Zoho Notebook e Zoho suite. Uma alternativa para o Evernote e Google docs

Hoje estou lendo um livro de 2008 no Kindle chamado Zoho for Dummies.
Ele explica sobre uma suíte de escritório nos moldes do gsuite e que tem outras funcionalidades como o Zoho notebook , que é um equivalente do Evernote e os aplicativos específicos para empresa e que são pagos , como aplicativo de CRM , de recursos humanos , de pagamentos online , de geração de recibos etcetera.
Por enquanto me interessa somente o Notebook , que é um equivalente do Evernote e permite salvar qualquer arquivo , exceto vídeos , que precisam ser hospedados no YouTube ou outra plataforma e inserir o link nele.
O aplicativo é gratuito e tem uma ferramenta de migração do Evernote , que segundo a própria empresa é um pouco lenta.
O Zoho notebook é gratuito e tem aplicativos para Android.
Pode ser acessado por qualquer navegador como o Firefox ou Google Chrome.
E segundo o site tem um aplicativo para Linux que ainda não testei .
O aplicativo é bem minimalista mas tem quase todas as funções do Evernote inclusive de salvar áudios falados no microfone do celular.
O bom é que não tem restrições como o Evernote , que aumentou seus valores recentemente. Eu tinha assinado o Evernote por R$ 80,00 a anuidade e recentemente a empresa informou que o valor passará para R$ 224,00.
O Evernote só tem aplicativo beta para Linux e eu usava o nixnote2 que é uma ótima alternativa nativa para Linux.
Mas o Zoho tem aplicativo para Linux e pode ser acessado de qualquer navegador.
Eu estava tendo algumas dificuldades de acessar o Evernote Web pelo Linux mint, pois bloqueava sem motivo a abertura ou download de alguns arquivos e mostrava uma mensagem de erro. Isto estava sendo frequente.
Vou experimentar também a suíte Office do Zoho. Ela parece bem funcional. Funciona nos moldes do Google docs mas não fica atrelada ao Google Chrome podendo ser usada com a mesma facilidade no Firefox.
Ela só tem fontes opensource como Liberation, Roboto, Ubuntu e outras.
A suíte promete compatibilidade com documentos do Microsoft Office, Openoffice e alguns outros padrões permitindo importar e salvar entre eles.
O Zoho também tem email próprio mas não te obriga a usar.
Os programas do Zoho são integrados permitindo incluir uma planilha do Sheet no Writer ou no Show.
Também funciona de modo colaborativo permitindo que várias pessoas editem um documento.
O programa Zoho surgiu na Índia mas atualmente a empresa tem escritório nos Estados Unidos e o servidor é americano.
Também obedece as leis européias de proteção de dados
Na política de privacidade é informado que ela não usa informações para publicidade e recebe pagamento de assinatura para os programas específicos para empresa como CRM , RH , e processamento de pagamentos.
Como nunca vi ninguém comentar no fórum resolvi postar aqui.
Espero que seja útil.

3 curtidas

Atualizando:
O aplicativo Notebook do Zoho atualmente permite salvar vídeos , coisa que não fazia em 2008.
Também permite baixar um aplicativo de escaneamento de imagens que tem opções de foto , documento , cartão de visita em até três idiomas.
O aplicativo está em português.
Tem opção de importar arquivos de uma pasta.
O ponto que quero chegar é que ele pode substituir o camscanner : na página do camscanner , www.camscanner.com faça o login com seu usuário e senha e na página que abrirá selecione fazer download dos arquivos em PDF. Todos os seus PDF do camscanner serão baixados. Salve em uma pasta no PC.
Exporte para sua conta do Google drive e depois baixe a pasta para o celular.
Se precisar crie uma pasta com um gerenciador de arquivos para Android.
Então use o aplicativo Zoho notebook para importar estes PDFs para o Zoho notebook.
Eles ficarão salvos na página inicial como documentos em PDF.
O camscanner me cobrou R$ 127,00 para uma anuidade e um armazenamento online de cerca de 10 GB.
Mas com o Zoho notebook tenho uma funcionalidade semelhante gratuitamente.
O Zoho notebook tem uma assistente virtual , a Zia , que pode ser ativada. Assim que aprender a usar posto aqui

3 curtidas