Grande fórum do Dio
Um lugar onde eu recorro quando já não sei o que fazer ou quando não quero mais tentar pesquisar sobre. Nesse caso, são as duas opções
Por algum motivo a steam e um tal de processo chamado “wineboot.exe” tão pegando 100% de duas threads
Isso acontece, geralmente, um tempinho depois que o sistema inicia (pop 21.10)
Eu achei que isso fosse problema com a versão da steam que disponibilizam na loja do pop (que é .deb)
Mas eu baixei do próprio site da valve e ainda tá com o exato mesmo problema :(
Além desse processo “wineboot.exe” que eu não sei muito bem o que é, mas acho que tá rodando algo da steam
Eu já pesquisei sobre esse erro da steam puxando 100% de uma thread só, mas nenhuma das soluções que eu achei funcionou
Alguém aí tem alguma ideia do que possa ser? Isso nunca aconteceu antes nas outras versões do pop que eu instalei ou do ubuntu :\
Esse é um de vários processos do Wine, comigo já aconteceu antes do Wine usar muito a CPU na hora de abrir algum jogo, não sei dizer qual seria a razão, qual o modelo do seu processador? Eu suponho que o seu processador seja um dual core.
Eu imaginei que alguém fosse apontar o erro como sendo da cpu
Mas não, não faz sentido o problema ser o processador
É um i5 de 3ª (quadcore) em ótimo estado e não costuma dar problema
O monitor do sistema só tá exibindo 4 threads, no caso de um quad core deveria haver 8 threads, vc poderia me informar o nome completo do seu processador?.
Intel Core i53570 Processor 6M Cache up to 3.80 GHz Especificações do produto De acordo com o site da Intel o seu processador tem apenas 4 threads realmente, poderia ter várias causas para esse alto uso de CPU, mudanças no kernel, mudanças feitas em novas versões do Wine, mudanças no Proton da Steam, vc já tentou diferentes versões do Wine e do Proton? Já tentou o Lutris?
Eu não tô rodando nenhum jogo
O pc tá ligado normal na área de trabalho
A steam tá aberta na biblioteca
E, sim, eu uso mais de uma versão do proton e do prodonGE e do wine, inclusive jogo alguns jogos no lutris mesmo
Os processos do Wine as vezes iniciam junto com a Steam, não sei o motivo disso ocorrer, eu já presenciei isso no Pop antes, e os processos usavam muitos recursos do meu processador, o seu kernel foi atualizado recentemente? Se não for relacionado ao kernel poderia ser um problema específico do Pop.
tem uma coisa que eu fiz que foi dar sudo apt-get upgrade
todo dia durante uma semana até a loja do pop dizer que não dava pra atualizar o sistema porque tinha um monte de driver de vídeo conflitando
isso pode não ter absolutamente nada a ver, só é estranho e eu não sabia o que tava fazendo
o apt-get upgrade atualiza o kernel?
O Pop atualiza o kernel com frequência o que não é boa ideia, a distro tem essa política de atualizar o kernel e os drivers frequentemente, tem aquela velha regra “Se não tá quebrado não conserte”, a única distro que eu recomendo e uso é o Ubuntu.
faz sentido
eu também pensei em usar a versão lts do pop
me parece uma ideia tão boa quanto
mas valeu por dar atenção ao meu post, mesmo que não tenha realmente resolvido
foi bom o papo
A LTS tbm atualiza o kernel da mesma forma, eu usei o Pop LTS por um mês, aí atualizou o kernel pra versão 5.15 e a tela do meu notebook começou piscar.
tu não parece ter muita sorte com o pop :\
Tbm não tive sorte com o Manjaro, hoje uso o Ubuntu e não tive mais problemas.
eu também tô quase indo pra ele
sou leigo de mais pra resolver os problemas que aparecem nas distros
O Manjaro no meu notebook travava e ficava lento aleatoriamente, o bluetooth desconectava sozinho, o som ficava distorcido (Foi a primeira vez que tive problemas de som em um SO), o Pamac congelava e crashava, não recomendaria uma distro rolling release, se quiser algo que simplesmente funcione sem dores de cabeça vai de Ubuntu LTS ou Linux Mint.
Abra a Steam e verifique nas configurações de sombreadores se a opção de “permitir processamento em segundo plano de sombreadores da Vulkan” está ativada.
O “problema” não é da distro e, se ela te atende bem, continue usando. Pop!_OS é um sistema robusto e inovador.
Por sinal, nunca faça o download da Steam diretamente do site, use sempre a loja de aplicativos (se ainda estiver usando a versão de fora da loja, remova e instale a versão da loja).
2 curtidas
Agradeço a atenção e muito obrigado pelo incentivo à continuar usando a distro :D
Eu verifiquei aqui, essa opção não tá ativada e o problema acontecia com a steam da pop_shop também :(
Tô muito ansioso pro lançamento do pop22
talvez esse probleminha não exista lá
Esse processo simula o processo de boot e encerramento do Windows, é necessário porque alguns programas atrasam o processo de validação de escrita até que o PC seja reiniciado, mas a hipótese mais provavel (pelo alto uso de CPU) é que ele esteja validando o prefixo, fica assim direto ou depois de um tempo normaliza?
1 curtida
Fica assim direto
E se eu forço o término de algum processo da Steam, sem terminar todos por completo, todos os núcleos vão pra 100 e o Pc trava
Eu preciso matar o processo desse wineboot e todos os processos da Steam mais rápido possível pra voltar ao normal :(
Então eu configurei a steam pra não iniciar com o sistema
Mas isso não é exatamente uma “resolução de problema”