WSL 2 travando o kernel do jupyter

olá, em meu projeto me deparei com seguinte problema, no Windows usando o Wsl 2, instalei Ubuntu 22.04.1 em seguida instalei o programa Jupyter, ao executar o código da transformada de Fourier com a transformada rápida de Fourier, o sistema trava o kernel, como meu notebook é novo não quero formata- ló no momento para instala o Linux (apesar que vontade é grande), quero um opinião da comunidade sobre o Docker (se pesquisei certo, o mesmo estala em conter o Linux no Windows), se ele em comparação com Wsl 2 é melhor ou se alguém já usou para processos pesados, se alguém poder me indicar um caminho ficaria grato!

Olá!

A questão é saber se realmente está travando o kernel. Se sim, seja em wsl2 ou via docker vai travar do mesmo modo visto que ambos utilizarão o kernel linux falando a grosso modo.

Docker é uma tecnologia nativa em Linux, e apesar de também ter para Windows há diversas diferenças. Vale começar a investigar: Docker frequently asked questions (FAQ) | Docker Documentation

Bom, primeiro precisa buscar entender sobre essa questão de travar o Kernel, se é real haverá relato e alguma PR no github do programa ou algo do genero para tentar contornar ou resolver isso.

Chegou a explorar os requisitos do programa e conferir se os requisitos do Linux no WSL2 atendem? Algum tutorial desse programa funcionando via WSL2?

Existe programa similar que de repente seja nativo em Windows já que não deseja/pretende ir full Linux nesse momento?

Interessante fornecer mais informações também sobre o seu notebook, o Windows que esta usando e a build dele. Também relatar se o problema ocorre travando o kernel por consequencia o “wsl2”, mas o Windows continua normal e você consegue fechar e lançar novamente, ou se o Windows tbm trava, etc…

Não sei se o Jupyter que você está usando é exatamente esse:

Se sim, veja também:

Observação, reparei que na arquitetura de funcionamento do Jupyter ele possui módulos de Kernel da aplicação que é diferente de Kernel do Linux, então pode ser que o erro seja no kernel da aplicação.

https://docs.jupyter.org/en/latest/projects/architecture/content-architecture.html

Enfim, dê nos maior clareza para podermos ajudar você mais assertivamente.

#sucesso

1 curtida

@aarProTech desculpe a demora, estava enviando um comentário via hub para microsoft com relatório de erro, respondendo seus questionamento, o Jupyter é esse mesmo (jupyter.org), não procurei saber se haveria programas “similares nativos em Windows”, pois sempre gostei muito do Linux (apesar de conhece- ló tardio), vi o Wsl um meio de evitar super lotação no SSD (já que ele é pequeno de capacidade), sobre build dele é mais recente, sempre me preocupei em manter meu(s) sistema(s) atualizado, mesmo sendo meu Windows 11, mesmo travando o kernel do Jupyter-lab, meu sistema continua funcionando normalmente, já tentei por várias vezes reiniciar a execução, mas o sistema continua com mesmo travamento.

1 curtida

Você pode tentar limitar o hartdware disponível para o WSL, desta forma, o host fica mais desafogado.
Exemplo de configuração do .wslconfig:

# Settings apply across all Linux distros running on WSL 2
[wsl2]

# Limits VM memory to use no more than 4 GB, this can be set as whole numbers using GB or MB
memory=4GB 

# Sets the VM to use two virtual processors
processors=2

:warning: ATENÇÃO :warning:

Certifque-se de alocar os recuros (hardware) de forma a respeitar os limites da sua máquina

Documentação: Advanced settings configuration in WSL | Microsoft Learn

@JG22 obrigado pela dica, ao me deparar com pasta, não achei o arquivo, mesmo visualizando via PowerShell (mesmo não sabendo nada, pesquisei algum comando que poderia ajudar), pelo que vi o mesmo está ausente.

Salve o engano, você precisa criar o arquivo na mão. Quando criei, apenas abri o VIM e fui otimizando as minhas necessidades, mas no seu caso imagino que basta abrir o PowerShell e digitar notepad e colar o arquivo de configuração a seu gosto

@JG22 criei o arquivo, usei o texto presente como exemplo, tive problema com “kernel=C:\temp\myCustomKernel”, simplesmente comentei essa linha, consegui executar e mesmo assim o problema persiste!

Consegue printar as telas de erro?
Quando o kernel do Jupyter trava dá mensagem?
Os pacotes do python estão todos atualizados no ubuntu no wsl2?
Esta utilizando qual Kernel no Jupyter?

Veja esses:

https://ipython.readthedocs.io/en/stable/install/index.html

https://towardsdatascience.com/how-to-fix-kernel-error-in-jupyter-notebook-81619e195703

olá, desculpa a demora do retorno, consegui o print da tela, uma das imagens indiquei (com a cor vermelha) o momento do erro, e o outro é mensagem de erro do Jupyter, sim, todas as atualizações estão no Ubuntu Wsl2, só não sei qual é o kernel que o Jupyter está usando!

@aarProTech acabei de fazer teste do jupyter no Docker, trava do mesmo jeito, estou a ponto de formata o meu PC e instalar linux, só passando raiva com Windows!

Olá!

É, pode ser a solução.
O Linux rodando via WSL2 apesar de ser “modo real” possui otimizações da MS para funcionar legal no hypevisor dela.

Sendo assim, pode haver alguma configuração no modo como compilam e preparam o linux que afeta serviços específicos.

Antes de formatar tudo pode tentar em modo live. Não sei qual o tamanho que esse jupyter ocupa, mas de repente você dando boot em modo live com um Linux tipo ubuntu, fedora, etc, você consiga instalar e testar o programa.

Agora se não ha nada que “obrigue” a você ficar em Windows sendo que seu trabalho estará mais focado nesse programa e navegador e coisa do tipo que rodará tranquilo em Linux migra de boas. Só lembrando, ter paciencia e curva de aprendizado, mecanica de operação similares, mas sistemas bem diferentes.