YouTube está perdendo a guerra contra bloqueadores de anúncios

Não muito tempo atrás, era fácil evitar anúncios do YouTube instalando um adblocker. Agora, o YouTube aumentou a aposta, e sua luta contra os bloqueadores de anúncios pode colocar em risco os próprios criadores que usam a plataforma como sua fonte de receita.

Embora o YouTube seja uma plataforma de criação de conteúdo, também é uma plataforma de publicidade. As empresas pagam muito dinheiro para anunciar no site, e a empresa, por sua vez, insere publicidade relevante em vídeos que se encaixam no tópico do anúncio.

Adblockers examinam o código de uma página enquanto ela carrega, comparando links que entram no navegador a um conjunto de domínios existentes. Se encontrar um domínio listado em sua “lista de anúncios”, ele bloqueará o carregamento do domínio, parando assim o anúncio.

Os bloqueadores de anúncios removem esses anúncios do carregamento e reduzem o número de cliques que os anunciantes obtêm. Com mais pessoas usando esses plugins e aplicativos, o YouTube teve que tomar medidas drásticas para garantir que ainda fosse um meio de publicidade viável. Essas medidas incluíam declarar guerra aos anúncios.

O sistema de pagamento do YouTube depende de quanto interesse um criador atrai da internet. Com base no sistema de receita de compartilhamento de anúncios do YouTube, os canais com mais assinantes e vídeos com mais visualizações tendem a receber mais. Se os usuários não assistirem a anúncios, o YouTube tem menos receita de anúncios para distribuir aos criadores.

Com as diretrizes de desmonetização do YouTube mudando rapidamente, alguns criadores deixaram o site ou apenas mantiveram sua presença lá como um funil para seus próprios esforços criativos fora do site.

Muitos criadores de vídeos contam com patrocínios de produtos ou apoio monetário direto deles, como um meio de ganhar, uma vez que eles não podem mais confiar nos pagamentos do YouTube.

O site já implementou estratégias que bloqueiam programas dedicados que permitem vídeos do YouTube sem anúncios. No entanto, o YouTube ofereceu alternativas para usuários que desejam assistir a conteúdo sem anúncios.

Uma delas é o YouTube Premium, nível pago da plataforma que pode ser inviável dependendo de onde você more, pois o valor é em dólar ou equivalente em moeda nacional. Para estes, não vale a pena o preço para a maioria dos usuários.

A empresa quer que os usuários vejam anúncios e farão grandes esforços para garantir que isso aconteça. Quanto aos usuários, alguns migraram do ecossistema do YouTube e um número crescente se conectou diretamente aos seus assinantes preferidos em outras plataformas.

E o fluxo incessante de soluções alternativas para bloquear anúncios demonstra que muitos espectadores também não estão dispostos a ceder terreno.

O YouTube está se adaptando através da implementação de uma nova metodologia para a entrega de anúncios e, embora muitos criadores estejam afastando seus negócios do YouTube, novos estão constantemente surgindo.

A guerra em curso da empresa com bloqueadores adblockers pode ter algumas baixas, mas a menos que a empresa mude sua metodologia de monetização, ela terá um longo caminho pela frente.

Quem viver, verá.

Fonte: howtogeek

3 curtidas

Se mudassem a abordagem invasiva e inadequada, essa guerra se tornaria desnecessária…

3 curtidas

Eu fiquei com a impressão que da pandemia pra frente aumentou e muito as propagandas no youtube. A ponto de que hoje ou vc usa adblock/revanced app ou não assiste youtube. Está inviável assistir youtube com tantas propagandas. (talvez por conta do aumento de canais de podcasts e canais de cortes)

No dia que o youtube vencer a guerra com o adblock, a tendencia é aparecer outra plataforma para ocupar esse espaço do youtube.

2 curtidas

Complicada a situação das propagandas: acionistas querendo cada vez mais grana, muitos não tem condições de pagar 20,90 ao mês pra se livrar dessa chatísse.
Facebola chegou ao cúmulo de colocar propaganda entre as conversas do messenger.

