Yay - Yet Another Yogourt - O + Novo Gestor de Pacotes AUR - Dúvidas

Salve, forummates :wink:

Tenho aqui duas dúvidas.
1 - Quando vamos instalar um pacote e o yay pergunta-nos o seguinte:
Diffs to show?
==> [N]one [A]ll [Ab]ort [I]nstalled [No]tInstalled or (1 2 3, 1-3, ^4)
O que devemos exatamente responder? Tenho respondido n para None, pois foi assim que vi fazer no youtube, mas não sei realmente o que estou fazendo e isto incomoda-me.

2 - ==> Remove make dependencies after install? [y/N] A resposta padrão é N para não, mas respondo Yes, porque penso que seja para apagar arquivos temporários após a instalação e não as dependências, pois apagar as dependências seria contra-senso, mas a verdade é que, outra vez, não tenho certeza. Devo responder o quê: y ou n? E porquê?

Cptos

1 - “diffs to show” Mostra as alterações entre os PKGBUILDs, você deve verificar sempre os PKGBUILDs para verificar que nada de estranho tenha sido adicionado garantindo assim a segurança do pacote, caso encontre alguma coisa estranha pode editar o PKGBUILD.

2 - Quando você instala pacotes do AUR, seu sistema precisa compilá-los. Para fazer isso, ele precisa usar outros pacotes, chamados de dependências. Depois do pacote criado essas dependências não são mais úteis para você, pode remover sem problemas.

1 Curtida

É que há diferenças entre dependências de compilação e dependências do pacote. Essas dependências de compilação são usadas apenas durante a compilação do pacote (exemplo são os pacotes terminando por -dev). O código binário compilado vai depender apenas das bibliotecas efetivamente usadas no programa. Caso essas dependências do pacote sejam removidas, o programa não vai mais funcionar.

Ainda tem a situação de se compilar o programa com opção de dependências estáticas (static). Nesse caso todas as bibliotecas usadas são incorporadas no próprio programa e ele trabalha de forma independente. Os binários criados desse modo ficam muito maiores porém não criam problemas em atualizações de dependências que quebram o programa. É mais ou menos o jeitão windows, que os programas são bem grandes, ou os próprios snaps que são bem grandes em relação ao pacote compilado com bibliotecas compartilhadas (shared-libs). Por outro lado, se acharem um bug na biblioteca, no programa estático você vai precisar recompilar ele inteiro, enquanto no modo compartilhado é possível atualizar apenas a biblioteca bugada.

1 Curtida

Então, Daniel, se eu não encontrar nenhumas alterações nos PKGBUILDS, presumo que devo responder None, correto?

Se não quiser ver nada selecione None mas eu aconselho sempre verificar tudo selecionando All. No caso não utilizo o yay no arch por vários problemas que o mesmo possui prefiro usar o aurutils.

não da pra instalar do AUR com pacman?