Wine recebe suporte a Vulkan em Wayland

Com o avanço do Wayland como servidor gráfico em diversas distros Linux, inclusive no Steam Deck, console da Valve, diversos softwares vêm se adaptando. Para o Wine, o trabalho não é tão simples quanto para a maioria: a popular camada de compatibilidade para programas Windows no Linux, possui muitos detalhes que demandam atenção.

A terceira e última etapa do código-fonte para viabilizar o uso do Vulkan diretamente, ou via Direct3D, pelo Wine, em ambiente Wayland, acaba de ficar pronta. Em tese, compilando o código, podemos rodar diversas aplicações e jogos, entretanto, faltam ajustes no uso do mouse, que pode ser problemático em jogos onde se movimenta o campo de visão do jogador.

É esperado que o recurso seja polido e dê as caras no Wine 9.0, programado para o início do próximo ano.

9 curtidas

Atualizando! atualmente no 10 rc3 vários bug’s do driver Wayland do Wine ja foram corrigidos, para mais detalhes veja meus testes incluindo benchmarks também. Mostro como pode habilitar no seu Wine de forma segura e fácil sem precisar compilar nada tudo via Bottles Flatpak, para que possa testar em seu hardware e verificar a evolução (ou não dependendo da GPU…):

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.