Xrandr não reconhece monitor externo ao notebook

Olá!
Instalei e estava configurando o bspwm e o xrandr e ao logar com o bspwm ele não reconhece meu 2º monitor conectado ao notebook porem usando o gnome ele reconhece normalmente

No gnome tenho esse retorno com o comando xrandr --listmonitors

Monitors: 2
 0: +*XWAYLAND0 1920/480x1080/270+0+0  XWAYLAND0
 1: +XWAYLAND1 1920/340x1080/190+1920+0  XWAYLAND1

E no bspwm com o mesmo comando

Monitors: 1
 0: +*eDP-1 1920/344x1080/193+0+0  eDP-1

Encontrei essa configuração do xrandr também

xrandr --output XWAYLAND1 --primary --left-of XWAYLAND0 --auto

Porem retorna o erro

randr: Configure crtc 0 failed

Qual o motivo de reconhecer o monitor em um e no outro não? Já tentei desconectar e conectar o hdmi da placa porem não reconhece

Há aplicativos GUI que configuram monitores, independente de ambiente gráfico. Na ArchWiki, temos essa lista. Eu recomendo porque a raiz da sua pergunta é só uma questão de linguagem, e eles podem te salvar se você não entender a minha explicação.

O comando que você está procurando para listar “monitores” é xrandr -q (ou só xrandr). O que você chama de “monitor”, o xrandr chamada de “output” (saída). Você vai ver algo como HDMI-1 disconnected .... Sabendo do nome da saída, você pode fazer xrandr --output HDMI-1 --auto --left-of eDP-1.

A definição de “monitor” para o Xrandr são as coordenadas virtuais que o aplicativo se posiciona para ir para um saída específica. Se você nunca ativou a saída HDMI, você nunca criou um monitor (na definição do Xrandr) para ela.

Eu não usei o Gnome Wayland, então não posso comentar sobre como o Xrandr funciona (ou não) nele.

1 curtida