Estou usando Wayland pois parece que o Gnome realmente funciona melhor com ele, mas venho encontrando alguns problemas de compatibilidade com alguns programas ou plugins do gnome, o XWayland não resolveria isso? aparentemente já esta instalado, como que fasso pra fazer isso funcionar?
O XWayland é utilizado automaticamente quando necessário, não é algo que você ativa manualmente.
quais programas não estão rodando?
Normal, algumas coisas nunca vão funcionar no Wayland por limitação do próprio Wayland, existem extensões e programas que fazem uso de funções muito específicas do Xorg, esses nunca irão funcionar
Whatdesk, aplicativo snap para whatzap
komorebi, wallpaper animado.
Pixel save, extenssão gnome.
Teoricamente era pra funcionar, poderia testar o AppImage dele?
Sinto muito mas esse nunca irá funcionar, no Wayland o aplicativo não permite que o aplicativo posicione a janela por conta, TALVEZ se o KWin for o compositor e o aplicativo passar a usar o KWindowSystem ele possa ter uma sobrevida, fora isso não tem futuro
Essa é outra que usa muito as APIs do Xorg e até onde eu me recordo o GNOME Wayland não oferece suporte a esse tipo de API, em resumo vai rodar junto com o komorebi
É basicamente o que o @Natanael.755 disse, mas acredito que seja mais uma limitação dos aplicativos em não suportarem o Wayland do que uma limitação do Wayland ao não suportar os aplicativos. Será que não?
Pelo que eu sei o Wayland é o futuro, o substituto do Xorg, logo imagino que cada um ao seu tempo os aplicativos é que devem se integrar ao Wayland. Acho que não faria sentido o Wayland ser modificado para funcionar com estes aplicativos que foram feitos para o Xorg, e sim o contrário, à final se for para fazer o Wayland trabalhar igual ao Xorg (mesmo que apenas em alguns aspectos) então não faria sentido ser um substituto/evolução.
Todavia não estudei o assunto muito a fundo, e se eu estiver errado me corrijam.
Não utilizo pacotes snap, não posso comentar.
Nunca utilizei, a última versão rodou no fedora 29, não sei se com wayland, o fato é que o wayland vem desde o fedora 20 se funcionou lá deveria funcionar hoje.
Extensão desatualizada (abandonada), ultima versão suportada do gnome shell 3.26, nunca curti este tipo de extensão, mas você pode experimentar a unite tem a mesma finalidade, para aplicações GNOME não será muto útil pois o gnome-shell utiliza CSD.
https://extensions.gnome.org/extension/1287/unite/
Bem isso, na época da mudança do XFree86 para Xorg foi a mesma ladainha, conclusão o XFree86 simplesmente sumiu, coisas que estavam amarradas e não podiam entrar foram colocadas no Xorg como Xcomposite,Xrandr,Kdrive etc… etc… etc… o que atrapalha o melhor desenvolvimento do Wayland são os do contra, espero ver os aplicativos mais populares rodando sem Xwayland.
Espero que a Redhat faça mesmo o que disse e só suporte Xorg até o RHEL 8, assim os desenvolvedores terão foco somente no Wayland.
Agora o player padrão que veio no sistema esta funcionando com instabilidade.
vou passar a usar esse outro que instalei de um repositorio.
O wayland limita desnecessariamente muita coisa (mais ou menos como o nome dns reverso do flatpak), na minha visão seria uma limitação dos aplicativos suportarem o Wayland SE o Wayland tivesse um meio de implementar essas funções, como não permite é uma limitação do Wayland
Nem tanto, diversas características do Wayland injustificáveis causam esses problemas, já que uma janela não pode interferir em outra de outro programa :
- O programa não pode definir sua posição
- O programa não pode trocar a decoração de outras janelas
- O programa não pode listar nem ter acesso ao ícone das janelas
- Um terceiro não pode controlar o estado de uma janela (maximizado, minimizado e fechar)
Isso além de injustificável mata praticamente todos os programas de personalização
@rp.serejo qual sua distro? o programa padrão Vídeos do GNOME (totem) funciona sem engasgos no Wayland, o gnome MPV com certeza também vai funcionar, o totem com os plugins instalados corretamente não deveria ter instabilidade, somente utilizo ele fazem alguns anos, nunca utilizei vlc ou outro player desde que parei de utilizar o gXine, quando o totem estava em estágio inicial de desenvolvimento, e tinah alguns problemas de renderização mas isto faz muito tempo.
Não, é o próprio Wayland se isso acontecer, diga adeus a praticamente todos os ambientes desktops fora KDE e GNOME, os desenvolvedores não focam no Wayland simplesmente por que é inviável, um Firefox, um GIMP da vida não precisam nem saber que o Wayland existe, já o desenvolvedor do plank precisaria fazer um compositor inteiro se quiser compatibilizar com o Wayland
a versão em appimage que achei do whatdesk não abre nem no Xorg
Estranho, pode passar o link?
Esse app não é mantido a mais de 3 anos, e é feito em Electron, a essa altura tem 1 milhão de falhas de segurança.
Se outros DEs se recusam a evoluir tem mais é que desaparecer mesmo, tiveram tempo de sobra para se adaptar, a tecnologia evolui. A RedHat já disse que o X.Org entrará em “hard maintenance mode” em breve, o Gnome, possivelmente na versão 3.36, não exigirá mais o X.Org para funcionar, e o XWayland será ativado sob demanda.
Não, não tiveram, nenhuma DE foi criada mas sim se adaptaram a tecnologias, a tecnologia evolui de fato e quando foi questão de evolução elas se adaptaram, o Wayland é questão de limitação e não evolução, sem as limitações toscas do wayland:
Nenhuma das DEs teriam que ser reescritas do zero, o XFCE por exemplo só conseguiu finalizar a migração pro GTK 3 as vésperas do lançamento do GTK 4, e essa migração é pré requisito pra suportar o Wayland, agora que tempo o XFCE teve? O KDE só conseguiu a tempo por usar Qt
outro problema, eu uso o PC alternando entre a saida de som do HDMI e do conector P2, mesmo sem ser pela extensão, procurando na confg de som, eu não acho a saida HDMI, apenas entrando na versão do Xorg, ai eu posso voltar pro Wayland e usar normalmente.