Xubuntu não reconhece o Wifi

Acho interessante ressaltar que os adaptadores possuem um LED azul que no meu outro notebook Asus acendem normalmente mas nesse notebook posutivoo Led não dá sinal algum

Qual o modelo do Laptop e dos adaptadores de rede em questão?

Olá amigo!

O adaptador é um:
Realtek 8811CU Wireless LAN 802.11ac USB NIC

E o notebook é um note positivo modelo Q232A (3001296)

Acabei de notar que estava me referindo ao sistema Kubuntu sendo que na verdade o sistema que tentei instalar foi o Xubuntu 20.04LTS.

Pérolas de um completo Noob em Linux kkk.

1 curtida

Olá amigo eu já tive o mesmo problema e abri um tópico sobre isso mais e que o driver do adaptador não esta no repositório de drivers,
então não da para baixar pelos drivers adicionais.
E compilando o driver tem problemas em kerneis acima do 5.6 já tentei instalar diversas vezes porem não funcionou ate agora não encontrei nenhuma solução para esse problema :pensive:

1 curtida

Entendi… Mas e enquanto ao chip da placa mãe?

Comprei o adaptador apenas para ter acesso ao 5.4Ghz, o wifi do notebook estava funcionando normalmente antes da formatação.

Li esse fórum abaixo algumas vezes pensando que me ajudaria, mas os sistemas são diferentes. Relataram nele que o wifi voltou a funcionar normalmente com a atualização do 20.04LTS (no caso do artigo acima, o sistema era o Kubunto), mas comigo já baixei direto a 20.04LTS do Xubuntu.

https://plus.diolinux.com.br/t/como-instalar-drivers-proprietarios-de-um-notebook-motion-q232a-no-linux/15974/11

Lá menciona um Bug na bios:

– Uma opção q vc pode tentar é ir lá na BIOS, na parte de Setup Utility você vai na aba Exit e seleciona a opção Load Custom Defaults .

Não encontrei essa opção, mas vou deixar uma foto em anexo.

1 curtida

Eu acho que Nessa bios o Load Custom Defaults e a mesma coisa de restore defaults
então você seleciona restore defaults e dá, um f4 para salvar veja se resolve :grin:

1 curtida

Então… Eu já tentei isso também e não rolou, mas obrigado. :joy:
Estava na esperança de ser outra opção ou em alguma outra aba kk

1 curtida

Se você quiser testar outra distro teste o zorin os lite

ele e bem estável deve funcionar o driver corretamente :wink:

1 curtida

Vou tentar… Obrigado pela sugestão ^^
Caso o zorin não funcione vou tentar o kubuntu.

Espero que ele caiba em um note de menos de 25GB de memória kk

Se der certo posto o resultado aqui e soluciono.

1 curtida

Ele e bem leve pode ficar tranquilo :grin:

1 curtida

Infelizmente a saga do wifi que não funciona persiste. Mesmo instalando o zorin contínuo sem acesso ao wifi… Consigo rede apenas pela ancoragem.

1 curtida

Você precisa baixar o driver na internet e instalar

Aqui está falando que para fazer a instalação desse driver eu preciso desabilitar o Secure Boot. Como faço isso?

1 curtida

da uma olhada aqui

1 curtida

Estou reiniciando aqui.
Vou rodar os comandos novamente, reiniciar e torcer pra funfar.

1 curtida

DEU CERTO RAPEIZE!!!

Finalmente deu certo, a instalação dos drivers foi um sucesso.
Infelizmente o adaptador USB continua sem dar sinal de vida, mas a placa do notebook reconheceu.

Como vi pelo caminho que muitos outros artigos foram abertos e alguns ainda não foram concluídos, vou fazer mais alguns testes, inclusive em outras distros para validar se de fato esses comandos solucionam o problema independente se é Zorin Lite, Xubuntu, Mint, Fedora. Assim consigo contribuir com outras pessoas também.

Agradeço muito a todos que me ajudaram ou tentaram contribuir.

1 curtida

aaaaaaaeeeeee! mano

1 curtida

Agora começa a saga de o porquê que a câmera não está funcionando.

Mas só de ter internet no notebook já ajuda muito.

Tente usar o kernel lts…

2 curtidas