Olá pessoal tudo bem com vocês, então basicamente quando tento rodar o Wine pelo terminal ele me retorna o erro:
wine: ‘/home/afilipe’ is not owned by you, refusing to create a configuration directory there
Basicamente pelo que eu pesquisei esse erro da por conta de que o meu /home foi montado como root, já tentei adicionar o meu usuario ao grupo root, porém não tive sucesso, executando ele como root o wine abre, mas gostaria de executar como um usuário comum, já que é até um risco rodar como root, alguma possível solução?
desde já muito obrigado.
OBS: essa partição está em NTFS já que uso ela em dual boot com o Windows, minha distro atual é o Zorin OS.
versão do Wine:
wine-6.0.3 (Ubuntu 6.0.3~repack-1+zorin1)
Para executar tu tem que clicar com o botão direito do mouse abrir com(Alguma coisa assim) e escolher o Wine para executar.Esqueci de perguntar,qual programa você quer executar,porque o Wine não executa todos os programas do Windows eu acho.
Acho que o ponto é realmente o lance do NTFS, que só pode ser acessado com privilégios root, enquanto o wine não pode ser rodado como root. Se você copiar esse .exe para uma pasta tradicional, com outro filesystem, ele abre?
Achei uma solução, como utilizo o wine apenas para testes resolvi criar um prefixo em uma outra pasta na partição do sistema. Para criar um prefixo usei o comando.
WINEPREFIX=“/diretorioteste/” winecfg
o diretorio teste ali é o diretorio onde você quer colocar os arquivos do wine, feito isso ele já baixou o wine no diretório, depois para abrir o instalador .exe foi só rodar:
e ai ele já abriu, o único detalhe é que se for testar algo, tenho que deixar os arquivos em uma partição etx4, mas dependendo da até para criar uma partição só para isso.
imagem abaixo do instalador aberto, era um webapp que tinha empacotado a um tempo atrás.