X Window System completa 38 anos

O bom velho X apagou 38 velinhas neste final de semana. Aquele que deseja relembrar o lançamento do X11, ou reviver sua história, acesse respectivamente o anúncio original e a Wikipedia.

Quem lembra das configurações manuais que tínhamos de fazer no xorg.conf para que periféricos específicos funcionassem? Benzadeus! Hoje é uma moleza só. rsrsrsrs

FONTE: aqui

4 curtidas

Olha só, o X11 é mais velho que o Desktop Window Manager do Windows, que está atualmente com 36 anos. É engraçado, não parecem tecnologias tão antigas assim.

Não sou conhecedor da história, mas lembro que em 1984 lidávamos com a “tela preta” do MS-DOS – ou do CP/M 8bits que virou DR-DOS 16bits – ou com inúmeros SO ainda mais fracos, pois cada fabricante de micros 8bits tinha um SO próprio (daí o CP/M, um padrão que se sobrepunha aos SO’s isolados).

É claro que lá fora as coisas já estavam um pouco à frente do Brasil, mas não tanto para a maioria dos usuários comuns. Lembro que um amigo vivia falando do computador Amiga, mas acho que era mais para jogos.

Por volta de 1984 (+/-) a Xerox trabalhava numa interface gráfica GEM e em seguida a Apple lançou seu MacIntosh (só depois virou Mac). A Microsoft comia poeira, pois só lançou o Windows depois do MacIntosh, e no começo patinou por falta de aplicativos. Mas o GEM da Xerox (com outras empresas e universidades, acho) não foi pra frente.

1 curtida