XCloud? Qual controle, distro Linux, navegador, velocidade da internet que vocês utilizam?

Fala pessoal, espero que estejam bem, abro este tópico com o objetivo de fazer um mini compilado com experiências em relação ao XCloud.
Você podem indicar aqui as informações sobre como vocês utilizam a plataforma.
Eu utilizo:

• EndeavourOS
  • Brave
  • Atualmente estou sem controle, eu utilizo o teclado e o mouse através de uma extensão (essa aqui Keyboard & Mouse for Xbox xCloud - Chrome Web Store) estou aceitando recomendações de controles.
  • minha conexão é de 300Mb, eu utilizo um roteador Hauwei AX3, porém jogo utilizando o cabo de rede.

Estou em dúvida em relação qual controle comprar, pois não utilizo windows e quero ter certeza sobre a compatibilidade do controle antes de compra-lo.

1 curtida

. Ubuntu Mate, (x86 e arm64 (raspberry pi)), Raspberry Pi OS 64bit
. Chrome e Chromium
. Xbox One X
. 300 Mbps (wifi e cabeado)

1 curtida

Eu não vou contribuir com o tópico como gostaria, mas queria saber se essa extensão simula de maneira satisfatória o controle, digo, os movimentos ficam naturais ao jogar como se estivesse mesmo num teclado e mouse? Ou fica meio “travado” por ser uma gambiarra?

Pergunto isso porque há outros tópicos de colegas que não estão conseguindo usar seus controles com Xcloud e daí seria uma forma de jogarem.

Eu testei a extensão apenas em 2 jogos, o Forza Horizon V e no Battlefield V, a extensão é configurável e não achei travado, na realidade fiquei até surpreso, pois achei que funcionou muito bem.

1 curtida
  • Linux Mint 21.1
  • Microsoft Edge (deb)
  • Controle x360 cabeado
  • Fibra 200Mbps, Wi-FI 5GHz

Gostaria de testar como é o desempenho no Firefox atualmente, pelo fato de há uns 2 meses atrás ter saído umas notas de que a equipe do XCloud melhorou o suporte ao Linux. Antigamente eu lembro que o site detectava o controle e abria os jogos mas existia um bug no áudio que causava um stuttering constante. Hoje em dia no Firefox o site não detecta mais o controle (apesar de no gamepad-tester ser detectado) e ao ignorar o aviso e abrir algum jogo o stuttering não acontece instantaneamente como antigamente, então aparentemente foi corrigido. Mas infelizmente no Firefox também existe um bug de quase uma década onde botões do controle são mapeados de uma forma incorreta, então a experiência não seria perfeita de qualquer forma.

Vcs acham a imagem do Xcloud boa ? Eu acho meio sem nitidez, tudo bem que só testei até hoje com Fortnite que é gratuito. Apesar de achar o XCloud um serviço mais interessante, acho a qualidade da imagem do Geforce Now muito melhor, muito mais nítida e definida, mais próxima de vc estar rodando o jogo nativamente.

Minha conexão é de 600Mbps e uso WIFI6 de 5GHZ.

Eu também acho as cores lavadas. Eu acho que existe algum problema na forma como os jogos são capturados. Não tenho nenhum monitor ou TV com suporte a HDR e no XCloud ao abrir a configuração padrão de gama/brilho dos jogos é possível notar que mesmo o valor padrão sempre oferece uma imagem muito distante do que a descrição que o jogo dá sobre como é a experiência ideal. Um jogo rodando nativamente geralmente tem a configução “certa” muito próxima do valor padrão. A minha teoria é de que os “consoles” do XCloud rodam sempre com HDR ativo mas a captura é feita em SDR e por isso a imagem parece estranha. É por isso que streamers como o Alanzoka mesmo tendo um monitor HDR sempre desativam o modo HDR dos jogos porque sabem que a captura SDR de um conteúdo HDR fica estranha. Mas seria muito bizarro pensar que essa questão nunca sequer passou pela mente das pessoas que fazem o controle de qualidade do XCloud.

Eu acho o serviço muito bom conceitualmente, mas a qualidade da imagem me desanima muito a assinar o XCloud, me tira muito do jogo. Tomara que consigam melhorar esse aspecto.

Olá. A extensão “Keyboard & Mouse for Xbox xCloud” indicada no primeiro post tornou-se paga.

Há outra alternativa para jogar XCloud no Linux sem um controle compatível?

Obs: não vejo problema no dev cobrar pela extensão, mas me preocupei com a privacidade, dada a forma como isso foi feito, com pouca transparência aos usuários.

Eu uso o chrome OS
com controle de xbox one .
e com a extensão do better xcloud, melhora muito a imagem