Xfce 4.16 lançado 22/12/2020

Hoje, após 1 ano e 4 meses de trabalho, temos o prazer de anunciar o lançamento do desktop Xfce 4.16, uma nova versão estável que substitui o Xfce 4.14.

https://www.xfce.org/about/news/?post=1608595200

fotos 4.16pre1

fotos dos ícones

7 curtidas

" Estamos cientes de que isto gerará algum trabalho para os mantenedores de pacotes de ícones (se eles realmente quiserem sobrepor nossos ícones maravilhosos) "

Esta para mim foi a melhor parte do texto :joy:

You have triggered the distro-hoppers…

Vou testar em VM por que eu já hopei de DE pro Gnome outra vez XD

Mas KDE é legal, eu aprovo : )

4 curtidas

Preferia que o Xfce não tivesse embarcado na onda das CSDs também. :frowning_face:

1 curtida

Dúvida de noob e leigo, o que seria “CSDs”?

1 curtida

Decorações de janelas que são impostas pelo cliente, ou seja, pelo programa. Em inglês, CSD é um acrônimo para client-side decoration. Recentemente, o Plasma precisou implementar formas de suavizar essas decorações, para melhor integrar esses programas com o ambiente. Desde o surgimento do X Window System, as decorações ficavam a cargo do gerenciador de janelas, mas com a chegada do GNOME 3, o equilíbrio foi quebrado.

1 curtida

Eu gostei, ficou parecido com o GNOME.

1 curtida

Sim, por isso mesmo eu detestei. As coisas do GNOME (ou que seguem a ideia de CSD que veio a partir da versão 3) ficam alienígenas aqui (eu já tolero isso no catfish, gnome-disk-utility e nfoview). Para quem opta por usar um gerenciador de janelas, é muito ruim. O ambiente fica mais fragmentado e inconsistente.

XFCE 4.16 no Xubuntu 21.04 daily build

Minha customização :point_down:

1 curtida

Especialmente na última captura de tela, dá pra ver como a opção pelo CSD acaba criando uma decoração que, apesar de similar em relação àquela usada pelo xfwm4, não é idêntica.

Tem o proble.a do CSD, mas acho que a partir de agora vão criar temas melhores para o xfce4

Ugh… ainda tem coisa sem o headerbar. Vou esperar sair tudo com o header bar pra depois testar.