🦊 "Zenfox": Firefox ganha "Split View"

Firefox ganha recurso “Split View” para dividir abas lado a lado

O navegador Mozilla Firefox está lançando um recurso muito aguardado pelos usuários: o Split View, que permite visualizar duas páginas ao mesmo tempo dentro da mesma aba — ideal para multitarefa e comparação de conteúdos sem a necessidade de abrir janelas separadas.

A funcionalidade já aparece na versão estável 146 do Firefox, mas ainda está em desenvolvimento e precisa ser ativada manualmente pelo usuário por meio das configurações avançadas do navegador.

:wrench: Como testar agora

1. Abra o Firefox (versĂŁo 146.0 ou superior).

2. Digite about:config na barra de endereços e aceite o aviso.

3. Procure pela opção browser.tabs.splitView.enabled.

4. Ative o recurso alterando o valor de false para true.

5. Em seguida, clique com o botão direito em uma aba e selecione “Add Split View” para dividir a tela.

Após a ativação, duas páginas passam a ser exibidas lado a lado, separadas por uma barra central que pode ser redimensionada. Cada painel funciona de forma independente, e a barra de endereços controla a página que estiver em foco no momento.

:pushpin: Observações

• O Split View ainda Ă© um recurso experimental, podendo apresentar falhas ou limitações.

• NĂŁo Ă© necessário reiniciar o navegador apĂłs ativar ou desativar a função.

• A expectativa Ă© que a Mozilla libere o recurso oficialmente para todos os usuários em futuras atualizações.

Essa novidade coloca o Firefox em linha com outros navegadores modernos e atende a uma demanda antiga de usuários que buscam mais produtividade e organização durante a navegação.

FONTES

4 curtidas

Adoro essa função, não vivo sem! muito melhor que abrir duas janelas ou agrupar as janelas

1 curtida

Eu lembro da época em que para você ver dois sites ao mesmo tempo tinha que abrir dois navegadores, isso era antes de invetarem as abas. A primeira vez que eu vi navegação por abas foi no Firefox, não lembro de outro. Acho que no Netscape nunca chegou a ter, se teve, foi quando ele já estava estagnado e esquecido.

2 curtidas