Para quem precisa rodar algum game ou aplicativo no Linux, já deve ter ouvido falar do WINE ( “Wine Is Not an Emulator”), e ele chegou na versão 5.18 com algumas melhorias no código e correções de bugs.
Na semana passada (22/09/2020), foi lançado uma versão nova da lib vkd3d, agora na versão 1.2 e que vai começar a implementar a camada de compatibilidade com o Dx12. Essa feature foram implementadas pelos devs da CodeWeavers e o líder do Wine, Alexandre Julliard.
Dado esse disclaimer, a nova versão do WINE traz algumas novidades no código dele, e que podem melhorar mais ainda a compatibilidade principalmente com os jogos. Os destaques são:
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Vulkan shader Compilação dos Vulkan shader usando a nova lib vkd3d-shader.
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Lib USER32 convertida para PE.
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Console não requer mais a biblioteca curses.
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Suporte para vários modos de orientações para monitores.
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Várias correções de sintaxe no compilador WIDL.
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Non-recursive makefiles.
E alguns dos bugs corrigidos foram:
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The Witcher 3 fails to detect dx11 - registry dx11>opengl applied
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NVIDIA GeForce Experience 3.x installer fails due to ‘mshtml.OleObject_{Get,Set}Extent’ stubs
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Multiple games and applications (Chromium-based browser engines, Blizzard games, League of Legends) crash due to hooking/anticheat validation (needs syscall thunks in ntdll.dll)
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League of Legends 8.12+ fails to start a game (anticheat engine, hooking of syscall return instructions)
Para conferir a lista completa, você pode conferir aqui. Se precisar instalar o WineHQ no Ubuntu e derivados, temos esse tutorial para isso.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS