Youtube VP9 e CPU no linux

Bom pessoal, à um tempo venho percebendo que quando assisto videos em HD no youtube o CPU no meu linux chega a 100 %, o que nao acontecia quando tinha o windows nessa mesma maquina. Porem, percebi que videos em HD que estão no meu PC abertos pelo o VLC rodam completamente bem, e que esses problema vem de que o youtube usa como codec de videos o VP9 que ate onde vi os linux não tem tanto suporte
Ja testei outros sistemas ( BIglinux, xubunto, unbutu lts, mint cinnamon, e agora estou no mint mate) e todos apresentam o mesmo problema. Queria saber se tem solução ou alguém está por dentro desse problema)

obs: as vezes tenho impressão de que logo apos que instalo algum linux, esse problema não acontece. Mas depois que atualiza, ele aparece ( não tenho certeza disso, apenas impressão)

Qual navegador você usa? Assiste os vídeos usando somente o VLC? A aceleração por hardware está habilitada? A sua placa gráfica suporta aceleração por hardware do codec VP9 ou somente do H264? Se o hardware suportar decode do VP9, você instalou o driver correto para VA-API e o libva? Habilitou a aceleração por hardware no navegador? Imagino que no fórum do Linux Mint você encontre boas informações também.

Uso o Firefox no Arch Linux (Gnome + Wayland) e o decode do VP9 via aceleração por hardware funciona corretamente.

image

image

2 curtidas
  1. Explicação sobre o problema:

Errado! O suporte depende da sua GPU, Driver e/ou aplicação ter o suporte ao codec e não especificamente de ser Linux, Windows ou Mac.

2 . Solução para o problema: Use uma extensão chamada enhanced-h264ify (icone quadrado preto com letras verdes eh) para forçar o Youtube a usar Codec h264 que possivelmente sua GPU vai suportar diminuindo o consumo da CPU.

2 curtidas

Bem, uso brave mas já testei com o firefox e opera e continuou com o mesmo problema. E alem do VLC ja testei tbm com o reprodutor nativo do sistema.
Sobre a aceleração, as opções do navegador estão ativas, mas não tenho certeza se é compatível com a aceleração por hardware do codec VP9 ou se a minha maquina não apresenta esse suporte, como posso fazer para checar isso?
Lembro também que já cheguei a instalar o VA-API, VDPAU, MESA… nenhum apresentou efeito.

Obrigado pela atenção! :grinning:

• Porem, quando tinha windows nessa maquina videos no youtube nao consumia tanta CPU, mas como o windows é uma draga de RAM to tentando a um tempo utilizar alguns sistemas linux, que nao ta consumindo tanta RAM mas a cpu ta indo pra casa do karalh… kkk Como posso checar se minha GPU tem esse suporte ?

• Sobre a extensão enhanced-h264ify e ja estou utilizando mas diminuiu apenas uns 20% no máximo, ainda continuou bastante elevada. Detalhe é que quando vejo videos em HD em outros sites que não são o youtube a CPU geralmente nao passa de 50%

Você já pesquisou no fórum Diolinux e no fórum do Linux Mint sobre a aceleração por hardware? Não sei como são disponibilizadas as informações no Linux Mint. No Arch Linux as informações técnicas são apresentadas na Wiki.

https://wiki.archlinux.org/title/Hardware_video_acceleration

Lembrando que as informações acima são para o Arch Linux. Imagino que a organização e os nomes dos pacotes sejam diferentes no Mint.

Sugiro checar os links Como fornecer boas informações e Como ver as configurações do PC no Linux - Diolinux para verificar as informações da sua máquina.

Exemplo:

O meu processador é um i7-8565U com uma iGPU UHD Graphics 620. No Arch Linux uso o driver indicado na Wiki intel-media-driver. No projeto do driver há uma tabela informando a capacidade de encoding/decoding para cada família de processadores suportada pelo intel-media-driver.

Cada caso é um caso. Pra vc ver se eu usar o Firefox no Windows em meu Notebook os vídeos engasgam muito e nem suporta VP9. Já o Firefox no Linux no mesmo note suporta e roda os vídeos suavemente.

Tive a mesma experiência com o Firefox em um PC fraco, como relatei aqui

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.