Não muito tempo atrás, era fácil evitar anúncios do YouTube instalando um adblocker. Agora, o YouTube aumentou a aposta, e sua luta contra os bloqueadores de anúncios pode colocar em risco os próprios criadores que usam a plataforma como sua fonte de receita.
Embora o YouTube seja uma plataforma de criação de conteúdo, também é uma plataforma de publicidade. As empresas pagam muito dinheiro para anunciar no site, e a empresa, por sua vez, insere publicidade relevante em vídeos que se encaixam no tópico do anúncio.
Adblockers examinam o código de uma página enquanto ela carrega, comparando links que entram no navegador a um conjunto de domínios existentes. Se encontrar um domínio listado em sua “lista de anúncios”, ele bloqueará o carregamento do domínio, parando assim o anúncio.
Os bloqueadores de anúncios removem esses anúncios do carregamento e reduzem o número de cliques que os anunciantes obtêm. Com mais pessoas usando esses plugins e aplicativos, o YouTube teve que tomar medidas drásticas para garantir que ainda fosse um meio de publicidade viável. Essas medidas incluíam declarar guerra aos anúncios.
O sistema de pagamento do YouTube depende de quanto interesse um criador atrai da internet. Com base no sistema de receita de compartilhamento de anúncios do YouTube, os canais com mais assinantes e vídeos com mais visualizações tendem a receber mais. Se os usuários não assistirem a anúncios, o YouTube tem menos receita de anúncios para distribuir aos criadores.
Com as diretrizes de desmonetização do YouTube mudando rapidamente, alguns criadores deixaram o site ou apenas mantiveram sua presença lá como um funil para seus próprios esforços criativos fora do site.
Muitos criadores de vídeos contam com patrocínios de produtos ou apoio monetário direto deles, como um meio de ganhar, uma vez que eles não podem mais confiar nos pagamentos do YouTube.
O site já implementou estratégias que bloqueiam programas dedicados que permitem vídeos do YouTube sem anúncios. No entanto, o YouTube ofereceu alternativas para usuários que desejam assistir a conteúdo sem anúncios.
Uma delas é o YouTube Premium, nível pago da plataforma que pode ser inviável dependendo de onde você more, pois o valor é em dólar ou equivalente em moeda nacional. Para estes, não vale a pena o preço para a maioria dos usuários.
A empresa quer que os usuários vejam anúncios e farão grandes esforços para garantir que isso aconteça. Quanto aos usuários, alguns migraram do ecossistema do YouTube e um número crescente se conectou diretamente aos seus assinantes preferidos em outras plataformas.
E o fluxo incessante de soluções alternativas para bloquear anúncios demonstra que muitos espectadores também não estão dispostos a ceder terreno.
O YouTube está se adaptando através da implementação de uma nova metodologia para a entrega de anúncios e, embora muitos criadores estejam afastando seus negócios do YouTube, novos estão constantemente surgindo.
A guerra em curso da empresa com bloqueadores adblockers pode ter algumas baixas, mas a menos que a empresa mude sua metodologia de monetização, ela terá um longo caminho pela frente.
Quem viver, verá.
Fonte: howtogeek