Xubuntu Minimal x Lubuntu 18.04, qual o mais leve?

Qual que se sairia melhor em desempenho, principalmente em games.

1 curtida

Eu sou suspeito pra falar, mas acredito que Xubuntu Minimal seja mais leve que o Lubuntu.

1 curtida

O LXDE/LXQT é um ambiente de trabalho mais leve do que o XFCE. Porém, você botou em questão um “Xubuntu minimal” vs Lubuntu “completo”, sendo assim, o Xubuntu acabaria ficando mais leve por possuir menos aplicações rodando “simultaneamente” em segundo plano, o que, consequentemente, resultaria num menor consumo de memória RAM e CPU.

1 curtida

Hmm, e o que aconteceria se fosse o Lubuntu Minimal, que eu nem achei quase nada direito dele (achei mais do Xubuntu Minimal). Acho que amanhã vou testar as duas.

O recomendado é fazer o teste mesmo hausahaa.

Mas se estivéssemos falando de um lubuntu minimal vs “xubuntu minimal”, o lubuntu acabaria sendo mais leve por possuir uma interface naturalmente mais leve.

1 curtida

Que eu saiba não existe Xubuntu minimal. Como bem disse o @anon48453804. Existe o Ubuntu Minimal, no qual vc pode instalar LXDE, XFCE, KDE ou o que vc quiser. E, nesse caso, com as mesmas aplicações e serviços instalados, o LXDE sempre será mais leve que o XFCE. Quanto a desempenho em jogos… não é a minha praia.

1 curtida

Por isso que eu acho interessante com um hardware um pouco inferior ficar com uma interface mais leve, mas ultimamente o KDE estar íncrivel com uma ótima performance até no meu dual core hehehe, a unica DE que ficou lenta foi o GNOME infelizmente, e a performance dos meus jogos com o KDE e XFCE foi realmente a mesma :slight_smile:

1 curtida

XFCE e Vidaaa…

2 curtidas

to ficando sem ideias já todos os dias eu mudo de visu…

1 curtida

É o Microsoft Office 2016 que você tem instalado no seu Linux?

1 curtida

@RamonVSBR, em iguais condições (isto é, sem nenhum software diferente que fique rodando em plano de fundo), o LXDE/LXQt é mais leve sem sombra de dúvidas.

Mas francamente, cara, a diferença é tão pouca que não creio que haverá um ganho significativo ou até mesmo perceptível no desempenho, de forma que o sugiro que você use o Xubuntu por o XFCE ser beeeeeeem mais completo que o LXDE/LXQt.

Ouso dizer até que você poderia até usar o KDE ou GNOME (nas versões mais recentes), quando se trata de jogo a real preocupação é se você está com bons drivers de vídeo e que o jogo tenha boa compatibilidade com o sistema caso ele não seja nativo pra Linux.

2 curtidas

não e o libreofice mesmo eu não ainda não uso esses tipo de programas só uso navegador mesmo kkkk

Em games a diferença vai ser praticamente inexistente, a não ser que seu hardware seja muito fraco e necessite da maior quantidade de memória livre. Ambos, Lxde e Xfce, tem baixíssimo consumo de recursos do pc. Na prática, o Lxde é mais leve que o Xfce.

A versão minimal do Xubuntu que você fala é o Xubuntu Core? Ah, e se for o Lubuntu com Lxqt, já vi Lxqt ser mais pesado que o Xfce várias vezes. Inclusive é um ambiente meio esquisito o Lxqt.

1 curtida

Perdão a todos, quando me referi a Xubuntu Minimal me referi a ISO do Ubuntu Minimal com instalação de pacotes para se ter um XFCE mínimo (Como o xubuntu-core, por exemplo).

2 curtidas

Objetivando “ressuscitar” algumas máquinas antigas para usuários de MS-Windows, achei o Lubuntu. Parece ser o mais leve possível com todos os recursos demandados.
Desde então tenho procurado algo ainda mais leve. Dentre os testes o Xubuntu e o PixelOs foram os que mais se aproximaram.
Entretanto, não achei ainda uma distro para máquinas “obsoletas” que fizessem seus donos tão independentes quanto o Lubuntu.

1 curtida

O Lubuntu é desenvolvido exclusivamente para maquinas fracas.

Ou Era.

Eles deixaram de desenvolver para maquinas antigas e agora desenvolve para maquinas fracas.
Aquelas relíquias de décadas e décadas que foram abandonado.
Ate faz sentido maquinas antigas não tem muito usuários.
Para você ver a iso do 16.04 cabe em um CD se ver eles desenvolvia para maquinas que usava CD que nem tem DVD então IDE ao invés de SATA.

Este tópico foi fechado automaticamente 180 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.