WSL muito lento

Alguém aí usa WSL?

Tô usando o vscode com terminal integrado para executar o ubuntu, e toda vez que eu uso um comando para criar ou modificar um arquivo, eu tenho que atualizar o menu lateral do vscode ou esperar uns 10 segundos para as mudanças serem feitas. Alguém poderia me ajudar?

O WSL é pesado por natureza. Quanto de memória você tem e qual o seu processador?
Está usando o WSL2 ou o WSL? Chegou a atualizar para o Kernel mais recente?

1 curtida

12GB de memória. AMD Ryzen 5 3500U. É o WSL2.
Acho que não atualizei o Kernel pois não sei realizar esse processo. É que eu tô estudando por um livro e o professor/autor utiliza linux, daí eu tive que instalar o wsl para acompanhá-lo.

Abre o Windows Update, opções avançadas e habilite receber updates de outros produtos da MS através do Windows Update. Depois busque por uma atualização. Caso ele ache, após atualizar, reinicie o computador e use o VSCode novamente. Ademais, verifique o uso de disco ao iniciar o processo do WSL. Você está no Windows 10 ou no Windows 11?
Bizu: ao sair do WSL e não for mais usar, desligue a Vmmem pelo PowerShell: wsl --shutdown

1 curtida

Muito obrigado pela ajuda. Irei testar!

Opa, tudo bem amigo?

O WSL2 usa o protocolo 9P para acessar as unidades Windows, e sabe-se atualmente que é muito lento quando comparado com:

  • NTFS Nativo (obviamente)
  • O sistema de arquivos ext4 no disco virtual utilizado pela WSL2
  • E mesmo o desempenho da WSL1 com unidades Windows

Ou seja, se estiver no WSL2 utilizando arquivos do sistema de arquivos do windows, que geralmente ficam montados sob /mnt/[C,D,E…], você vai ter lentidão.

Tente mover os diretórios dos repositórios que você está editando para o sistema de arquivos nativo do WSL2 e veja se você consegue uma performance melhor.

Abraço e sucesso para você.

Referências:
9P_(protocol)
Why is WSL extremely slow when compared with native Windows NPM/Yarn processing?

2 curtidas

Boa noite @JG22

Não acho que WSL seja pesado, é uma virtualização bem leve na minha opinião ainda mais por ser um ambiente de linha de comandos sem interface gráfica e totalmente configurável via .wslconf e wsl.conf, ou seja, você ainda consegue tunar a nível de quantos nucleos a nível de VCPU quer deixar alocado e a quantidade de memória RAM.

Referências:
Configuração de configurações avançadas no WSL

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.