Tenho Arch Linux em um computador que é um media center/emulador retrô e tudo funciona bem, exceto quando uso o Wine para jogar algo e quero ouvir música ao mesmo tempo. Nunca tinha reparado neste problema até ontem. Os pacotes instalados para áudio/emulação:
wine
wine-gecko
wine-mono
lib32-mesa
lib32-pipewire
pipewire-pulse
wireplumber
pavucontrol
Como ele usa XFCE e o Pavucontrol não suporta nativamente o Pipewire, faço uma conversão. O problema é que se eu removo o pacote lib32-pipewire e executo o jogo ao mesmo tempo que ouço música, o jogo fica sem som. Se instalo ele e tento ouvir música, a música não saí e jogo fica com som. Alguém já passou por isso e sabe se existe algum patch ou correção para este problema?
No manual Wine - ArchWiki , item 2.4, para usar o pipewire com o pulseaudio como interface, instale lib32-pipewire pipewire-pulse lib32-libpulse. Então parece que falou o lib32-libpulse
Também dá a dica de usar o winecfg pra ver alguns ajustes de áudio.
O fato de funcionar uma fonte bloquear outra parece dar a entender que o wine está usando alguma interface de som, enquanto o gerenciador de janelas usa outra interface de som. Assim ambos “brigam” pelo monopólio do dispositivo.
Foi exatamente isso que pensei. Estou achando que o Wine está usando o PulseAudio para servidor de som, enquanto o XFCE está usando o PipeWire. Vi nas configurações do winecfg e não existe uma opção de selecionar o PipeWire. Sabe se existe uma correção pra isso?
Uso o Pavucontrol para ter controle do áudio, então preciso fazer uma conversão (pulse>pipewire). Os pacotes que instalo por padrão são o pavucontrol, wireplumber e pipewire-pulse. Também cheguei a pensar que fosse algum conflito, mas não é. O meu problema realmente é só com jogos 32 bits, porque os de 64 bits funcionam perfeitamente mesmo com eu ouvindo música. Vou fazer uma instalação do Debian nessa madrugada com GNOME para ver se o problema é resolvido, já que ele não precisa nem fazer a conversão.