Windows perde usuários para macOS e Ubuntu

Sou Supervisor de T.I, com muito esforço depois de 3 anos consegui migrar tudo para linux. Só aqui foram 123 desktop que abandonamos o Tio Bill!

1 curtida

eu tambem pensava nisto com a Ensemble Studios, mais eles foram e CRECK! cortaram, imagina uma outra coisa que da: Mais Lucro e menos Gasto? até eu se eu fosse dono da Microsoft fecharia o Janelas kkkkkkk

Que o Windows não é a fonte nº 1 de lucro do Windows, isso é fato. Mas daí pra achar que o Windows vai simplesmente acabar, é praticamente impossível. Tem que acontecer algo de MUITO BIZARRO na indústria pra isso acontecer hahaha

Algo BIZZARO que pode acontecer é algum Hacker hackear o servidor do Windows Update, e ao inves do sistema instalar atualização, ele executa o WannaCry, isto pode sim acontecer

E se o AZURE for disponivel para linux?

Se considerar que para acessar o Azure, dá para acessar pelo navegador, então já está disponível.

Não é para menos, Windows 10 está deixando a desejar, ou você tenha uma maquina “boa” ou nem instale Windows 10 nela.

Falo por experiência prórpia, tento da uma chance para o Windows 10, MAS sempre fica com péssimo desempenho aqui comparado ao Linux, então fico no Linux mesmo.

O Windows não é fundamental para o Azure, nenhum OS é, possivelmente Se fosse sob Linux o custo da plataforma poderia provavelmente ser menor a longo prazo se desconsiderássemos o legado de produtos dependentes da plataforma.

Mesmo assim isso pode ser trabalhado, e o port do DirectX 12 para WSL mostra que esse tipo de coisa pode mudar. Se um dia a plataforma desktop realmente virar um estorvo (continuar perdendo receitas por vários anos), despesas serão cortadas, como vimos com o corte da divisão de testes em prol do programa insiders.

Um dos grandes lances da Microsoft é a integração de seus serviços, isso não podemos negar que faz uma grande diferença. Tendo o campeão Office, o OneDrive e agora eles acertaram na mosca com o Edge e disponibilizando isso tudo também no Androide e IOS, eles ganham nesse quesito, tudo bem, é caro… comprar um Windows, assinar office fica bem pesado sem contar que tem que possuir uma máquina decente para ter uma fluidez bacana.
Lembro que a canonical tentou fazer algo parecido mas o projeto foi encerrado “se não me engano” e isso foi uma pena.
Se a Google fizer isso, digo… permitir a integração dentro das distros Linux diretamente, creio que seria bem grandioso… ainda espero isso, na boa.
Esse ano iniciou maravilhoso com o Ubuntu 20.04, Fedora 32 e brevemente o openSUSE 15.2. Todas rodando muito bem e não devendo nada a ninguém.
Eu uso os dois mundos por motivos técnicos, mas o Linux tem se mostrado bem viável para quase tudo. Se você não depender de um software específico o Linux tem um mundo pra oferecer.
Penso que o que deixa o Linux um pouco confuso para os usuários seja a gama grande de opções e o Windows por outro lado só tem uma DE “digamos assim”.
Posso estar completamente equivocado, mas vai demorar muito para haver uma mudança significativa, a não ser que uma grande empresa faça algo parecido como os serviços que Microsoft oferece.

2 curtidas

comigo é pior, o windows 10 força o driver de video errado (da minha viddia 550ti) e se eu tento coloca o driver certo ele tira o driver e colocar o errado dnv, é como se o OS tivesse brincando com a sua cara

1 curtida

o que eu não entendo é: o win10 é isso é aquilo é ruim mas ainda é o mais ultilizado de longe e qd eu digo longe é longe mesmo. ai em vez de alguns que vejo aqui no forum que só fala mau, me diga o que o linux tem que ele é o melhor nisso e naquilo outro open source, leve,otimizado,personalizavel e gratuito, pq ele n esta presente nas maquinas de praticamente o mundo inteiro como o windows?

2 curtidas

e tb pq algumas distro copiam a cara do win10 e não procuram sua propia identidade visual?

Lembrando que as distros Linux já tiveram 8% de Market Share no começo do milênio

1 curtida

Marketing.

1 curtida

Eu diria que uma mistura de marketing com falta de representação.

No meio doméstico o marketing impera, mas no meio empresarial, o fato de não existir um responsável pelo bom funcionamento do software na empresa, torna a adoção do software livre inviável para muitas.

No caso de uma empresa que adota um software proprietário, caso ocorra alguma falha grave que traga prejuízo para essa empresa, a mesma tem um responsável para solicitar assistência (já que o bom funcionamento do software usualmente é garantido por contrato), ou mesmo para acionar juridicamente caso ocorram perdas graves.

Exemplo dessa situação vimos no caso do WannaCry, onde milhares de empresas e governos acionaram a MS juridicamente, o que fez a mesma lançar até mesmo um patch de atualização para o windows XP, que já não tinha mais suporte oficial.

