Xubuntu Minimal x Lubuntu 18.04, qual o mais leve?

Qual que se sairia melhor em desempenho, principalmente em games.

1 Like

Eu sou suspeito pra falar, mas acredito que Xubuntu Minimal seja mais leve que o Lubuntu.

1 Like

O LXDE/LXQT é um ambiente de trabalho mais leve do que o XFCE. Porém, você botou em questão um “Xubuntu minimal” vs Lubuntu “completo”, sendo assim, o Xubuntu acabaria ficando mais leve por possuir menos aplicações rodando “simultaneamente” em segundo plano, o que, consequentemente, resultaria num menor consumo de memória RAM e CPU.

1 Like

Hmm, e o que aconteceria se fosse o Lubuntu Minimal, que eu nem achei quase nada direito dele (achei mais do Xubuntu Minimal). Acho que amanhã vou testar as duas.

O recomendado é fazer o teste mesmo hausahaa.

Mas se estivéssemos falando de um lubuntu minimal vs “xubuntu minimal”, o lubuntu acabaria sendo mais leve por possuir uma interface naturalmente mais leve.

1 Like

O Xubuntu não tem a opção de instalação mínima, a única forma de conseguir uma instalação mais minimalista é utilizando a ISO do Ubuntu Mini. De qualquer forma, o LXDE é o DE mais leve, a única coisa mais leve que o LXDE é um Window Manager.

Outra coisa para se manter em mente, a escolha do DE não afeta a performance em jogos, a única diferença é a quantidade de memória livre que você vai ter. Como você pode ver nestes benchmarks, a performance dos jogos é a mesma, independente do DE.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=gaming-desktop-eoy2018&num=2

2 Likes

Que eu saiba não existe Xubuntu minimal. Como bem disse o @drakofrost. Existe o Ubuntu Minimal, no qual vc pode instalar LXDE, XFCE, KDE ou o que vc quiser. E, nesse caso, com as mesmas aplicações e serviços instalados, o LXDE sempre será mais leve que o XFCE. Quanto a desempenho em jogos… não é a minha praia.

1 Like

Por isso que eu acho interessante com um hardware um pouco inferior ficar com uma interface mais leve, mas ultimamente o KDE estar íncrivel com uma ótima performance até no meu dual core hehehe, a unica DE que ficou lenta foi o GNOME infelizmente, e a performance dos meus jogos com o KDE e XFCE foi realmente a mesma :slight_smile:

1 Like

Vc pode baixar o Ubuntu minimal
https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

1 Like

XFCE e Vidaaa…

2 Likes

to ficando sem ideias já todos os dias eu mudo de visu…

1 Like

É o Microsoft Office 2016 que você tem instalado no seu Linux?

1 Like

@RamonVSBR, em iguais condições (isto é, sem nenhum software diferente que fique rodando em plano de fundo), o LXDE/LXQt é mais leve sem sombra de dúvidas.

Mas francamente, cara, a diferença é tão pouca que não creio que haverá um ganho significativo ou até mesmo perceptível no desempenho, de forma que o sugiro que você use o Xubuntu por o XFCE ser beeeeeeem mais completo que o LXDE/LXQt.

Ouso dizer até que você poderia até usar o KDE ou GNOME (nas versões mais recentes), quando se trata de jogo a real preocupação é se você está com bons drivers de vídeo e que o jogo tenha boa compatibilidade com o sistema caso ele não seja nativo pra Linux.

2 Likes

não e o libreofice mesmo eu não ainda não uso esses tipo de programas só uso navegador mesmo kkkk

Em games a diferença vai ser praticamente inexistente, a não ser que seu hardware seja muito fraco e necessite da maior quantidade de memória livre. Ambos, Lxde e Xfce, tem baixíssimo consumo de recursos do pc. Na prática, o Lxde é mais leve que o Xfce.

A versão minimal do Xubuntu que você fala é o Xubuntu Core? Ah, e se for o Lubuntu com Lxqt, já vi Lxqt ser mais pesado que o Xfce várias vezes. Inclusive é um ambiente meio esquisito o Lxqt.

1 Like

Perdão a todos, quando me referi a Xubuntu Minimal me referi a ISO do Ubuntu Minimal com instalação de pacotes para se ter um XFCE mínimo (Como o xubuntu-core, por exemplo).

2 Likes