Xubuntu Minimal x Lubuntu 18.04, qual o mais leve?

Qual que se sairia melhor em desempenho, principalmente em games.

0 Likes

Eu sou suspeito pra falar, mas acredito que Xubuntu Minimal seja mais leve que o Lubuntu.

0 Likes

O LXDE/LXQT é um ambiente de trabalho mais leve do que o XFCE. Porém, você botou em questão um “Xubuntu minimal” vs Lubuntu “completo”, sendo assim, o Xubuntu acabaria ficando mais leve por possuir menos aplicações rodando “simultaneamente” em segundo plano, o que, consequentemente, resultaria num menor consumo de memória RAM e CPU.

0 Likes

Hmm, e o que aconteceria se fosse o Lubuntu Minimal, que eu nem achei quase nada direito dele (achei mais do Xubuntu Minimal). Acho que amanhã vou testar as duas.

0 Likes

O recomendado é fazer o teste mesmo hausahaa.

Mas se estivéssemos falando de um lubuntu minimal vs “xubuntu minimal”, o lubuntu acabaria sendo mais leve por possuir uma interface naturalmente mais leve.

0 Likes

O Xubuntu não tem a opção de instalação mínima, a única forma de conseguir uma instalação mais minimalista é utilizando a ISO do Ubuntu Mini. De qualquer forma, o LXDE é o DE mais leve, a única coisa mais leve que o LXDE é um Window Manager.

Outra coisa para se manter em mente, a escolha do DE não afeta a performance em jogos, a única diferença é a quantidade de memória livre que você vai ter. Como você pode ver nestes benchmarks, a performance dos jogos é a mesma, independente do DE.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=gaming-desktop-eoy2018&num=2

1 Like

Que eu saiba não existe Xubuntu minimal. Como bem disse o @drakofrost. Existe o Ubuntu Minimal, no qual vc pode instalar LXDE, XFCE, KDE ou o que vc quiser. E, nesse caso, com as mesmas aplicações e serviços instalados, o LXDE sempre será mais leve que o XFCE. Quanto a desempenho em jogos… não é a minha praia.

0 Likes