Tenho aqui duas dúvidas.
1 - Quando vamos instalar um pacote e o yay pergunta-nos o seguinte: Diffs to show? ==> [N]one [A]ll [Ab]ort [I]nstalled [No]tInstalled or (1 2 3, 1-3, ^4)
O que devemos exatamente responder? Tenho respondido n para None, pois foi assim que vi fazer no youtube, mas não sei realmente o que estou fazendo e isto incomoda-me.
2 - ==> Remove make dependencies after install? [y/N] A resposta padrão é N para não, mas respondo Yes, porque penso que seja para apagar arquivos temporários após a instalação e não as dependências, pois apagar as dependências seria contra-senso, mas a verdade é que, outra vez, não tenho certeza. Devo responder o quê: y ou n? E porquê?
1 - “diffs to show” Mostra as alterações entre os PKGBUILDs, você deve verificar sempre os PKGBUILDs para verificar que nada de estranho tenha sido adicionado garantindo assim a segurança do pacote, caso encontre alguma coisa estranha pode editar o PKGBUILD.
2 - Quando você instala pacotes do AUR, seu sistema precisa compilá-los. Para fazer isso, ele precisa usar outros pacotes, chamados de dependências. Depois do pacote criado essas dependências não são mais úteis para você, pode remover sem problemas.
É que há diferenças entre dependências de compilação e dependências do pacote. Essas dependências de compilação são usadas apenas durante a compilação do pacote (exemplo são os pacotes terminando por -dev). O código binário compilado vai depender apenas das bibliotecas efetivamente usadas no programa. Caso essas dependências do pacote sejam removidas, o programa não vai mais funcionar.
Ainda tem a situação de se compilar o programa com opção de dependências estáticas (static). Nesse caso todas as bibliotecas usadas são incorporadas no próprio programa e ele trabalha de forma independente. Os binários criados desse modo ficam muito maiores porém não criam problemas em atualizações de dependências que quebram o programa. É mais ou menos o jeitão windows, que os programas são bem grandes, ou os próprios snaps que são bem grandes em relação ao pacote compilado com bibliotecas compartilhadas (shared-libs). Por outro lado, se acharem um bug na biblioteca, no programa estático você vai precisar recompilar ele inteiro, enquanto no modo compartilhado é possível atualizar apenas a biblioteca bugada.
Se não quiser ver nada selecione None mas eu aconselho sempre verificar tudo selecionando All. No caso não utilizo o yay no arch por vários problemas que o mesmo possui prefiro usar o aurutils.