixava irritadinho…
Até que o Mint do nada parou de reconhecer a 3060, aí não fiquei mais irritadinho, fiquei irritado pra c…lho. :V
Não conseguindo resolução pra esse problema e uma vez que a / e a home estavam em partições distintas, instalei o Zorin.
Nenhum dos problemas acima relatados ocorreu.
Impressora? De primeira.
Jogo abre no monitor escolhido.
Windows abre com a hora sincronizada com a máquina física.
A 3060 despejando todos os seus 12GB de RAM pra rodar liso tudo que eu gosto de jogar.
Configurei o gnome do meu jeito e mesmo com os layout padrão, não reclamou de nenhuma modificação que eu fiz.
Simplesmente funciona.
Como todo SO tem que ser.
Só um adendo:
Não estou “metendo o pau” no Mint, continuo achando ele uma ótima distro.
Mas o Zorin é melhor.
Abcs.
Única coisa que não funciona pra mim no Zorin é o comando remoto via Teamviewer kkkk
Ele simplesmente não aceita as teclas que eu envio, e isso me dá um ódio mortal. E eu não posso copiar e colar arquivos de um pc para o outro como eu faço no Windows no trabalho uaheuaheuaheah
Fora isso. Top de linha.
Mint é bão, mas troquei pelo zorin e tava querendo trocar pelo BlueFin, num sei.
Obs.: Eu já usei quase 30 distros diferentes.
Tive a mesma sensação ao usar Zorin, eu instalei já preparado para consertar as coisas que sempre preciso. E me surpreendi de simplesmente funcionar, e depois eu fui direto produzir, sem bater cabeça com mais nada.
problema das imutáveis como o Bluefin é que sua margem de manobra fica bem limitada até pela natureza do projeto, então pra fazer algumas coisas teria que utilizar o homebrew, tem video do Dio explicando como utilizar.