Wine não instala nem roda programas 32 bits no Solus 4.2

Tô com o Solus 4.2 em uma máquina e precisei instalar o Wine para poder rodar um programa da faculdade, porém o mesmo não instala, mesmo com a biblioteca 32 bits instalada, pensei que fosse o programa em questãol, mas a versão 32bits do Notepad++ também não instala. Sistema tá atualizado e o Wine na versão 6.9.
Obs’s: Já rodei o comando winecfg como super usuário e o erro continua;
E tentei instalar na marra com sudo wine nome_do_programa.exe e não foi também.
Desinstalei e instalei de novo o wine e o wine 32bits e nada também :confused:

Pela mensagem parece realmente estar faltando a parte referente a 32bits.

Pesquisei e encontrei esse site informando como deve ser instalado o wine no solus:

https://wine.htmlvalidator.com/install-wine-on-solus-4.html


Em uma tradução livre:

Solus inclui Wine em seus repositórios, o que torna a instalação do Wine fácil.

  • Clique no ícone Imagem gráfica mostrando o ícone Mostrar aplicativos Menu no canto inferior esquerdo da área de trabalho.
  • Clique em Software .
  • Clique em Pesquisar .
  • Digite wine no campo de entrada de pesquisa.
  • Clique em Pesquisar .

Os resultados da pesquisa oferecem “wine” e “wine-devel”. Antes de prosseguir, observe as versões de “wine” e “wine-devel” que são oferecidas e, se forem diferentes, decida qual é a melhor para você.

  • Instale wine-5.x e wine-32bit-5.x ou
    instale wine-devel-5.x e wine-devel-32bit-5.x,
    mas não ambos .
  • Quando solicitado, aceite a instalação das dependências necessárias.
  • Quando as instalações forem concluídas, abra uma janela do Terminal e emita o seguinte comando para verificar se a instalação foi bem-sucedida.
1 Curtida

Eu segui o tutorial, mas mesmo assim ele ainda acusa que não consegue carregar a dll referente ao kernel 32 bits, mesmo depois de ter feito um sudo winecfg, o menos mal é que o notepadqq x86 agora consegue instalar, mas tem um programa chamado “circuit maker” (faculdade tá pedindo) que não vai de jeito algum no Solus, sendo que no Kubuntu tinha funcionado. Minha esperança é que, ao sair o Wine 6.10 para o Solus, pegue. Enquanto não sai, vai na VM Windows mesmo :confused:

1 Curtida

Pode ser uma boa alternativa instalar o PlayOnLinux então, por ele você consegue gerenciar até se o wine vai utilizar versão 32bits ou não. Confesso que não tenho experiência com Solus para dizer que rodaria, mas podemos ir fazendo testes.

Será que teria que habilitar a arquitetura 32 como comando: sudo dpkg --add-architecture i386 ?

Não é voltado para o Solus, mas acredito que possa pegar muitos conceitos interessante no tópico Instalação do Microsoft Office e fontes do Windows no Linux, lá explica muita coisa, incluindo a criação do prefixo 32bits.

1 Curtida

Pior que não tem uma arquitetura i386 como nos Ubuntu based https://www.reddit.com/r/SolusProject/comments/iaycbx/adding_architecture_i386/

1 Curtida