Antes de ferramentas DRM famosas, como a Denuvo, protegerem jogos de pirataria, os desenvolvedores criavam outras soluções criativas, que em muitos caso não tornava o título completamente injogável, mas piorava muito a experiência em cópias alternativas.
Em títulos da Rockstar, como GTA Vice City, por exemplo, o cenário permanecia chuvoso, enquanto no Manhunt, após o jogador abrir uma porta, nenhuma outra poderia ser aberta, impedindo completamente a progressão do jogo. Muitos desses jogos clássicos foram relançados em plataformas digitais, entretanto, segundo o desenvolvedor Ben Golus, frequentemente a empresa detentora não possui mais o código-fonte original e precisa recorrer a edições craqueadas para conseguir distribuir o jogo.
O YouTuber Vadim M publicou em seu canal um vídeo demonstrando que a Rockstar vende versões pirateadas de Manhunt e Midnight clube no Steam. Há muito tempo, jogadores reclamam que o Manhunt do Steam é completamente quebrado, sendo necessário modificações de terceiros para funcionar, ironicamente, a versão pirata funciona corretamente. Pois esse problema ocorre justamente porque a versão oficial estaria utilizando craqueamento feito pela Razor 1911, não suportado por sistemas atuais.
Já o título Midnight Club funciona corretamente, entretanto, em seus arquivos há a assinatura da Razor 1911, indicando que a versão distribuída também seria pirateada.
Imagem: Vadim M