WineHQ e Vulkan vs Mint 20.2

Como instalar WineHQ e suporte a Vulkan no linux mint 20.2 x64 Cinnamon?

O que mudou desse tutorial de 2019 para a nova base do ubuntu 20? Ainda é necessário instalar essas libs ou já estão embutidas no wineHQ 5 e Lutris?

Obs: Processador Ryzen 5 3400G, com chip gráfico integrado RX Vega 11

Não sou muito fã de instalar o Wine que tem no repositório do Ubuntu por ser bem mais antigo, logo indico (com cautela) em instalar usando o tutorial do próprio winehq

Quase certeza que o suporte ao Vulkan já vem imbutido no Mesa incluso na base Ubuntu (20.04 >=)

Para verificar se o Vulkan já está instalado, rode o seguinte comando: ls /usr/share/vulkan/icd.d/

Source: Vulkan - ArchWiki

Acho que me expressei mau, não era libs e sim pacotes que eu queria ter dito.

A dúvida maior é sobre esse pacotes, ainda é necessário instalar, ou já vem embutidos:

libvulkan1 ; libvulkan1:i386 e vulkan-tools

E precisa de algum pocote extra?

Pois antes tinha uns tutoriais que diziam pra instalar assim:

apt install libgl1-mesa-glx:i386 libgl1-mesa-dri:i386 -y
apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386 -y

agora vi um tutorial dizendo pra instalar isso:

apt install vulkan-utils

Agora já não sei mais o que realmente é necessário

Bom… Suponho que não. Ao menos aqui no Solus foi tudo out of the box. Apenas mandei instalar uns jogos que usem Vulkan, como o Doom 2016, L4D2, Resident Evil 4 e 6 (DXVK) e funcionaram tranquilamente.

sei q não tem haver com o topico mais eu extrai o .exe do brasfoot 2021 pois é só assim q consigo abrir ele com o java só q não aparece os times, já tentei instalar pelo lutris, wine e playonlinux só q pede o java, alguem poderia testar?

Você precisa desse programa exatamente, ou uma alternativa serviria?
Instala o bygfoot. Talvez te sirva.

sudo apt install bygfoot

1 curtida

pois é, só se ñ tiver jeito mesmo mais queria ver se funciona, ja tentei lutris, playonline, wine e desse jeito ae q falei ae em cima e nada