No caso do software livre, a empresa que utiliza o software é a única responsável pelo bom funcionamento do mesmo, obrigando muitas empresas a designar times de desenvolvimento especializados para manter o software livre, custo esse que pode ultrapassar, e muito, o custo de licenças. No caso de software livre (incluindo a maioria das distribuições linux), se houver uma falha grave a comunidade que desenvolve manda “uma banana” para o usuário e tudo termina em pizza.

A solução para esse segundo cenário foi encontrada por algumas empresas como a Canonical, SUSE e Redhat, que firmam contrato e acabam se responsabilizando pelo funcionamento do software, mesmo esse sendo livre, assim como no caso dos softwares proprietários, mas nesse caso a decisão da empresa cliente acaba caindo em outra realidade:

“Se eu posso ter a licença da MS e o funcionamento garantido de praticamente todos os softwares que eu possa/queira usar, por que eu vou adiquirir o contrato com outra empresa ? O que uma Redhat pode me oferecer de vantagem em relação ao que uma MS pode me oferecer ?”

(usei a Redhat apenas como exemplo aqui, esse questionamento é válido para todas as demais)

O marketing é de longe o pior problema do software livre mas o causador desse problema de marketing é muito mais complexo/profundo do que simplesmente “propaganda”. Mais gente conhecendo linux não necessariamente traz a onda de novos usuários que muitos imaginam.

Mesmo sendo uma projeção abaixo do que a MS esperava, essa é uma variação normal do mercado. Muita gente aproveita o fim da vida de um sistema operacional para testar novas alternativas, mas isso não significa que essas pessoas se fixem à essas novas alternativas, muitos acabam migrando de volta.

O problema que existe no windows 10 hoje, considero que seja de marketing também. Quando o windows XP findou seu suporte oficial, muita gente acabou aceitando ir para o windows 7 até porque esse tinha a fama de ser o “melhor windows já criado”, título esse que era dividido com o windows XP. Então, muita gente olhou o fim do windows XP e acabaou pensando “é, acabaou o windows XP, mas o pessoal fala tão bem do windows 7, não deve ser ruim, só acostumar com algumas coisinhas”.

No windows 10, por outro lado, ele tem fama de ser mais pesado, instável e ter problemas com atualizações. Isso coloca muita gente com “o pé atrás” para testar o sistema, muito mais do que ocorreu na transição XP->7.

Eu esperaria pelo menos até o final de 2022 para julgar qualquer coisa em relação à mercado de sistemas operacionais, já que muita gente não vê a falta de update como um defeito e vão “sair do windows 7” apenas quando não conseguirem mais usar o sistema operacional. As pessoas que saíram esse ano são aqueles que “valorizam updates”, ou seja, em sua maioria são pessoas com maior nível técnico, público esse que já representa uma boa parcela dos usuários de linux.

5 curtidas

Cara, muito bom. Não tinha essa perspectiva da visão empresarial do negócio, realmente o buraco é mais embaixo, sou totalmente ignorante nestas questões. Sou comentário deu uma boa perspectiva da situação, valeu.

1 curtida

Quando ficou claro para todos que o Win7 perderia de vez atualização e suporte, quem buscou orientação da Microsoft foi aconselhado a comprar novo computador:

“Embora você possa continuar usando seu computador Windows 7, sem atualizações contínuas de software e segurança, haverá um risco maior de encontrar vírus e malware. A partir de agora, a melhor maneira de você se manter seguro é com o Windows 10. A melhor maneira de experimentar o Windows 10 é em um novo computador. Embora seja possível, não é recomendado instalar o Windows 10 em seu dispositivo mais antigo.”

https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-7-end-of-life-support-information

Ou seja, a Microsoft deu resposta ruim aos donos de máquinas antigas que não tinham interesse ou condições de trocá-las. E esse público não é nada pequeno, se considerarmos que a maior parte do mundo é de população pobre ou remediada, e que na maior parte do mundo computadores são caros.

A Microsoft criou um vácuo de mercado. Do WinXp para o Win7 as diferenças na exigência de processador, memória etc. eram relativamente “curtas”. O salto do Windows 7 para o 10 sempre pareceu mais difícil, apesar do upgrade gratuito que a Microsoft propagandeou (e ainda oferece).

Vale dizer que fiz meu notebook comprado em 2011 passar do Win7 para o Win10 e o processo foi tranquilo. Deu-se pelo “kit upgrade”. E não houve grande efeito no desempenho.

2 curtidas

Quando troquei o SO de um amigo meu, já antigo, do Vista para o Mint, ele passou a ter um novo computador, sem gastar quase nada.
Quando é alguém disposto a aprender, dou suporte grátis com o maior prazer.

3 curtidas

Por isso que dizem que o Linux dá vida nova aos computadores antigos.

2 curtidas

O reinado do Windows tá acabando?! Acho que exagerou, hein.

1 curtida