WPS Office com recursos faltando após atualização

Boa noite.

Uso o linux mint 20.1, e estava com o WPS office instalado, funcionando razoavelmente bem, principalmente para ler PDFs, onde os recursos de anotação e marca texto eram muito uteis.

Mas depois que instalei a ultima atualização esses recursos sumiram da interface, e a janela deixou também de responder quando uso a caneta da mesa digitalizadora para movê-la.

Da última vez acho que instalei pelo gerenciador de programas do mint, e dessa vez baixei o .deb direto no site. E não há como retornar a versão antiga. Até achei um pacote mais antigo que o Dio havia postado no site, mas não funcionou aqui.

Alguém teria um pacote da última versão do WPS, ou alguma outra sugestão pra resolver?

Olá!

Faça a instalação utilizando o sistema de distribuição flatpak ou o snap.

Entre nas páginas da loja/repositórios e siga os passos para instalar em sua distro caso não tenha ainda habilitado.

Ai é só buscar o app, ler os detalhes, processo de instalação e etc.
Você pode ter simultaneamente instalado tanto o do flatpak quanto o do snap para testar e ver uqal melhor te atende.
Nas páginas também explicam como remover por completo o programa caso não desejar mantê-los em sua máquina.

#sucesso

Só um adendo: o Linux Mint, especialmente a versão 20x, não aceita Snaps por padrão. O OP precisará remover o “bloqueio” antes de pode habilitar a snapd…

2 curtidas

Usa o Google Docs bro. É mais promissor… além de que nessa ultima atualização os acentos não funcionam mais no wps.

O que eu preciso no WPS mesmo é só o leitor de pdf, pelas ferramentas de anotação que funcionavam muito bem pra estudar e preparar aulas.

Já experimentou o Okular? É um leitor de pdf’s bem completo para Linux, Mac e Windows.

Minha recomendação é instalar a versão flatpak, pois a do repositório do Ubuntu está bem defasada, como discutido neste tópico: Como preencher documentos em PDF? - #27 by Joao_Damasceno

2 curtidas

Se a necessidade é uma ferramenta para trabalhar sobre o pdf, veja também o Journal++.
Tem funções avançadas para anotações. Tem na Flathub.
Agora já tem até que escolher qual usar, Okular, Jounal++…
rs

1 curtida

O WPS Office não suporta Flatpak, a versão Flatpak é exatamente a mesma que está dando problema pra ele:

2 curtidas

Perfeito! A versão do Flathub do okular funcionou exatamente do jeito que eu precisava, com a vantagem de estar bem mais rápida do que era o wps!
A única desvantagem é não funcionar em abas, mas isso é o de menos.

1 curtida

Como? Qual versão você estava antes? A versão do flatpak é a mesma do .deb

Do WPS? Não lembro que o número da versão. Mas de qualquer modo um colega me passou o link do github com versões anteriores, mas nenhuma das que eu testei deu certo, não sei por qual motivo. Tentei várias versões diferentes, e em nenhuma apareceu o menu de anotações.

um p.s. As versões antigas do WPS estão aqui:

Mas a minha recomendação foi de usar o Okular, não o WPS :sweat_smile:

2 curtidas

Oxi, não vi que tinha te marcado, desculpa

1 curtida

Só pra ilustrar, reinstalei o WPS pelo loja do Mint mesmo para tirar o print. Na versão anterior aparecia um menu com as opções de anotação, marca texto, sublinhado… etc. Depois da atualização essas opções sumiram, e mesmo depois que consegui versões anteriores do pacote .deb (Releases · aldebaranbm/wpsoffice-linux_pt-br · GitHub) não apareceu esse menu nas versões que eu tentei instalar.

De qualquer modo, a opção de usar o Okular na versão flathub sugerida pelo
@JG22 (Install Okular on Linux | Flathub) resolveu o meu problema imediato, que era uma ferramenta pra anotações nos PDFs.

2 curtidas

@eddiecsilva fecha pra nós, meu guerreiro?

1 curtida

Um P.S. Só pra agradecer, fui procurar Journal que você sugeriu, e acabei instalando o xournal também pra testar, e ele vai ser fantástico pra dar as aulas online.

1 curtida

O autor do tópico aplicou com sucesso uma das soluções propostas.