Xwayland, ta funcionando isso? (Ubuntu 19.04)

Estou usando Wayland pois parece que o Gnome realmente funciona melhor com ele, mas venho encontrando alguns problemas de compatibilidade com alguns programas ou plugins do gnome, o XWayland não resolveria isso? aparentemente já esta instalado, como que fasso pra fazer isso funcionar?

O XWayland é utilizado automaticamente quando necessário, não é algo que você ativa manualmente.

1 curtida

quais programas não estão rodando?

1 curtida

Normal, algumas coisas nunca vão funcionar no Wayland por limitação do próprio Wayland, existem extensões e programas que fazem uso de funções muito específicas do Xorg, esses nunca irão funcionar

1 curtida

Whatdesk, aplicativo snap para whatzap
komorebi, wallpaper animado.
Pixel save, extenssão gnome.

1 curtida

Teoricamente era pra funcionar, poderia testar o AppImage dele?

Sinto muito mas esse nunca irá funcionar, no Wayland o aplicativo não permite que o aplicativo posicione a janela por conta, TALVEZ se o KWin for o compositor e o aplicativo passar a usar o KWindowSystem ele possa ter uma sobrevida, fora isso não tem futuro

Essa é outra que usa muito as APIs do Xorg e até onde eu me recordo o GNOME Wayland não oferece suporte a esse tipo de API, em resumo vai rodar junto com o komorebi

2 curtidas

É basicamente o que o @Natanael.755 disse, mas acredito que seja mais uma limitação dos aplicativos em não suportarem o Wayland do que uma limitação do Wayland ao não suportar os aplicativos. Será que não?

Pelo que eu sei o Wayland é o futuro, o substituto do Xorg, logo imagino que cada um ao seu tempo os aplicativos é que devem se integrar ao Wayland. Acho que não faria sentido o Wayland ser modificado para funcionar com estes aplicativos que foram feitos para o Xorg, e sim o contrário, à final se for para fazer o Wayland trabalhar igual ao Xorg (mesmo que apenas em alguns aspectos) então não faria sentido ser um substituto/evolução.

Todavia não estudei o assunto muito a fundo, e se eu estiver errado me corrijam.

4 curtidas

Não utilizo pacotes snap, não posso comentar.

Nunca utilizei, a última versão rodou no fedora 29, não sei se com wayland, o fato é que o wayland vem desde o fedora 20 se funcionou lá deveria funcionar hoje.

Extensão desatualizada (abandonada), ultima versão suportada do gnome shell 3.26, nunca curti este tipo de extensão, mas você pode experimentar a unite tem a mesma finalidade, para aplicações GNOME não será muto útil pois o gnome-shell utiliza CSD.
https://extensions.gnome.org/extension/1287/unite/

1 curtida

Bem isso, na época da mudança do XFree86 para Xorg foi a mesma ladainha, conclusão o XFree86 simplesmente sumiu, coisas que estavam amarradas e não podiam entrar foram colocadas no Xorg como Xcomposite,Xrandr,Kdrive etc… etc… etc… o que atrapalha o melhor desenvolvimento do Wayland são os do contra, espero ver os aplicativos mais populares rodando sem Xwayland.
Espero que a Redhat faça mesmo o que disse e só suporte Xorg até o RHEL 8, assim os desenvolvedores terão foco somente no Wayland.

5 curtidas

image Agora o player padrão que veio no sistema esta funcionando com instabilidade.
image vou passar a usar esse outro que instalei de um repositorio.

O wayland limita desnecessariamente muita coisa (mais ou menos como o nome dns reverso do flatpak), na minha visão seria uma limitação dos aplicativos suportarem o Wayland SE o Wayland tivesse um meio de implementar essas funções, como não permite é uma limitação do Wayland

Nem tanto, diversas características do Wayland injustificáveis causam esses problemas, já que uma janela não pode interferir em outra de outro programa :

• O programa não pode definir sua posição
  • O programa não pode trocar a decoração de outras janelas
  • O programa não pode listar nem ter acesso ao ícone das janelas
  • Um terceiro não pode controlar o estado de uma janela (maximizado, minimizado e fechar)

Isso além de injustificável mata praticamente todos os programas de personalização

3 curtidas

@rp.serejo qual sua distro? o programa padrão Vídeos do GNOME (totem) funciona sem engasgos no Wayland, o gnome MPV com certeza também vai funcionar, o totem com os plugins instalados corretamente não deveria ter instabilidade, somente utilizo ele fazem alguns anos, nunca utilizei vlc ou outro player desde que parei de utilizar o gXine, quando o totem estava em estágio inicial de desenvolvimento, e tinah alguns problemas de renderização mas isto faz muito tempo.

2 curtidas

Não, é o próprio Wayland se isso acontecer, diga adeus a praticamente todos os ambientes desktops fora KDE e GNOME, os desenvolvedores não focam no Wayland simplesmente por que é inviável, um Firefox, um GIMP da vida não precisam nem saber que o Wayland existe, já o desenvolvedor do plank precisaria fazer um compositor inteiro se quiser compatibilizar com o Wayland

3 curtidas

a versão em appimage que achei do whatdesk não abre nem no Xorg

Estranho, pode passar o link?

Esse app não é mantido a mais de 3 anos, e é feito em Electron, a essa altura tem 1 milhão de falhas de segurança.

Se outros DEs se recusam a evoluir tem mais é que desaparecer mesmo, tiveram tempo de sobra para se adaptar, a tecnologia evolui. A RedHat já disse que o X.Org entrará em “hard maintenance mode” em breve, o Gnome, possivelmente na versão 3.36, não exigirá mais o X.Org para funcionar, e o XWayland será ativado sob demanda.

Não, não tiveram, nenhuma DE foi criada mas sim se adaptaram a tecnologias, a tecnologia evolui de fato e quando foi questão de evolução elas se adaptaram, o Wayland é questão de limitação e não evolução, sem as limitações toscas do wayland:

Nenhuma das DEs teriam que ser reescritas do zero, o XFCE por exemplo só conseguiu finalizar a migração pro GTK 3 as vésperas do lançamento do GTK 4, e essa migração é pré requisito pra suportar o Wayland, agora que tempo o XFCE teve? O KDE só conseguiu a tempo por usar Qt

image
outro problema, eu uso o PC alternando entre a saida de som do HDMI e do conector P2, mesmo sem ser pela extensão, procurando na confg de som, eu não acho a saida HDMI, apenas entrando na versão do Xorg, ai eu posso voltar pro Wayland e usar normalmente.