Windows + Ubuntu. Mesmo PC porém em diferentes HDs

Olá senhores, como proceder para instalar o Windows 10 e o Lubuntu no mesmo PC, porém em HDs/SSDS diferentes? Procedimento realizado até então.

• Win10 instalado em um SSD: tudo funcionando perfeitamente. Esse é o ambiente no qual escrevo no momento.
  • PenDrive com a ISO do Lubuntu 24.04: Inicia em “LiveUSB” sem problemas. Chego na Area de Trabalho e faço as funções normais.
  • Ao iniciar o instalador, escolho o segundo HD/SSD para instalar o Lubuntu. Não crio partições e dou comandos avançados, apenas sigo o que a instalação me orienta para uma instalação limpa.
  • Ao finalizar a instalação e iniciar o novo Boot, não consigo selecionar o segundo HD para iniciar, somente me é visível o HD com o Windows.

Alguma sugestão? imagino que é algo relacionado ao gerenciador de boot, porém não sei que seria. Obrigado.

PS 1: uso os termos HD e SSD misturados no texto pois imagino que não faça diferença. O mesmo para Ubuntu e Lubuntu, creio que interface final não interfira no processo de instalação.

PS 2: antes de postar realizei uma pesquisa, mas somente achei tópicos abordando instação no mesmo HD e não em HDs diferentes.

Você tem duas opções: pode iniciar o sistema que preferir, Lubuntu ou Windows, diretamente pelo menu de boot do computador. Outra opção é configurar o Linux (Lubuntu) como padrão. O Lubuntu reconhece o Windows e consegue inicializá-lo, mas o Windows não reconhece o Linux. Por isso, é recomendável definir o Linux como sistema principal, deixando o GRUB responsável por gerenciar o processo de inicialização. Caso queira alterar o padrão, você pode fazer isso nas configurações da BIOS do seu computador.

Iniciar o sistema que eu desejo pelo menu de Boot do PC é justamente o que eu quero, mas é justamente o que não aparece, não o Menu, mas sim o HD que foi instalado o Lubuntu dentro do menu de Boot (na minha placa mãe, F8 no caso). Por isso acho que não fiz algo durante a instalação do mesmo que precisaria fazer.

Poderia indicar algum vídeo sobre gerenciamento de boot do Ubuntu para eu tentar resolver essa questão? Obrigado.

PS: um vídeo pra quem não sabe como resolver, se possível. Grato.

Edit 1: O menu de Boot da minha placa mãe aparece, o HD-2 onde eu instalei o Lubuntu aparece sim, o que acontece é que ele não carrega o Lubuntu instalado nesse HD. Ao selecionar o HD-2 ele volta pra tela de BIOS/UEFI.