Cansado de pagar para utilizar o Microsoft 365 e não se contenta como é a versão gratuita? Testamos o WPS Office, para saber se ele é uma alternativa completa e compatível.
Só acho que não é compatível.
Sempre tem erros
Nenhum é…
Mas a mudança pode ser boa.
O libreoffice está aí cheio de recursos
Até mesmo entre versões da própria Microsoft dá problema às vezes. O negócio e usar e ir se adaptando mesmo (quando der).
WPS Office é interessante, mas não tem corretor gramatical para o português na versão para Linux (não ligo para a correção via IA, mas integração do LanguageTool seria uma boa, ou ao menos um plugin no estilo CoGrOO).
Na versão para Linux, até a tradução da interface para português precisa de um voluntário para ficar cuidando disso, e parece que o projeto está parado e com problemas para continuar.
o WPS precisa de cadastrar um usuario para poder editar, senao funciona como “somente leitura” como ele mesmo informa.
Verdade. O Microsoft Office não é compatível entre suas aplicações mobile, web e desktop.
Já o LibreOffice mantém compatibilidade com qualquer versão, seja desktop, mobile ou Web. Lembrando que no Android uma boa versão do LibreOffice é fornecida pela Collabora.
O wps não dá o mesmo cuidado na versão linux que ele dá na de windows, estamos bem atrás em compatibilidade, recursos, interface e etc, espero que um dia isso mude.
O maior problema é que não sei como está hoje no linux estes programas para trabalhar com arquivos com mais de 150 páginas.
Tive sérios problemas e na época o que salvou foi a microsoft.
Nos meus testes em busca de um substituto para o MS Office, optei pelo OnlyOffice.
Os russos tem uma suíte office chamada MyOffice, tem pacotes RPM e DEB.
Eu testei no Ubuntu 24.04, porém ele só iniciou ao utilizar o vídeo dedicado.
Para iniciar com o vídeo onboard do processador foi necessário executar no terminal:
QT_XCB_GL_INTEGRATION=none myoffice-presentation-home-edition
Infelizmente não tem suporte a português. Trago aqui como uma curiosidade, pois para nós brasileiros é melhor optar por outras opções.
A informação que eu tenho é que o Microsoft Word tem sérios problemas para lidar com arquivos de muitas páginas, problemas que o LibreOffice Writer não possui.
Uma tabela comparativa entre o LibreOffice e o Microsoft Office está disponível no site:
Nesta tabela, o Word é citado como tendo problemas para lidar com documentos extensos, e relatos que acompanhei no Reddit e outros fóruns indicam que a situação é real.
Ok
Como eu tinha falado, hoje não sabia como estava.
Isso foi há bastante tempo.
Infelizmente não tive nenhuma experiência boa usando o WPS, tentei usar por bastante tempo, tanto eu como meu pai e minha namorada, nenhum conseguiu uma experiência satisfatória.
Pro meu uso o Google Docs supre muito bem as necessidades.