Me diz aí: todos os seus aplicativos do Windows estão atualizados? É difícil saber, mas a Microsoft quer corrigir este erro com uma solução no melhor estilo Linux.
Se não me engano na época do windows XP alguns programas atualizavam via windows update, como o Adobe flash, direct x e outros
Microsoft inventando o apt update.
Parabéns, demoraram décadas pra implementar algo básico que deveria ter sido feito desde o começo. Micro$ofre…
As vezes eu acho que uma das coisas que causam “traumas” nas pessoas em atualizar o sistema é o Windows, a lentidão com o que ele atualiza. Esses dias o Manjaro teve uma atualização grande que levou nem 5 minutos para instalar. Já no Windows, demora muito…
Eu estou acostumado com updates não centralizados, digamos assim, no Manjaro eu uso o 1 pacman, 2 pamac e 3 flatpak via TTY (leva menos de 1 min para atualizações normais), no Android, via Galaxy Store e Google Play, no Windows também através da loja de apps e via update nas configurações. Mas o que frustra é a lentidão em instalar updates no Windows, parece que o meu NVME é um HD mecânico. Quando aparece a mensagem de update no Windows, eu já fico, “Poxa perdi horas preciosas da minha folga”… e quando esses updates aparecem em dia de serviço? Aff…
A sensação de ver updates no Windows é muito ruim, ao contrário no Manjaro e no Android que a sensação é “Legal o que será que teremos de novo!”, é empolgante.
Se esta revolução melhorar a agilidade como o Windows instala os updates, creio que mais pessoas deixarão seus sistemas sempre em dia.
Enquanto eu estava usando o Windows 11, eu configurei o Horário Ativo para o computador não reiniciar naquele período de tempo.
Quando terminava de usar o notebook, eu só fechava a tampa e ele suspendia. E quando notebook ia para a Hibernação, ele saía da Suspensão, ligava, atualizava, reiniciava e depois de umas horas, hibernava.
Quando ia usar o notebook, horas depois, ele já estava atualizado.
Tem mais de 10 anos, da minha última atualização do Windows. – Foi quando o XP perdeu suporte. – Além de demorado, apareceu uma mensagem na frente da tela, dos aplicativos etc., que não consegui remover.
Tive de reinstalar, e continuei usando – sem atualizações e sem anti-vírus – até Abril 2016.
Agora, deu uma curiosidade sobre as distros Linux, e peguei uma estatística dos inícios de sessão para atualizar cada distro:
2025-06-15
11:59 Mx Linux -inicio
12:05 Void -inicio
12:28 PCLinuxOS -inicio
12:57 Mageia -inicio
13:23 PCLinuxOS -inicio
13:30 Fedora -inicio
13:42 Debian -inicio
13:59 Arch -inicio
14:56 openSUSE -inicio
2025-06-18 07:24 openSUSE -inicio -after-Freeze-Kwin-crash
2025-06-21 15:17 openSUSE -inicio -after-Freeze-Kwin-Crash
2025-06-22
15:43 Mx Linux -inicio
15:53 Void -inicio
16:01 Mageia -inicio
16:09 PCLinuxOS -inicio
16:16 Fedora -inicio
16:25 Debian -inicio
16:43 Arch -inicio
19:16 openSUSE -inicio
A atualização do MX Linux é sempre muito rápida, por serem poucos pacotes (Debian stable).
Às vezes demoro mais no Void, para remover acúmulo de Kernels antigos.
Mageia (Cauldron) andou dando trabalho com algum pacote. Não carregou o DE. – Usei o PCLinuxOS para pesquisar a solução.
Arch andou dando trabalho com algum pacote que foi desdobrado e exigiu operação manual. – O yay também andou dando trabalho, acabei re-compilando manualmente.
Estou notando que peguei o vício de não reiniciar o openSUSE, depois de atualizar…
Na semana de 15 para 22, o openSUSE só precisou de 2 reboot, logando como root em outro tty, para não usar o hard Reset.
(No Arch, há umas 3 ou 4 semanas, o uso de hard Reset acumulou problemas na /home, que resolvi pelo fsck. – Estava dando muito crash do Kwin / freeze geral).
Esta semana, o openSUSE já está 4 dias e 20 horas sem reiniciar. – Espero um pouco, e o congelamento se desfaz. – Ficou uma sequela:
… mas continua funcionando, e não reiniciei:
Qualquer dia, tiro um tempinho pra investigar esses crashes – que no Arch congelam, sem descongelar mais – e não consigo alternar para um tty.
Você é um distro maníaco.
Com carteirinha e tudo.
Altamente profissional.
Sequela da época em que íamos ao Zoológico – 4 jovens casais – com 10 crianças.
De 5 em 5 minutos meu algoritmo contava as crianças à vista. – Se não desse 10, acendia um alarme.
sleep 300 segundos
count children
if count < 10
Alarm!
fi
Basta deixar o usuário escolher quando/se quer o update, e respeitar a decisão.
Se o usuario nem sabe direito oq e atualizar imagina deixar opcional kkkk
Se a MS deixar opcional o sistema volta a ser considerado “vulnerável”
Não dará certo.
Um por todos e todos por um não funcionará.
A não ser que a MIcrosoft invente um meio de bloquear o processo.