Xcloud Travando no Ubuntu 22.04.03

Boa Noite! Instalei essa semana o Ubuntu 22.04.03 e rodei a Xcloud Pelos navegadores, Edge e Chrome,e está rodando com lag, e no Windows 10 com Egde roda liso, o que pode ser? Tenho 500 MB de conexão em Fibra.

Olá!

Você apenas instalou o Ubuntu e os navegadores e foi logando no Xcloud e a conexão fica com lag?

Qual é seu hardware?
Chegou a instalar o pacote de codecs?

sudo apt install ubuntu-restricted-extras

Apesar de serem os mesmos navegadores o modo de compilação é diferente para Windows e para o Linux. Devido a questões comerciais a versão para Linux não ativa por padrão recursos que no Windows ativam. Sendo assim a parte de vídeo tende a funcionar apenas com uso de cpu e parte básica de gpu e se o hardware for bem menos potente pode ocorrer a não fluidez quando tocando em 1080p60. Mas se o hardware for mais novo isso não chega a ser problema.

1 curtida

Muito Obrigado! instalei os codecs e resolveu! agora sabe me dizer como ativar o Claristy Boosty no Edge no linux? no Windows quando vc esta na Xcloud tem como ativar no linux já não aparece essa opção!

Não sei informar. Ainda não uso o Edge no Linux. Como não aparece a opção é bem provável que ao compilar para Linix a MS remova a função ou só não habilita. Assim ela mantém maior competitividade no Win.

Bom Dia! Fui jogar no final de semana usando o Chrome e o Edge e continua com Delay imenso, acontece menos no Chrome, não resolveu instalando os pacotes, e no Windows funciona perfeito!

Olá!

Olha apesar de ter fibra, não quer dizer que será o filé do filé. Há muito mais envolvido.
Importante entender que não é um problema de Linux ou Chrome. Como falei terá que rastrear para elaborarmos melhor.

Agora, precisa nos passar informações mais concretas do seu hardware, de como está tentando usar a xcloud, conexão via wifi, via cabo?

Para que você veja informações úteis que explicarão como é viável jogar xcloud inclusive em hardware que nem é para essa finalidade, veja, entenda os cenários e faça os testes ai também:

Compreendo, mas se funciona no Windows era pra funcionar no Linux , concorda? É o mesmo PC , Core i3 3250 3.5 GHz, 8 GB de Ram, sem placa de vídeo! 600 MB de conexão Fibra Ótica. E se não meu engano era versão do Ubuntu 22.10 que eu usava e funcionava perfeito, talvez vou instalar ela e fazer o teste!

Não!

Como falei acima. Além de serem sistemas diferentes o modo como entregam os navegadores para usuários Linux é diferente do modo como entregam para usuários Windows.

Sugiro que verifique na Ubuntu 22.04 e além de instalar os codecs faça toda a atualização para ter mesa e kernel mais novos. No entanto, seu hardware é totalmente compatível e mesmo a versão de base do Ubuntu 22.04 cobre perfeitamente as capacidades de sua iGPU que imagino ser Intel.

Outra coisa que pode fazer é após instalar o chrome você acessar a parte que mostra os recursos nativos que ele ativou para suporte ao gráficos/vídeo, basta digitar no navegador e entrar:

chrome://gpu

Printa a tela e põe aqui tbm.

Ok, Obrigado!

Bom Dia! segue Xcloud travando no Edge e Chrome, segue print: Acho estranho um serviço da Nuvem esta gargalando.

Captura de tela de 2024-01-10 08-27-55

1 curtida

Beleza?

Sua placa de vídeo é onboard Intel, certo?
Seu Ubuntu 22.04.3 esta todo atualizado com sudo apt full-upgrade?
Você está usando o kernel hwe 6.5.xxx?
Você instalou sudo apt install ubuntu-restricted-extras ?
O Chrome você instalou o oficial distribuido pelo site Google?

Outra coisa, no após confirmar informações acima, abra o chrome e digita:

chrome://flags

Após abrir altere o valor das flags para conforme a imagem:

Reinicie o navegador e tente entrar na xcloud e veja se está mais fluido a parte de vídeo.