ZeroTier - Instalação e funcionamento

1 - Instale o Zero Tier conforme a página oficial manda aqui, o gui dele pode ser instalado seguindo o tutorial aqui (no Arch, sudo pacman -S zero-tier-one && yay -S zerotier-gui-git).

2 - Vamos adicionar o serviço na inicialização e já ativá-lo com:

sudo systemctl enable --now zerotier-one (se estiver usando SystemD como gerenciador de serviços);

3 - Abra o zerotiergui para gerar o arquivo authtoken.secret em /var/lib/zerotier-one (dará erros, apenas de Ok e Yes, e digite a senha, e de Ok);

4 - sudo cp /var/lib/zerotier-one/authtoken.secret /home/USUÁRIO/.zeroTierOneAuthToken (para copiar o token e evitar que dê erro ao abrir o gui do Zero Tier e troque o USUÁRIO pelo seu nome de usuário).

5 - sudo chown USUÁRIO /home/USUÁRIO/.zeroTierOneAuthToken (troque o USUÁRIO pelo seu nome de usuário)

6 - chmod 0600 /home/USUÁRIO/.zeroTierOneAuthToken (troque o USUÁRIO pelo seu nome de usuário)

Agora o zerotier-gui vai abrir normalmente sem erros…

Para criar uma rede, vá aqui (de preferência, no modo To Legacy Central, pq lá informa a id da sua rede, no modo To New Central eu n achei).

1 - Logue-se ou crie uma conta, é gratuito para redes com até 10 pessoas;

2 - Na tela abaixo, crie o nome da sua rede virtual:

3 - Na tela abaixo, clique em Skip Initial Setup →

4 - Vc terá a tela abaixo, com o id de sua rede disponível. Clique na sua rede. Abra o Zero Tier gui e vc terá q adicionar a si mesmo nesta rede clicando em Join Network, e coloque a id da rede que criou e clique em Join.

5 - Não pense que acabou, vc tem q autorizar a si mesmo para usar essa rede (mesmo aparecendo a mensagem que vc entrou na rede). Observe que o seu Status está em REQUESTING_CONFIGURATION.

6 - Para autorizar a si mesmo (para seus amigos, apenas dê o id da sua rede a eles) e faça esse procedimento: Atualize a página, assim aparece um novo usuário (que sou eu mesmo) e clique aonde indicado (em vermelho).

7 - Para autorizar, clique na caixa Authorized (1) e depois em Save (2).

8 - Vá para seu zerotiergui e clique em Refresh Networks, deve agora aparecer OK.

9 - Ainda no zerotiergui, vá em Network Info e Habilite todas as caixinhas
![Captura de imagem_20260129_002257|690x388]
(upload://mRgUKr8jXhBetFOxrTkqwgsXr9h.png)

10 - Para adicionar um amigo, forneça sua id de rede para ele. Caso ele n consiga, adione ele em Manually Add Member (descendo um pouco a página) e coloque o id dele.

Pronto, agora vcs podem jogar em “LAN” a vontade!

Me perdoem se eu postei em lugar errado.