Após alguns problemas no notebook, resolvi fazer a formatação do notebook positivo da minha mãe para o Xubuntu, levando em consideração o pouco espaço ocupado e o possível ganho de performance em relação ao windows.
Infelizmente, após toda instalação (que aparentemente foi feita corretamente), percebi que o wifi não aparecia de forma nenhuma.
Tenho 2 adaptadores wifi (mesma marca) que não funciona e a própria placa do notebook também não reconhece o wifi. Já não sei mais o que fazer.
Já realizei a instalação do sistema duas vezes, e já atualizei os programas e drivers através da ancoragem por USB mas também não resolveu. OBS: No Win10 tanto os adaptadores quanto a própria placa funcionavam perfeitamente
Agradeço qualquer sugestão que venha a dar uma luz de como solucionar esse problema ou sugestões de outros sistemas que eu posa instalar que não tenha esse problema.
Vou deixar abaixo o retorno de alguns comandos que vi na maioria dos artigos que li tentando resolver.
vanessa@notebook-vanessa:~$ sudo lshw -c network
[sudo] senha para vanessa:
*-network
descrição: Ethernet interface
ID físico: 1
informações do barramento: usb@1:3
nome lógico: usb0
serial: 7e:fe:ad:38:2f:c8
capacidades: ethernet physical
configuração: broadcast=yes driver=rndis_host driverversion=22-Aug-2005 firmware=RNDIS device ip=192.168.42.88 link=yes multicast=yes
vanessa@notebook-vanessa:~$ sudo rfkill list
0: hci0: Bluetooth
Soft blocked: yes
Hard blocked: no
vanessa@notebook-vanessa:~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 024: ID 04e8:6864 Samsung Electronics Co., Ltd GT-I9070 (network tethering, USB debugging enabled)
Bus 001 Device 002: ID 6080:8060 SINO WEALTH USB KEYBOARD
Bus 001 Device 016: ID 0bda:c811 Realtek Semiconductor Corp. 802.11ac NIC
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Boas vindas ao fórum!
Esse laptop possui alguma entrada de cabo ethernet? Se sim, reinstala o Kubuntu com o cabo de rede plugado e marque a opção de instalar drivers de terceiros.
Caso ele não possua entrada para este tipo de cabo, faça com o USB Tethering mesmo só para garantir uma conexão ao instalar o SO.
Amigo… Infelizmente ele não possui entrada Ethernet, entretanto a segunda vez que fiz a instalação eu já fiz com o notebook ancorado no meu celular, com a Internet funcionando e marquei essa opção, mas mesmo assim ele não funcionou a questão do wifi e nem dos adaptadores USB.
Acho interessante ressaltar que os adaptadores possuem um LED azul que no meu outro notebook Asus acendem normalmente mas nesse notebook posutivoo Led não dá sinal algum
Olá amigo eu já tive o mesmo problema e abri um tópico sobre isso mais e que o driver do adaptador não esta no repositório de drivers,
então não da para baixar pelos drivers adicionais.
E compilando o driver tem problemas em kerneis acima do 5.6 já tentei instalar diversas vezes porem não funcionou ate agora não encontrei nenhuma solução para esse problema
Comprei o adaptador apenas para ter acesso ao 5.4Ghz, o wifi do notebook estava funcionando normalmente antes da formatação.
Li esse fórum abaixo algumas vezes pensando que me ajudaria, mas os sistemas são diferentes. Relataram nele que o wifi voltou a funcionar normalmente com a atualização do 20.04LTS (no caso do artigo acima, o sistema era o Kubunto), mas comigo já baixei direto a 20.04LTS do Xubuntu.
Eu acho que Nessa bios o Load Custom Defaults e a mesma coisa de restore defaults
então você seleciona restore defaults e dá, um f4 para salvar veja se resolve
Finalmente deu certo, a instalação dos drivers foi um sucesso.
Infelizmente o adaptador USB continua sem dar sinal de vida, mas a placa do notebook reconheceu.
Como vi pelo caminho que muitos outros artigos foram abertos e alguns ainda não foram concluídos, vou fazer mais alguns testes, inclusive em outras distros para validar se de fato esses comandos solucionam o problema independente se é Zorin Lite, Xubuntu, Mint, Fedora. Assim consigo contribuir com outras pessoas também.
Agradeço muito a todos que me ajudaram ou tentaram contribuir.