Wine no Windows 10

Para a maioria de nós, seres humanos normais não faz sentido rodar o Wine no Windows (por motivos óbvios), mas essa é a beleza do software open source mesmo
https://reddragdiva.dreamwidth.org/607714.html

8 Curtidas

Interessante mas, explicando pra um leigo, por que você instalou o Wine no W10?

1 Curtida

Na verdade não fui eu. Isto foi algo que eu vi na Internet.
O motivo acredito que tenha sido “porque podia”

1 Curtida

O que move o mundo: a criatividade

Isso vai servir pra rodar abandonware da própria Microsoft no Windows

4 Curtidas

Esse Linux é aquele que roda em Windows? ou estou enganado

Sim. No caso é o Ubuntu mesmo a rodar dentro de uma espécie de container que a Microsoft criou chamado Windows Subsystem for Linux

Valeu, era justamente o que pensei, chega ser irônico esse experimento

1 Curtida

Sem sentido isso, porém interessante :thinking:

1 Curtida

Pelo que diz no site, é para rodar programas antigos que não são suportados pelo windows 10.

1 Curtida

Sobre essa questão de rodar programas não mais suportados pelo Windows. Já pensou se essa moda pega e começam a compilar uma versão no Wine justamente para fazer essa tarefa no Windows? Seria uma situação engraçada.

2 Curtidas

kkkkkskskkskkk né…

Wine pra rodar programas do windows no windows :joy::joy::joy:

3 Curtidas

Rodar o wine no windows não é piada não. Particularmente para rodar aplicativos antigos, onde o suporte do windows já não existe mais, o wine é uma boa saída.

Por exemplo, quando eu era criança eu joguei muito um jogo (atualmente abandoware) que chamava Captain Claw que era 16-bit, como o windows dá suporte para aplicativos 16-bit somente em suas versões 32-bit, o wine se mostrou a saída de compatibilidade para que eu revisite esse jogo.

No início deste ano baixei o Capitão Claw em português e o joguei até zerar (me senti com 8~10 anos de novo), mas foi no meu computador antigo que tem Windows XP. Nunca cheguei a testar no Wine, uma hora eu dou uma olhada.

Eu o baixei quando eu estava com vontade de jogar jogos antigos, como Monkey Island e Croc 2 e ficava brincando com oo Windows 98 na máquina virtual.

1 Curtida

Eu tenho um problema de um programa que não roda no Internet Explore atual.

O ideal pra ele é o IE7 ou IE8 e não consigo rodar de maneira nenhuma.

Até já olhei algo desse wine aí, mas não é nada prático, não consegui fazer funcionar.

Se alguém tiver alguma outra sugestão, será muito bem-vinda.

aí no wine a pessoa instala o virtualbox, cria uma maquina virtual com Linux e roda o wine nesse Linux

1 Curtida

Você tentou instalar o IE7 ou o IE8 no Wine? Mesmo que você tenha tentado, faça o seguinte:

1 - Baixe a versão do IE compatível com a arquitetura (32bit ou 64bit) do prefixo Wine que você está usando. Se seu sistema Linux for 64bit (estamos em 2019, é claro que é 64bit), por padrão o prefixo Wine criado será em 64bit, mas você pode criar outro prefixo em paralelo que seja em 32bit. Em resumo, para o seu prefixo Wine em 64bit, prefira baixar a versão 64bit do IE7 ou IE8.

2 - Se der problema, abra as configurações do Wine (abra o terminal e rode o comando winecfg) e defina o seu prefixo Wine para se basear na versão do Windows ao Internet Explorer que você quer instalar.

Na verdade não cheguei a testar no wine do linux, mas tenho quase certeza que funcionará.

O problema é que lá eles só utilizam ambiente Windows, inclusive foram comprados computadores novos com todas licenças novas do windows 10.

Se funcionasse esse wine no próprio windows 10 seria show.

Pô, é em ambiente corporativo, né? Eu tenho outra sugestão que daria para fazer no Windows, mas é algo (que por questões jurídicas) é para ser feito apenas no seu computador pessoal (a não ser que a empresa tenha várias licenças de uma versão antiga do Windows escondidas num baú).

Simplesmente instale o Windows XP numa máquina virtual e depois atualize o navegador dele para o IE 7/8 (segundo a Wikipédia até o IE8 funciona no Windows XP). Pronto, você teria o IE 7/8 funcionando nativamente.

Fica pesado? Só se o site/programa que você precisa rodar sobre o IE 7/8 for insanamente pesado. Eu mesmo tenho um notebook basicão (4GB RAM, processador i3 7020U com placa de vídeo onboard Intel HD Graphics 620) e, muitas vezes, o abro para usar o Microsoft Office 2010; roda divinamente bem.

Realmente essa é uma boa opção, inclusive já testei e funciona, mas o problema são as licenças e a usabilidade. Quem vai utilizar não manja nada de VM sabe, ai com o wine iria abrir “nativamente” :confused:

Se não acharmos nada melhor, o jeito vai ser comprar uma licenças do XP seila (se é que ainda tem pra vender né).