Se ao menos tivesse um plano mais barato para apenas remover os anúncios do Youtube poderia ser até mais lucrativo do que o Youtube Premeium, “A mais tem o Youtube Music”, não camarada não vou migar de outra plataforma só porque é conveniente para terceiros além de que ainda é inferior ao Spotfy e Tidal.

A impressão que tenho é que o youtube enfia 300 propaganda no Youtube em um video de 10, 15min só para irritar a galera e começarem a pagar o Premium, o que na verdade está e tomando um adblock de cada vez mais usuários.

Que peninha :grin: NewPipe e Ublock Origin nele :pinched_fingers:

3 curtidas

Verdade,uso adblock e nunca me deu nada

Depois que eu mudei pra NewPipe e FreeTube, não consigo me ver voltando pra usar o Youtube normal, mesmo com Premium

Eu adoro ter um app só pro Youtube no Linux, com tudo armazenado localmente, sem nenhum algoritmo pra me viciar, ao invés de um perfil do navegador com um montão de extensões pra deixar o Youtube usável (mesmo assim ainda com o Google sabendo tudo que eu assisto e faço)

E com o NewPipe é a mesma coisa, eu acho até mais pratico de usar que o app oficial pelo minimalismo

Acabou que meu setup atual me deu uma experiência “melhor” do que a do Google

É claro, tem o fato que eu não consigo interagir com os canais e que as vezes os apps param de funcionar por que a Google ama ir atrás de usuários que estão custando 0.01% do dinheiro deles

Mas acredito que eu ganho mais do que perco

3 curtidas

Sério? Nem notei que tinha anúncios no meu Revanced que uso desde que lançou. :astonished:

O problema dos anúncios tanto no Youtube e também em outros sites, sendo o que levou aos surgimento de ferramentas do Adblock são:

1 - Os anúncios ficaram abusivos (Alta quantidade nos sites)
2 - Invasivos (Atrapalhando de forma irritante o consumo do conteúdo principal)
3 - Destruindo a otimização de acesso/uso do serviço (Página mais lenta para carregar, rolar, interagir, maior consumo de memória e gasto de processamento/bateria).

Toda vez que vou usar algum outro dispositivo que não sejam os meus onde não tem um adblock configurado sinto irritação extrema ao tentar acessar os conteúdos que desejo.
Para mim não existe mais “usar a internet sem adblock”. N tenho “saco” para ficar fechando popups, abas que abrem sem eu pedir, banner de pesquisa em cima do conteúdo que quero ler e etc.

2 curtidas

Exatamente, os que eu uso.
O NewPipe foi dica do @kevinlucasilva , tempos atrás. Valeu pela dica.

Pessoal falou de plano mais barato, mas é aquilo né: eles querem que vc assine o Premium, pq pra eles vale mais a pena.
Eu acho um absurdo o Google não incluir Youtube ad-free nos planos do Google One. “One” que de “One” não tem nada! Eu sou obrigado a assinar esse treco, e percebo como falta integração com os outros serviços.
Eu uso YT no navegador no celular, não uso o app, e evito ver na TV pq é insuportável. E nem é só por ter anúncio. A frequência é ruim e a qualidade é péssima. Hoje uso bloqueador de rastreador e pesquiso no DuckDuckGo, mas mesmo quando eu tinha tudo ativado, não tinha UMA propagando relevante pra mim.
Ainda mais hoje, só tem cosmético, coisa de aposta e shopee.
No dia q fizerem propagandas menos invasivas e melhor direcionadas, eu desativo o ad-blocker. Até lá, eu sigo usando, infelizmente…

De nada :call_me_hand:

Atualmente estou usando o Tubular, um fork do NewPipe, que é exatamente como o seu base mas traz os recursos de SponsorBlock e ReturnYouTubeDislike, que pra mim são adições interessantes.

2 curtidas

Vou testar. Valeu pela dica, mais uma vez. :+1:

1 curtida

Anúncios no yt seriam de boa se o próprio criador do vídeo pudesse escolher um momento pra passar o anúncio, aí fica 1 antes do vídeo e um no meio, em um ponto q fica aceitável ver um anúncio, troca de assunto, corte etc…

já é assim em lives q eu saiba

Tive a mesma impressão e tenho quase que certeza que foi consequência das lives musicais.